Selva de pedra, de 1986, ganha primeira reprise, no Viva

Publicado em Novela

A segunda versão de Selva de pedra, de 1986, estreia nesta quinta-feira (22/8) no Viva. Relembre a história da trama inspirada em clássico de Janete Clair!

O canal Viva exibe um grande sucesso a partir de quinta-feira (22/8) na faixa das 14h30. O remake de Selva de pedra, que estreou em 1986, ocupa o lugar deixado por Terra nostra. O texto desta versão é assinado por Regina Braga e Eloy Araújo, mas o folhetim é um remake de novela homônima escrita por Janete Clair em 1972. A direção é de dois mestres: Walter Avancini e Dennis Carvalho. Esta é a primeira vez que esta versão de Selva de pedra ganha uma reprise.

Tony Ramos e Fernanda Torres vivem o casal principal de Selva de pedra, Cristiano e Simone. O par romântico, como é de se esperar de uma trama baseada em obra de Janete Clair, tem muitas idas e vindas no decorrer dos 150 capítulos. Fernanda (Christiane Torloni) e Miro (Miguel Falabella) vão fazer de tudo para separar os dois.

Apesar de ser o mocinho, Cristiano não é o típico bonzinho. Movido pela ambição, ele vai fazer de tudo para fazer parte da alta sociedade carioca, longe de Duas Barras, local onde mora com os pais Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins). Cristiano se envolve numa briga com Gastão Neves (Marcelo Ibrahim), que, por acidente, se fere com a própria arma e morre. Apenas Simone presencia a cena. Juntos, os dois fogem para o Rio de Janeiro, onde mora o tio dele, o milionário Aristides (Walmor Chagas). É claro que os dois acabarão se apaixonando.

Trabalhando na empresa de Aristides, Cristiano conhece Fernanda, que se apaixona por ele e é acionista da empresa. Cristiano se aproveita dela para alcançar o objetivo de ser rico, mesmo ela sendo noiva de Caio (José Mayer). O mau-caráter Miro percebe a intenção de Cristiano e o ajuda a separar Fernanda e Caio. Ele incentiva Cristiano a se separar de Simone.

Atriz Beth Goulart em Selva de pedra
Foto:: Arquivo/TV Globo. Beth Goulart teve papel controverso em Selva de pedra

Para isso ficar “mais fácil” para Cristiano, o vilão planeja matar Simone. Ele forja um “acidente” de carro no qual ela é dada como morta, deixando Cristiano arrasado e culpado. Sem rumo, ele abandona Fernanda no altar.

Numa virada da trama, Simone volta, na pele da artista plástica Rosana. Ela quer se vingar de Miro e de Cristiano, já que ela acredita que o amado estava a par do plano do vilão. O final trágico de Selva de pedra é um marco nas novelas brasileiras.

Uma curiosidade é que Selva de pedra teve problemas com a censura, que recomendou “moderação” de cenas de amor. Além disso, uma possível relação entre Fernanda e Cíntia (Beth Goulart) teve que ser descartada.

O elenco de Selva de pedra ainda traz Maria Zilda, Beth Goulart, Susana Faini, Stênio Garcia, Hilton Prado e outros. Esta versão de Selva de Pedra chegou a ser exportada para países como Chile, Espanha, Equador, Grécia, Itália, Uruguai e Venezuela.