S.W.A.T.
S.W.A.T. Crédito: Reprodução/Internet - Com ideia narrativa interessante para se desenvolver, série prefere se focar em personagens bonitos e tiros S.W.A.T.

S.W.A.T.: Série aposta em conteúdo para fãs de ação

Publicado em Sem categoria, Séries

Com cenas de ação dignas de cinema, S.W.A.T. se mantém com muita explosão, mas com pouca profundidade

Southland foi uma série policial que quebrou um importante paradigma: sim, é possível realizar uma produção sobre as forças policiais sem que esta se torne superficial, fútil ou limitada a lutas ensaiadas e trocas de tiro. É importante começar esse texto com esta constatação, porque diferentemente do que prega o senso comum, esse gênero não é blindado a qualidade, pelo contrário, é uma designação palpável, possível de base. Infelizmente, S.W.A.T. parece ter ignorada isso e nem tenta ser algo a mais do que uma série de ação.

S.W.A.T.
Crédito: Reprodução/Michael Yarish/CBS/tvguide/Internet – Muita ação marca o ritmo de S.W.A.T., mas isso não é necessariamente bom

O público é convidado a acompanhar a história dos showrunners David Ayer e David McKenna, que tem início após uma tragédia de trabalho envolvendo o time de elite da polícia norte-americana. Em uma perseguição, o chefe da equipe atira acidentalmente em um garoto, levando a uma verdadeira crise policial e social, já que o oficial é branco, e o garoto atingido é negro. Para tentar apaziguar a relação entre a polícia e a comunidade após o incidente, a diretoria da força pública decide colocar Hondo (Shemar Moore) como novo chefe da equipe S.W.A.T., um policial negro e uma figura com mais carisma junto a maioria daquela comunidade.

A decisão de empossar Hondo, entretanto, causa outra série de problemas, já que o oficial Deacon (Jay Harrington) era o próximo na lista de sucessão, e ver sua carreira afetada pela ascensão acelerada de Hondo, desperta nele certa mágoa. Além de Deacon, o chefe da S.W.A.T. também precisará lidar com o novato do grupo, Jim Street (Alex Russell), um jovem engraçadinho, impulsivo e autossuficiente. De resto, os personagens são absolutamente estereotipados e ínfimos, sendo necessários apenas para aumentar o número de tiros em cena.

S.W.A.T.
Crédito: Reprodução/Bill Inoshita/CBS/Internet – Se você ainda não aprendeu que o policial norte-americano é um herói, vai aprender com S.W.A.T.

Ponto positivo de S.W.A.T

A série tem como positivo a abordagem dessa crítica situação que ocorre nos Estados Unidos: uma força policial violenta e racista. A posição de Hondo, sendo um policial negro, poderia ter aberto toda uma vertente de reflexão e profundidade para S.W.A.T., porém, a produção prefere apostar mais nas explosões, nos diálogos fracos e previsíveis, e na construção simbólica do policial como um super-herói incompreendido.

Na fall season 2017 da tevê aberta, S.W.A.T. foi a única série com um protagonista negro – Shemar Moore. Esse é um dado que merece muita atenção e questionamento, e a sensação que o público tem após ver o piloto (que poderia ter abordado tantas reflexões) é de uma aguda decepção pôr a série ser só “isso”, mesmo com tanta capacidade.