Apresentadores e jurados do MasterChef 2020
masterchef_abre Foto: Band Comunicação/Divulgação. Fogaça, Paola, Ana Paula e Jacquin continuam à frente do MasterChef Apresentadores e jurados do MasterChef 2020

Saiba como será a próxima temporada do MasterChef!

Publicado em Reality show

Reality gastronômico da Band, MasterChef estreia 12ª temporada na terça (14/7) com um vencedor por episódio e outras mudanças

Na próxima terça-feira (14/7), às 22h45, a Band estreia a 12ª temporada do MasterChef, desta vez dedicada a amadores. Mas, como em nossas vidas, a pandemia de covid-19 trouxe mudanças ao programa. O que não muda é a apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Érick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça. Segundo Paola disse na coletiva de lançamento da temporada outra coisa também não muda: “vence o sabor”.

Saiba como será esta temporada do MasterChef!

A dinâmica

Cena da temoprada 2020 do MasterChef
Foto: Band/Comunicação. Distanciamento entre os jurados e a apresentadora será observado

A principal mudança neste sentido é que cada episódio terá um vencedor. Oito cozinheiros começam na briga pelo título. Após duas, no máximo três provas ー todas individuais ー, o melhor da noite será escolhido. Na semana seguinte, serão outras pessoas e outro vencedor. “Cada episódio se resume a si mesmo para reduzir o tempo de estúdio. Esse formato tem uma coisa boa que é darmos chance a mais pessoas, já que serão oito por episódio”, comenta Ana Paula Padrão. A apresentadora garante que ficou mais emocionante, por ser mais rápido.

As provas

Duas grandes mudanças aparecem logo de cara nas provas deste MasterChef: todas são individuais e os cozinheiros terão que fazer três pratos, um para cada jurado. “Fazer três pratos iguais vai ser parte do desafio”, afirma a diretora Marisa Mestiço.

Em um vídeo exibido para a imprensa algumas provas puderam ser vistas. Não vai faltar, por exemplo, a esperada caixa misteriosa, desta vez com pratos escolhidos por famosos. Massa recheada, o hambúrguer perfeito e festa junina também serão alguns dos temas explorados.

Marisa ainda adianta que houve a preocupação de trazer o dia a dia para as provas, como uma tentativa de aproximação com o público, como o uso de ingredientes da cesta básica e os que estão na geladeira de quem assiste. “Trazer ingredientes mais populares, mais facilmente encontrados é muito rico e emocionante”, comemora Paola Carosella.

O cenário

Cenário da edição 2020 do MasterChef

Ano novo, cenário novo. Esta edição do MasterChef trará um mezanino maior, com mais espaço para provas interativas, já que não poderá haver aglomeração ali. O mercado também foi ampliado com a mesma intenção e algumas paredes foram derrubadas. A impressão é de amplitude mesmo.

Além disso, os jurados não ficam mais no mesmo púlpito ー cada um tem o seu cantinho, onde provará os pratos.

As precauções

As precauções por causa da covid-19 começam nos bastidores: equipe toda de máscaras, com mãos constantemente higienizadas e tomando as devidas medidas de segurança. Os alimentos também passam por cuidadosa higienização.

No ar, o mercado é palco de uma das adaptações. “O mercado está um pouco diferente. Os participantes vão às compras em quatro pessoas e eu faço a contagem regressiva do lado de fora. É como na vida: a gente não vai mais ao mercado como antes”, explica Ana Paula Padrão.

A diretora Marisa Mestiço comenta que outra mudança foi em prol do distanciamento. Os jurados continuam indo à bancada, mas ficam mais longe. “Enquanto o participante está no fogão, por exemplo, o jurado está na outra ponta, na pia”, exemplifica.

Os prêmios

O vencedor de cada episódio levará para casa o troféu do MasterChef (em uma versão mais minimalista, desta vez), R$ 5 mil em dinheiro e prêmios dos patrocinadores. É tempo de solidariedade. Então a cada episódio a mesma quantia em dinheiro será doada a uma instituição de caridade. Serão contempladas instituições de todo o país de vários segmentos.