Crédito: Globoplay/Divulgação. Sandy e Junior: A História, documentário. Crédito: Globoplay/Divulgação. Sandy e Junior: A História, documentário.

Sandy & Junior: A história apresenta acervo raríssimo e intimidade da dupla

Publicado em Sem categoria

O documentário Sandy & Junior: A história chegou nesta sexta-feira (10/7) ao Globoplay com os sete episódios para assinantes. No domingo, primeiro capítulo será exibido na Globo depois de Tamanho família

Sandy & Junior: A história é um verdadeiro mergulho na trajetória dos irmãos de um modo nunca antes visto. O documentário, composto por sete episódios, se debruça nos 30 anos de carreira dos cantores indo além, buscando a origem dos artistas, narrando a história dos avós Zé do Ranho & Mariazinha, o início da relação de Noely e Xororó e também a própria vida de Sandy e Junior antes mesmo de se tornarem uma dupla e ganharem todos os holofotes.

O primeiro episódio, que será exibido no domingo (12/7) na Globo após Tamanho família, se vale de uma frase famosa nos últimos tempos entre seriemaníacos de que “o fim é o começo”. Por isso, A história começa pelo final: o ano de 2007 quando Sandy & Junior anunciaram o encerramento da carreira com o lançamento do Acústico MTV e de uma turnê de despedida.

O capítulo traz imagens do último show no Credicardhall, em São Paulo, que nunca haviam sido veiculadas. É emocionante ver a dificuldade de Sandy, sempre tão perfeita, de cantar no início do show final e também da emoção da dupla e da equipe inteira por trás quando os irmãos deixam o palco e encerram a história de sucesso.

Também há de se destacar os nomes que participam do documentário, só uma dupla como Sandy & Junior conseguiria trazer nomes como Ivete Sangalo, Laura Pausini, Roberto Carlos e Toquinho para dar depoimentos, lembrar situações com os cantores e dimensionar a importância da dupla na história da música brasileira. Ivete, inclusive, aparece em prantos nas imagens do show final de Sandy & Junior em 2007, no qual fez uma participação especial.

Crédito: Globoplay/Divulgação. Sandy e Junior: A História, documentário.

Muito dos bastidores do fim, agora, são revelados. Assim, como também do começo. Histórias pouco conhecidas sobre o início da dupla estão ali no episódio de estreia, intitulado O fim e o começo, e parte da carreira também é desmembrada no capítulo de estreia, como a transição de uma dupla infantil sertaneja para se tornar uma dupla com músicas pops e românticas e criando padrões altíssimos, com shows com grandes estruturas, coreografias e, sempre, registrados — muitas vezes não para lançamentos, apenas como registros, que se mostram essenciais hoje para o documentário.

Dirigido por Douglas Aguillar, amigo dos irmãos e motivo pelo qual eles creditarem terem se sentido tão à vontade para liberar o acervo pessoal de imagens e também de abordar temas até então nunca expostos por eles, o documentário, a cada episódio, se destrincha sobre um tema. O segundo, Dramaturgia, fala sobre a trajetória da dupla no audiovisual, de série a novela passando pelo cinema; o terceiro episódio O auge mostra os momentos de sucesso, como o DVD As quatro estações e a apresentação no Rock in Rio; o quarto — um dos mais emocionantes na opinião dos artistas — é sobre boatos e polêmicas; o quinto aborda a carreira solo; e os dois últimos retratam a turnê Nossa história, da concepção a realização.