298465 Crédito: Reprodução/Internet

Semelhanças (mesmo que pequenas) de Deus salve o rei com Game of thrones

Publicado em Novela, Séries

Apesar de ter uma história bastante diferente, é possível perceber inspirações de Deus salve o rei em Game of thrones

Desde que a novela Deus salve o rei foi anunciada pela Globo logo vieram as comparações de que o folhetim seria o “Game of thrones da emissora”. Assim que a trama foi lançada foi possível perceber que as histórias seguem caminhos diferentes.

Mas nem tanto assim… Apesar de terem histórias distintas — Game of thrones mostra a disputa entre várias famílias pelo reino de Westeros, enquanto Deus salve o rei acompanha o dia a dia dos reinos de Montemor e Artena –, existe um momento em que a novela parece repetir alguns enredos do seriado da HBO.

Quando Deus salve o rei se inspira em Game of thrones

Catarina e Cersei Lannister

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

Em Deus salve o rei, Catarina, que é interpretada por Bruna Marquezine, é uma pessoa extremamente ambiciosa, egocêntrica e manipuladora. O maior desejo da personagem é se tornar rainha. Se você vê Game of thrones, sabe que essas características lembram alguém em especial: Cersei Lannister (ou Baratheon), papel de Lena Headey.

Outra semelhança entre as personagens está ligada ao fato das duas buscarem por uma feiticeira para saber do futuro, mais especificamente sobre seus futuros maridos.

No entanto, a maior diferença é que Lena entrega uma personagem bastante crível e bem interpretada, o que tem faltado a Marquezine na novela, que poderia ter umas “aulas” com a intérprete de Cersei.

Afonso e Robb Stark

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

Vivido por Rômulo Estrela, Afonso tem alguns aspectos parecidos com Robb Stark (Richard Madden). Ambos são os primogênitos de suas famílias e foram criados para, um dia, assumirem os reinos pertencentes as suas famílias. A diferença que o Stark seguiu seu caminho natural, enquanto Afonso preferiu abdicar do reino.

Mas é exatamente no motivo de largar o reinado que os dois se tornaram parecidos. Afonso deixou Montemor e todos os seus títulos de nobre pela plebeia Amália (Marina Ruy Barbosa). Já Robb quebrou uma promessa de um futuro matrimônio com uma Frey por se apaixonar pela, também plebeia, Talisa Stark (Oona Castilla Chaplin).

No caso de Robb, a paixão custou a vida dele, de Talisa e da mãe Catelyn (Michelle Fairley) no chamado “Casamento vermelho”. Enquanto Afonso acabou colocando o reino de Montemor em risco ao entregá-lo ao despreparado irmão Rodolfo (Johnny Massaro) e também terá uma série de outros problemas, como previu uma feiticeira.

Selena e Arya Stark

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

A personagem de Marina Moschen começou sem muito destaque na novela aparecendo ao lado das cozinheiras do reino de Montemor. Aos poucos, Selena foi ganhando espaço e mostrando que os afazeres domésticos não eram seu forte: o desejo da menina era entrar para academia militar do reino.

Selena passa então a ter aulas com espadas e arco flecha. A personagem de Deus salve o rei segue os passos de Arya Stark (Maisie Williams). A menina não tinha habilidades domésticas e queria mesmo era se tornar numa guerreira, o que ela consegue ao longo da série, até se transformar em uma das integrantes da Casa do Preto e do Branco, em Bravos.

Brice e Melisandre

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

Se os outros personagens têm pequenas semelhanças e características que só fazem lembrar Game of thrones, a introdução de Brice (Bia Arantes) escancarou uma inspiração da novela no seriado. A personagem é uma bruxa que se alimenta da juventude dos homens para se manter viva.

Para isso, ela vai atrás de Rodolfo e consegue seduzi-lo. No entanto, em um dos momentos em que o casal está junto, o rei vê o reflexo de Brice no espelho e ela se parece com uma mulher muito velha.

Essa história, sem dúvidas, lembra uma cena reveladora de Melisandre (Carine van Houten), a feiticeira vermelha de Game of thrones, que, apesar da bela aparência, já está com muitos anos.