Roda de fogo é tida como uma das melhores novelas da década de 1980
roda de fogo Roda de fogo é tida como uma das melhores novelas da década de 1980 Roda de fogo é tida como uma das melhores novelas da década de 1980

Novela Roda de fogo será reprisada no canal Viva

Publicado em Novela

Com Tarcísio Meira, Bruna Lombardi e Renata Sorrah no elenco, Roda de fogo tem estreia prevista para julho.

É tão legal quando o Viva consegue reprisar produções mais antigas (lembre de outras reprises do canal)! Em julho deverá ser a vez de matar as saudades da novela Roda de fogo, anunciada como atração do canal. O folhetim tem texto de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, direção geral de Dennis Carvalho e supervisão de Daniel Filho ー um timaço, vamos combinar! Originalmente, a produção foi ao ar entre agosto de 1986 e março de 1987, na faixa das 20h.

O elenco de Roda de fogo também não deixava nada a desejar: Tarcísio Meira, Eva Wilma, Bruna Lombardi, Cécil Thiré, Renata Sorrah, Osmar Prado, Felipe Camargo e Paulo Goulart eram alguns dos destaques.

Considerada uma das melhores novelas dos anos 1980, Roda de fogo mesclava romance, trama policial, drama e até humor. Para abrigar tantas características, a sinopse da novela foi escrita pela Casa da criação Janete Clair, espécie de coletivo que contava com nomes como Dias Gomes, Ferreira Gullar, Euclydes Marinho, Luiz Gleiser, Joaquim Assis, Marília Garcia e Antônio Mercado.

Tarcísio Meira e Bruna Lombardi eram o casal principal de Roda de fogo
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi eram o casal principal de Roda de fogo

Uma curiosidade é que Brasília foi cenário dos primeiros capítulos de Roda de fogo. Isso porque a luta pelo poder é um dos temas da novela. Um dos objetivos da vida de Carolina d’Ávila (Renata Sorrah) é fazer do marido, o empresário Renato Villar (Tarcísio Meira), presidente da República.

No final dos anos 1980, o Brasil ainda sentia as consequências da ditadura militar, recentemente terminada. Tanto que Roda de fogo foi alvo da tesoura da censura federal e diálogos em que Carolina chama Mário Liberato (Cecil Thiré) de homossexual tiveram que ser reescritos.

O sucesso de Roda de fogo foi tão grande que os humoristas da TV Pirata não pouparam a trama e “homenagearam” a novela, a transformando na incrível paródia Fogo no rabo. Sim! A do personagem Barbosa (Ney Latorraca), um dos personagens mais marcantes da TV Pirata.

Lembre a trama de Roda de fogo

A ação de Roda de fogo girava em torno do empresário Renato Villar (Tarcísio Meira), um homem rico que não mede esforços para aumentar ainda mais a fortuna. Inescrupuloso, Renato manda dólares irregularmente para o exterior, participa do “desaparecimento” de quem o atrapalha, dando início a uma trama policial que acabou se perdendo com o desenrolar da trama. Quando descobre que alguém elaborou um dossiê com provas contra ele, Renato se junta ao advogado Mário Liberato (Cecil Thiré) para resolver a questão.

Com as denúncias vindo à tona, a juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) é designada para o caso. Conhecida pela retidão e bajulada por ser considerada incorruptível ー um Sergio Moro da época ー, Lúcia fica indignada com as tentativas de Renato de comprá-la. Mas é novela, né? Lúcia acaba se apaixonando por Renato e a questão ética de julgar ou não o homem que ama e que se separou para ficar com ela aparece.

Ela vai contar com a ajuda e os conselhos de Marcos Labanca (Paulo Goulart), experiente juiz e espécie de mentor e melhor amigo dela. Só que Marcos não esconde que desaprova a relação dela com Renato e que ela deveria colocar a busca por justiça acima do amor.

Renata Sorrah como Carolina em Roda de fogo
Renata Sorrah como Carolina em Roda de fogo

O público brasileiro não estava acostumado a ver Tarcísio Meira na pele de um vilão tão ardiloso e estranhou. Isso fez com que o personagem se humanizasse mais do que o previsto na sinopse ao descobrir que sofre de uma doença terminal, um tumor no cérebro.

A proximidade da morte faz Renato repensar algumas atitudes: ele termina o casamento com Carolina e se junta com Lúcia, além de tentar se reaproximar do filho, Pedro (Felipe Camargo), fruto de uma relação com a ex-guerrilheira Maura Garcez (Eva Wilma). De volta ao Brasil, Maura se descobre ainda apaixonada pelo galã Renato. Como foi vítima de tortura durante os Anos de Chumbo, Maura carrega uma série de traumas, personagem forte e delicado feito sob medida para atrizes do porte de Eva Wilma.

Nesse momento, Renato também decide se vingar de todos os diretores da empresa dele, os responsabilizando pela crise por que está passando. Um deles é Felipe (Paulo Castelli), sobrinho de Carolina e diretor na empresa de Renato. Ele acaba sendo misteriosamente assassinado e as suspeitas recaem sobre Renato e Mário Liberato. Outra vítima é Celso Rezende (Paulo José), diretor financeiro da empresa e responsável pelo dossiê que desencadeia toda a trama. Ele morre num “acidente” de carro, versão questionada desde o início pela viúva Telma (Joana Fomm) e pelo filho de Celso, Júnior (Cássio Gabus Mendes).

O caminho para redenção de Renato começa a ser desenhado na reta final de Roda de fogo. De odiado o personagem vai a amado pelo público. Tanto que cartas (estamos falando de 1987, lembra?) eram enviadas à Globo pedindo para que o personagem de Tarcísio Meira não morresse. Não adiantou. Ficou o consolo da cena linda da morte do protagonista.

Os fãs de Roda de fogo são traumatizados com reprises ー quando a trama chegou ao Vale a pena ver de novo, teve os 179 capítulos reeditados em 35 (dá pra chamar de reedição?). Fica aí a chance de rever esse grande sucesso, espera-se que na íntegra, como costuma acontecer no Viva.