As Brasileiras Eva Todor dava graciosidade à tevê

Relembre cinco papéis marcantes de Eva Todor na tevê

Publicado em Sem categoria

Eva Todor morreu neste domingo, aos 98 anos, mas deixou um legado de papéis adoráveis e marcantes, como em Locomotivas e Caminhos das Índias. Relembre destaques da carreira da atriz!

A atriz Eva Todor morreu neste domingo (10/12), deixando a televisão brasileira com menos graciosidade (saiba mais sobre a morte da atriz aqui). O Próximo Capítulo lamenta a perda da atriz de 98 anos que nasceu na Hungria, mas escolheu ser brasileira e se naturalizou com a ajuda do então presidente Getúlio Vargas.

Foram mais de 40 anos a serviço da telinha como apresentadora e atriz. Fora as peças de teatro e filmes. São mais de 20 novelas, entre participações especiais e papéis fixos. Em comum, o talento de uma atriz que brilhava mesmo sem ser protagonista e que nos conquistou com a simpatia de seus papéis. O Próximo Capítulo selecionou cinco momentos marcantes de Eva na tevê e te convida a lembrar com a gente.

Relembre cinco momentos da carreira de Eva Todor

Locomotivas (1977)

Kiki Blanche foi o papel mais marcante de Eva Todor na tevê
Kiki Blanche foi o papel mais marcante de Eva Todor na tevê


A novela de Cassiano Gabus Mendes prestava homenagem às grandes vedetes do Teatro de Revista. E Eva Todor vivia com maestria talvez seu grande papel da tevê: a ex-vedete Kiki Blanche. O papel marcou tanto que Eva voltou a interpretá-lo em 2010 numa participação especial/homenagem no remake de Ti ti ti.

Top Model (1989)

Eva Todor como Morgana em Top Model

Morgana Kundera era a personagem de Eva Todor nessa novela das 19h que era o início de um flerte da Globo com o público jovem nesta faixa da programação. Ela era a mãe de Alex (Cecil Thiré) e Gaspar (Nuno Leal Maia). Apaixonada pela família e pelo batalhão de netos, Morgana era doce, mas tinha uma relação delicada com Alex, que a acusava preferir Gaspar.

Hilda Furacão (1998)

Cena da minissérie Hilda Furacão, com Eva Todor

A minissérie adaptada por Gloria Perez do romance de Roberto Drummond tinha Eva Todor como Loló Ventura. Na trama, que marcou a estreia de Ana Paula Arósio na Globo, Loló era a líder de uma turma que era contra a existência do Maravilhoso Hotel e da onde de prostíbulos que invade Belo Horizonte. Guardiã dos valores da tradicional família mineira, Loló tinha embates com Hilda Furacão (Ana Paula Arósio) e fica horrorizada quando ela seduz o Frei Malthus (Rodrigo Santoro).

América (2005)

Credito: Joao Miguel Junior/TV Globo.  Eva Todor como Miss Jane
Credito: Joao Miguel Junior/TV Globo. Eva Todor como Miss Jane

América é mais uma dobradinha entre Eva Todor e a autora Glória Perez. Desta vez a atriz deu vida a Miss Jane. Especialista em línguas, pedagoga e conselheira da escola, Miss Jane era uma defensora de que o Brasil deveria copiar os EUA em tudo. Ela era a avó de Nick (Lucas Babin), peão americano e sedutor da novela das 21h.

Caminho das Índias (2009)

Eva Todor em Caminho das Índias
De novo, Gloria Perez deu a Eva Todor um papel marcante: Cidinha. A dedicada secretária emocionou o país ao se envolver num triângulo amoroso com Dr. Castanho (Stenio Garcia) e Cadore (Elias Gleizer). O trio rendeu cenas fofas e dava um respiro à pesada trama de Caminho das Índias, já que Castanho era quem cuidava de Tarso (Bruno Gagliasso), o neto autista de Cadore.