Imagem de divulgação da nova temporada de Prison Break
Prison Break

Prison Break: O que você precisa lembrar para acompanhar a nova temporada

Publicado em Séries

Finalmente chegou. Após oito anos do ‘resgate final’ de Prison Break, os irmãos Scofield e Burrows voltam para a telinha. Como de costume, eles vão ter que armar mais uma grande fuga. Mas depois de todo esse tempo, você ainda lembra como terminou a última temporada?

Foram quatro temporadas, além de um filme de uma hora e meia que acompanharam a trajetória de Michael e Lincoln. Tudo teve início quando o primogênito foi sentenciado à morte por ter assassinado o irmão da vice-presidente dos Estados Unidos. Como o irmão mais novo acredita na inocência de Burrows, ele arma um plano extremamente elaborado para tirá-lo da prisão. Após estudar profundamente o presídio, ele arquiteta um plano para efetuar a fuga. Com toda a planta do local tatuada no corpo (junto com imagens para disfarçar, obviamente), ele rouba um banco, se entrega para a polícia e é enviado para Fox River, onde está Lincoln.

Lá, eles conhecem outros detentos que terminam os acompanhando ao longo das outras temporadas, como Sucre, T-bag, C-note, além da médica Sara e do oficial de segurança Brad Bellick.

Depois de superar várias surpresas pelo caminho, eles conseguem escapar, levando junto alguns dos detentos. Neste ponto já descobrimos a existência da “companhia”, uma organização criminosa, com integrantes infiltrados em diversos órgãos do governo. Foi esta entidade que incriminou Burrows. A partir da segunda temporada, Mahone, um agente do FBI, vai a caça do grupo. Ele é chantageado pela companhia, que ordena que ele mate todos os fugitivos. Depois de 22 episódios com muitas mortes, em que os irmãos tentam escapar da polícia e garantir sua liberdade, Michael é levado para a prisão de Sona, pela morte de um dos integrantes da companhia.

A terceira temporada, caso você tenha se esquecido, tem dois núcleos centrais. Enquanto Michael tenta planejar sua fuga de dentro do presídio, o irmão se mobiliza do lado de fora para tirá-lo de lá. Também estão presos Mahone, T-bag e Bellick. Novamente, depois de muitas reviravoltas, eles conseguem escapar. Mas dentro de Sona eles conhecem James Whistler, que parece ser uma pessoa de interesse para a companhia. Ele tem um livro que indica como encontrar…

…Scylla. E é assim que passamos para o última temporada, que foi ao ar em 2009. Michael estava convencido de que a companhia havia matado Sara, mas como acontece com uma certa frequência nos seriados, ela morreu…. Mas não morreu (escrevemos um pouco sobre isso neste post aqui). Um policial da Agência de Segurança Nacional, chamado Don Self, reúne todos os famosos fugitivos da Fox River (menos T-Bag), e explica que Scylla é um dispositivo que contém todos os dados da companhia. Ele quer acesso a esses arquivos para poder destruir a organização. Os fugitivos fecham um acordo para ajudar a agência a encontrar Scylla, e assim ganhar a tão sonhada liberdade.

E aí vem mais reviravoltas, surpresas e muitos tiros, fugas e planos mirabolantes. Self trai o grupo, que depois de enfrentar diversos integrantes da companhia, conseguem pegar Scylla, negociam sua liberdade, e partem para levar vidas normais. As últimas cenas da temporada mostram que, quatro anos depois, Sara e Michael tiveram um filho, mas infelizmente Scofield morre em decorrência de um tumor no cérebro. Mahone supera a morte do filho (que foi assassinado por um integrante da companhia) e se casa com uma colega de trabalho que o ajudou durante toda a série. T-Bag volta a Fox River (já que Michael deixou ele fora do acordo que firmou com o governo). Sucre, C-note e Lincoln se reúnem com suas famílias.

Muita coisa, não é mesmo? Ainda não satisfeitos, eles lançaram um filme explicando o que ocorreu durante estes quatro anos, para dar um final bem redondinho para a série. Se você não viu o longa, então aí vai mais um resumo:

Prison Break: o resgate final

Sim, aconteceu mais uma fuga na vida desses personagens: Sara é presa e o general, o grande líder da companhia que está preso em Fox River esperando sua execução, oferece uma recompensa para a detenta que conseguir matá-la. Com isso, o grupo que passou quatro temporadas tentando fugir de prisões se reúne mais uma vez. Eles planejam tirar Sara do presídio urgentemente, antes que alguém consiga machucá-la. Durante a fuga, Michael fica para traz, para que ela consiga escapar. Mais tarde se descobre que tudo tinha sido planejado, e ele deixou um vídeo explicando que o tumor estava evoluindo, e de qualquer forma ele não iria sobreviver.

A série termina com o personagem dizendo: “Somos livres, agora.”

E a nova temporada?

Lembra do ‘morre não morre”? Pois é, quando o trailer da quinta temporada chegou, ficou claro que Michael Scofield não morreu. Na realidade ele está (adivinha!) em uma prisão. Quem descobre isso é T-Bag, que revela a informação para Burrows. Daí já podemos imaginar os desdobramentos: todo mundo se junta para mais uma fuga.

Para quem não aguenta de ansiedade (calma, gente, o primeiro episódio vai ao ar às 23h desta terça-feira), a Fox já liberou os primeiros cinco minutos, olha só: