Conversa com Bial Pedro Bial

Retrospectiva: Talkshows tiveram informação e humor em 2018

Publicado em Lista

Programas de entrevistas de 2018 foram das reportagens de Bial à sagacidade de Tatá Werneck. Ano se despede com a saída de Fábio Porchat da TV aberta

Talk vem do inglês “falar”. Show é uma palavra estrangeira que já trouxemos pra nós. Os talkshows da televisão brasileira em 2018 souberam muito bem unir as duas palavrinhas e nos levaram bate-papos deliciosos e gargalhadas sem fim.

O grande destaque do ano, na minha opinião, foi o Conversa com Bial. Depois de uma boa primeira temporada, em 2017, com entrevistados interessantes e um entrevistador inteligente e bem informado, o segundo ano do programa de entrevistas acabou se superando em 2018. Isso porque Bial se preocupou menos em aparecer ー o show deu um pouco mais de lugar à reportagem, gênero que o jornalista havia abandonado há muitos anos para comandar o Big Brother Brasil.

Pedro Bial entrevista o jornalista e escritor Gay Talese

Fora dos estúdio, Bial e a equipe dele foram aos EUA conversar com o jornalista e escritor Gay Talese, a Suíça, onde mora Paulo Coelho, e terminaram o ano levando ao país e o mundo as denúncias de assédio contra João de Deus. No sofá, papo sério com presos políticos e vítimas do médico Roger Abdelmassih. O lado show também esteve presente, com direito a selinho em Pabllo Vittar e homenagens singelas a Adoniran Barbosa.

Do humor à entrevista

Curiosamente, três humoristas se aventuram pela entrevista, com um certo destaque. Danilo Gentilli comanda o The noite, no SBT, sem brilho, mas agradando a quem busca certa dose de polêmica. Fábio Porchat bate ponto na Record, com o Programa do Porchat. Ou pelo menos batia ー o ator/entrevistador não teve o contrato renovado e fez as malas, provavelmente rumo ao Multishow. Pena. Porchat está mais maduro como entrevistador. Despediu-se da Record com a alma lavada e uma boa entrevista com Jô Soares.

Mas não tem jeito. Entre os talkshows de humoristas é o Lady night que se destaca. Na terceira temporada, Tatá Werneck conseguiu mostrar que também pode ser uma boa entrevistadora. Ela deixou os entrevistados falarem mais (alguns não conseguiram, é bem verdade) sem esquecer, claro, de fazer as piadas que a tornaram famosas. Impagável, o quadro Conversa com o especialista rendeu bons momentos. As entrevistas dela com Claudia Raia e com Caetano Veloso foram acima da média.

Tatá não resistiu e tascou um beijaço em Caetano Veloso

 

Em alta, Tatá levará a primeira temporada do Lady night às noites da Globo, a partir de janeiro. Resta saber como a emissora tratará a atração. A torcida é para que não haja cortes ou censura. Assim como é para que, em 2019, os programas de entrevista sejam tão variados e completos como este ano. Oxalá!