reta final do Masterchef Crédito: Band/Divulgação

Sobram estratégias na reta final do MasterChef profissionais

Publicado em Reality show

Episódio com o top 5 mostrou que os participantes estão com “sangue nos olhos” na hora de garantir a vaga na reta final do MasterChef profissionais, que está na segunda temporada

A sensação de coleguismo que perdurou toda a segunda temporada, com os participantes ajudando uns ao outros na cozinha da competição, acabou. Pelo menos foi isso que se viu na reta final do MasterChef profissionais. Com todo mundo querendo uma vaga na cobiçada final, o episódio com o top 5, formado por Francisco, Pablo, Irina, Raíssa e Lubyanka, pegou fogo, com muitas estratégias e jogadas dos competidores.

A palavra de ordem agora é “cada um por si” e foi ela que norteou a primeira prova da noite de terça-feira (14/11). A etapa consistia em os participantes trabalharem um prato com uma carne de caça. Vencedor da prova da semana anterior, Francisco tirou a faca que decretava o avestruz como a carne da noite. No entanto, a maior dificuldade se tratava da sequência, cada um deles ganharia dois tipos de técnicas que deveriam ser utilizadas no prato, podendo ser ou não, na proteína. E quem ficou encarregada de escolher o que cada um deveria fazer foi Irina, a participante com mais vitórias na competição.

Irina, que não é besta nem nada, foi bastante estrategista na hora das escolhas. Ela entregou a Pablo o que o mesmo havia considerado o mais difícil: grelhar na brasa e defumar. Questionada por Ana Paula Padrão pelo motivo, ela foi categórica: “Porque ele disse que seria o mais difícil… Falou demais”. A apresentadora analisou, aos risos: “Irina tá jogando”. E a chef completou: “Aí gente, agora se eu não jogar… Sou loira, mas não sou burra não”. Lubyanka ganhou assar e defumar e Francisco, brasear e sous-vide. Irina foi boazinha apenas com Raíssa, que conquistou o que queria: grelhar na brasa e sous-vide. “Para ela, eu dou com afeto”, afirmou Irina, que escolheu para si, saltear e lardear.

O clima de competição foi seguindo ao longo da prova. Irina, por exemplo, precisava de um limão, que esqueceu de pegar no mercado, e o único participante que tinha um era exatamente Pablo. O candidato se fez de desentendido e não acatou o pedido da competidora. Quando precisou de ajuda, Pablo preferiu pedir para Lubyanka. Tretas à parte, no fim, Lubyanka, Irina e Pablo fizeram os melhores pratos da noite, mas a vaga no top 4 ficou para Pablo, que foi bastante elogiado por Erick Jacquin e seguiu para o mezanino.

Crédito: Band/Divulgação
Crédito: Band/Divulgação

A prova de eliminação, considerada por Paola Carosella a mais difícil de toda a história do MasterChef, se tratava na reprodução do prato do chef italiano Luca Gozzani, um farfalle com camarão, pistache, bottarga e tomate. O grande mistério em torno do prato se tratava no molho, que tinha uma “pegadinha” contada apenas ao fim do programa: o uso da água de tomate. As dificuldades da prova apareceram logo. Sem a receita, os competidores precisavam adivinhar do que se tratava o molho e Francisco ficou ainda mais preocupado por ter alergia a camarão. A equipe do programa providenciou uma versão sem camarão para o chef, mas mesmo assim, a insegurança ficou no ar.

Foi no mercado que o clima de estratégia voltou. Raíssa foi a única a encontrar a pasta de pistache e levou quase tudo, senão fosse por uma intervenção de Ana Paula Padrão. Lá do mezzanino, Pablo deu a dica aos outros competidores. Irina e Lubyanka correram logo e fizeram a divisão. No entanto, com pouca pasta, sobrou para Francisco apenas a “raspa do tacho”, literamente. A jogada de Raíssa pareceu ter efeito. Ela teve o prato mais elogiado da noite e conseguiu derrubar Francisco, que poderia ter sido considerado o melhor se tivesse colocado mais pistache, como todos os jurados avaliaram.

Dessa forma, Raíssa foi escolhida a melhor da noite e se tornou a segunda participante a integrar o top 4 ao lado de Pablo. Entre os piores, Francisco, Lubyanka e Irina. Luby acabou levando a pior devido a um erro considerado básico por Paola, a massa do prato da competidora estava passada e sem sal. “A gente não pode perdoar agora, porque isso, sim, seria injusto”, decretou a argentina. Assim, o top 4 ficou composto por Pablo, Raíssa, Irina e Francisco. Ou seja, vai pegar fogo! Quem será que segue no top 3? Estamos ansiosos por aqui!

Crédito: Band/Divulgação
Crédito: Band/Divulgação