tom jobim . - . Pauta: Cantor e compositor Tom Jobim. Credito: Ana Jobim/Divulgacao. Cantor e compositor Tom Jobim sentado com caderno na mao. Cantor Tom Jobim

Relembre novelas com músicas de Tom Jobim

Publicado em Novela

Compositor Tom Jobim completaria 90 anos nesta quarta (25/2). Muitas das músicas assinadas por ele embalaram aberturas de novelas, na voz dele mesmo ou de outros intérpretes. Confira 10 delas!

Um de nossos maiores compositores, Tom Jobim completaria 90 anos nesta quarta (25/2). O Maestro Soberano, como muitos astros da MPB costumam se referir a Tom, nos deixou em 8 de dezembro de 1994, em decorrência de um câncer de bexiga.

Foram muitas músicas deixadas por Tom, entre as quais vários clássicos do cancioneiro popular brasileiro, como Garota de Ipanema e Chega de saudade. Não por acaso os diretores musicais de novelas e minisséries apostam em Tom na hora de escolher a trilha. Confira 10 bons momentos da música de Tom em novelas das mais variadas faixas de horário e de diferentes emissoras!

 

Dez aberturas de novela com músicas de Tom Jobim

 

Anos dourados (1986)

 

A minissérie de Gilberto Braga é um clássico da tevê brasileira. Lançou nomes como Malu Mader, Isabela Garcia e Felipe Camargo, que estão aí até hoje. E ainda tinha uma trilha sonora de arrepiar. A abertura era ao som de uma versão instrumental de Anos dourados, música de Tom que ganhou letra de Chico Buarque de Hollanda. Tom estava ao piano na gravação, acompanhado de banda.

 

O dono do mundo (1991)

 

Não bastasse trazer Tom Jobim cantando Querida. Não bastasse ter Gilberto Braga assinando a trama estrelada por Malu Mader e Antônio Fagundes. A abertura de O dono do mundo ainda tinha Charles Chaplin. O resultado é uma das mais belas aberturas de todos os tempos. Pena que a novela não fez o mesmo sucesso.

 

Brilhante (1981)

 

Vera Fischer disse recentemente em entrevista que se emocionava toda as vezes que assistia à abertura de Brilhante. Não por acaso. Tom Jobim cedeu Luiza para o clipe e também para a personagem da linda Vera. Mais uma novela de Gilberto Braga embalada por Tom.

 

Aquele beijo (2011)

 

Essa vai para o rol de parcerias inusitadas. Lembra? A música era Garota de Ipanema numa versão em duo. O rapaz, Daniel Jobim. A moça…Xuxa! Para completar, o arranjo fugia do clássico e flertava com a música eletrônica. Ainda bem que pouca gente lembra!

 

Laços de família (2001)

A gravação de Corcovado com Astrud Gilberto e João Gilberto em dueto e Tom Jobim no piano entrou para a história da MPB. É exatamente ela que aparece na abertura de Laços de família, novela de Manoel Carlos que tinha Regina Duarte como Helena e Marieta Severo impagável como Alma.

 

Páginas da vida (2006)

 

Regina Duarte também era a Helena de Manoel Carlos em Páginas da vida. E mais uma vez a abertura de Manoel Carlos era ao som de uma música de Tom. Agora, a escolhida era Wave, numa linda versão instrumental que ainda trazia Daniel Jobim, neto de Tom, ao piano.

 

Viver a vida (2009)

 

E lá vem Manoel Carlos outra vez. Em Viver a vida, o experiente novelista que ambienta as tramas no Leblon marcou época ao escrever a primeira Helena negra, vivida por Taís Araújo. Na abertura, cenas divertidas e românticas se alternavam ao som de Sei lá, a vida tem sempre razão, na voz de três grandes nomes: Tom, Chico Buarque e Miucha.

 

Por amor (1997)

 

Dois quartetos que acompanharam de perto a carreira de Tom se juntaram para cantar Falando de amor, parceria com Chico Buarque. Era ao som de MPB 4 e Quarteto em Cy que fotos da vida de Regina e Gabriela Duarte, mãe e filha na trama e na vida real, se enfileiravam numa bela abertura.

 

Mulheres apaixonadas (2003)

 

Antes mesmo de Mulheres apaixonadas estrear, a abertura da trama de Manoel Carlos gerava burburinho. Casais foram convocados a mandar fotos de momentos marcantes para a produção. Ao longo da novela, mais imagens iam chegando e substituindo as que estavam. Tudo isso ao som de Pela luz dos olhos teus, com Tom e Miucha. Mais Manoel Carlos impossível!

 

Seus olhos (2004)

 

Uma versão dançante e modernosa de Adryana Ribeiro para Esse seu olhar anunciava um novo capítulo de Seus olhos, trama de Ecila Pedroso, Noemi Marinho, Marcos Lazarini, Aimar Labaki, Mário Viana e Fábio Torres baseada na mexicana La gata. O remake tinha Carla Regina e Thierry Figuieira no elenco e foi exibido no SBT.