years2

Ruth Madeley: Years and years traz mensagem de esperança

Publicado em Entrevista

Atriz Ruth Madeley, a Rosie de Years and years, fala sobre a experiência de ter gravado a série da HBO. Ela conta que a série mudou o modo como ela vê a política

Rosie é irmã mais nova dos Lyon, família que protagoniza a série Years and years, da HBO. Misto de This is us e Black mirror, Years and years traz o medo de um futuro dominado pela tecnologia com muito dramalhão e boas doses de humor. Leia a crítica da estreia.

É neste turbilhão que Rosie, vivida pela atriz Ruth Madeley, tenta ser mãe, neta, filha, namorada, irmã. “A Rosie é a irmã mais nova da família Lyons. Ela é um pouco imprudente e selvagem, e eu adorei interpretar isso. Ela tem um espírito livre e independente”, define a atriz, em entrevista de divulgação da série.

A seguir, você confere entrevista com a atriz que já concorreu ao Bafta por Don’t take my baby. Os episódios inéditos de Years and years passam às sextas-feiras na HBO. Os anteriores podem ser assistidos via HBO GO, o aplicativo do canal.

Entrevista/ Ruth Madeley

Cena da série Years and years
Foto: HBO/Divulgação. Rosie acaba se rendendo às ideias de Vivienne Rook

O que você pensou quando leu o roteiro?
Eu adoro o trabalho do Russell T. Davies. Então ser convidada para fazer um teste para uma série dele já foi uma honra. Quando eu li sobre a Rosie, os relacionamentos dela e como ela leva a vida, eu me apaixonei. Quando eu conheci os outros atores do elenco, ficou tudo mais especial ainda. Para mim era um kit completo: a história, o roteiro e o personagem.

Quem é a sua personagem e qual é o papel dela na história?
A Rosie é a irmã mais nova da família Lyons. Ela é um pouco imprudente e selvagem, e eu adorei interpretar isso. Ela tem um espírito livre e independente. É filha, neta, irmã e mãe ao mesmo tempo. Foi divertido fazer todos esses papéis em um mesmo personagem. Ela conquistou muitos defensores porque é uma personagem incrível de fazer.

Como é o relacionamento da Rosie com os irmãos?
Os irmãos são muito unidos. Ela e o Stephen são os que têm idades e personalidades mais
diferentes, mas mesmo assim não se desligam um segundo. A Rosie e o Danny adoram rir um do outro, fazer as típicas brincadeiras de irmãos, o que é maravilhoso. E todos se dão muito bem quando a Edith volta para casa.

Você filmou grandes cenas familiares ao longo da série. Como foi?
Foi muito natural e, quando eu não estava filmando, sentia saudade de todo mundo. O tempo
todo era tudo muito familiar. Filmar aquelas cenas foi como estar em uma mesa da minha própria casa com a sua família, comendo, rindo, bebendo e aproveitando o tempo juntos.

Você fez alguma coisa em especial para se preparar para o papel?
Eu me conectei mais com a política. Foi realmente interessante olhar para o mundo de um jeito mais profundo e ver como a política me afeta, afeta a minha vida em geral.

O que você acha que a série vai deixar para o público?
Esperança. Nem sempre é fácil estar naquela família. Eles passam por muitas questões e provações, muitos dramas, mas são sempre os mesmos. Eu acho que isso foi uma coisa que eu absorvi quando entrei nesse mundo. Isso dará esperança às pessoas de que, mesmo que o mundo fique muito ruim, continuaremos tendo uns aos outros. Embora haja partes incrivelmente difíceis na história, há muito humor, amor e consolo.

* Entrevista cedida pela HBO ao Próximo Capítulo.