Rosana Dias Crédito: Livia Laureano/Divulgação

“A comédia me escolheu”, define Rosana Dias, a Valdete de Espelho da vida

Publicado em Entrevista, Novela

No ar na novela das 18h, Rosana Dias revela ao Próximo Capítulo como tem sido retornar à telinha na pele da engraçada Valdete

Após algumas aparições pequenas no último ano, a mineira Rosana Dias está de volta aos folhetins no elenco fixo. A convite de Pedro Vasconcelos, a atriz entrou em Espelho da vida para interpretar a cômica Valdete, fiel escudeira de Gentil (Ana Lucia Torre), a dona da pensão de Rosa Branca, uma das cidades em que se passa a trama.

“Foi uma alegria imensa”, lembra em entrevista ao Próximo Capítulo. Entrar no elenco da novela das 18h, inclusive, foi a realização de uma conversa antiga com Elisabeth Jhin, autora de Espelho da vida, que há sete anos havia revelado a vontade de trabalhar com Rosana.

Para dar vida a Valdete, Rosana Dias trouxe muito da própria experiência. Afinal de contas, a personagem é mineira e uma cozinheira de mão cheia. “Como já trabalhei em casa de família, tenho habilidade nas funções do lar. Para Valdete juntei essa experiência com a minha alegria de viver”, revela.

Além de estar no ar na novela, a atriz, que tem mais de 20 anos de experiência, também está nos palcos. Em breve, ela estreia com o espetáculo Ladrão de sonhos, do curso Rosi Oliveira. “É um projeto bacana onde estarei atuando com meus alunos. A peça está linda”, completa.

Entrevista / Rosana Dias

Como veio o convite para atuar em Espelho da vida?
Sempre mantive contato com os produtores de elenco da casa, numa conversa soube que estava escalada, fiquei muito ansiosa, até que tive uma reunião com o Pedrinho (Pedro Vasconcelos), que oficializou o convite. Foi uma alegria imensa, pois em 2011 a Beth Jhin (autora da novela) disse que gostaria de trabalhar comigo.

Como você se preparou para dar vida a Valdete?
Acho que a vida já vem nos preparando, eu costumo dizer que nada acontece por acaso, gosto de viver sempre com um sorriso no rosto. Como já trabalhei em casa de família, tenho habilidade nas funções do lar. Para Valdete juntei essa experiência com a minha alegria de viver. Estou feliz com o resultado!

Você faz parte de um núcleo mais cômico da novela. Como é a sua relação com a comédia? É um formato que te agrada?
A comédia me escolheu, eu amo! Me sinto muito à vontade. É um formato que me dá muito prazer e saber que o público se identifica dá mais gás para a gente. No atual momento que o Brasil está passando, a comédia traz uma leveza, proporciona momentos agradáveis, a gente esquece dos problemas um pouco, isso é muito sempre que chega o texto, busco opinião dos meus mestres na comédia, Agra Gomes e Leandro Goulart, eles que despertaram em mim esse lado comigo!

Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação. Rosana Dias como Valdete em Espelho da vida

O espiritismo é um dos grandes temas de Espelho da vida. O que você pensa sobre o tema? E como tem sido fazer parte de uma novela que aborda esse tema?
O clima nos bastidores é de muito amor e companheirismo. Na primeira reunião o Pedrinho disse que estaríamos dentro do tema trabalhando o amor. É isso tem acontecido. O tema me faz refletir o quanto nós buscamos amar e ser amado. Fazer parte desse grande projeto, tem sido de grande valia e reflexão, sobre o amor.

Você tem 20 anos de carreira. Como foi o seu início como atriz?
Tudo começou com uma brincadeira diária, tudo que eu fazia remetia ao teatro. Até que na escola onde eu estudava a professora de artes era atriz e conseguiu mudar o conteúdo da aula de artes para teatro, foi a melhor coisa, Olga Sueli Baptista, nunca vou me esquecer. De lá para cá, muitas histórias malucas, porém feliz! Ela montou uma companhia e fomos fazer projeto escola. Foi a minha grande escola… (risos) De lá para cá não parei mais.

Temos vivido um ótimo momento para as mulheres no audiovisual. Como você vê isso?
Vejo como um passo importante, estamos representando milhares de mulheres, para muitas somos inspiração, as encorajamos, mostrando que é possível sim, basta acreditar e ir à luta. É uma responsabilidade de suma importância, estamos tendo oportunidade e voz, só não podemos esquecer que representamos milhares de mulheres.

Atualmente você se dedica à televisão, mas também tem carreira no teatro. Está em algum outro projeto paralelo?
Estou sim, além de professora, estarei atuando no espetáculo Ladrão de sonhos, do curso Rosi Oliveira. É um projeto bacana onde estarei atuando com meus alunos. A peça está linda. Fora esse trabalho, vou rodar um curta que eu idealizei que conta um período da minha vida.

Além de atriz, você é maquiadora, figurinista, professora, diretora, autora e produtora. Como consegue fazer tantas atividades?
Verdade e que nem sei como consigo. (risos). Mas eu tento me organizar, cada dia da semana eu pego em uma função para trabalhar assim a gente consegue! Acaba sendo fácil pela dinâmica de organizar no papel qual a prioridade de se trabalhar.