BBB17 Tiago Leifert apelidou a brasiliense Elis de o agente do caos

Retrospectiva: Realities shows que mais bombaram em 2017

Publicado em Reality show

O formato é um dos queridinhos do público. Relembre os realities shows que tiveram destaque em 2017, seja para o bem, seja para o mal

Já tem algum tempo que o Brasil se rendeu ao formato dos realities shows. Neste ano, por exemplo, na lista de programas e séries mais acessados no Google o topo pertence a dois realities: Big brother Brasil, em primeiro lugar, e A fazenda, em segundo. Que tal relembrar então quais foram os reality shows que mais chamaram atenção neste ano?

Reality shows que mais bombaram em 2017

Big brother Brasil

BBB17 Antônio, Rafael, Emilly e Mayla
BBB17 Antônio, Rafael, Emilly e Mayla

Vencida por Emilly, a 17ª edição do Big brother Brasil dividiu opiniões. Uma das principais características do BBB 17 foram as novidades. Esse foi o primeiro ano sem a presença do apresentador Pedro Bial, que foi substituído por Tiago Leifert. Outra novidade foi a inserção de dois casais de gêmeos disputando a permanência na casa. Inclusive, foi daí que saiu a vencedora da temporada, outra decisão bastante contestada na edição.

Assim como aconteceu em outras temporadas, o BBB 17 ficou marcado por polêmicas. Primeiramente, Emilly foi acusada de agressão ao namorado Marcos em uma brincadeira de chute. Depois, perto da reta final, Marcos foi eliminado do programa sob a acusação de agressão a Emilly durante uma discussão.

A fazenda — Nova chance

Depois de oito temporadas no mesmo formato, a Record decidiu inovar na nona edição do reality. Buscando causar, A fazenda — Nova chance reuniu na casa ex-integrantes de programas do formato, entre eles, BBB, A fazenda, Masterchef, Power couple e Aprendiz celebridades.

Demonstrando a força do BBB, a final da atração contou com três ex-BBBs: Flávia Vianna (BBB 7), que se tornou a vencedora; Marcos (BBB 17), segundo colocado, e Matheus Lisboa (BBB 16), que ficou em terceiro lugar.

Flavia Vianna comemorando a vitória em A fazenda
Crédito: Reprodução/Internet. Flávia Vianna comemorando a vitória em A fazenda

Ao reunir nomes já conhecidos, o programa, comandado por Roberto Justus, teve muita confusão. E, claro, Marcos foi um dos nomes que mais se envolveu em problemas dentro da casa. Mas também teve polêmica envolvendo nomes como Yuri Fernandes (BBB 12), Monique Amin (BBB 12), Nicole Bahls (A fazenda 5) e Conrado (Power couple).

De férias com o ex Brasil

Elenco da segunda temporada de De férias com ex Brasil
Crédito: MTV/Divulgação

Em sua segunda temporada, o reality show trouxe uma das participantes mais polêmicas da edição de estreia de volta: a brasiliense Gabi Prado. Com presença da candanga, o programa, como esperado, teve muita briga. Mas também momentos divertidos e novos casais.

A sequência chega ao fim nesta quinta-feira (21/12), com a exibição do episódio final na MTV. Entre as novidades dessa temporada esteve a eliminação de uma participante. A escolhida foi Gabi Domingues, ex de Taigo — o casal, inclusive, mantém o relacionamento que foi reatado na casa na vida real.

MasterChef

Masterchef repescagem

A competição gastronômica teve duas edições neste ano: a quarta temporada da versão amadora e a segunda da chamada profissional. Ambas tiveram como destaque participantes carismáticos, mas que, nos dois casos, não foram os vencedores. Quem não torceu por Vitor Vieira, no MasterChef Brasil, e Ravi, no MasterChef profissionais?

Em uma final entre Deborah, odiada pela internet, e Michele, a segunda acabou levando a melhor. Já na etapa dos profissionais, a disputa ficou entre o experiente Francisco e o criativo Pablo. De novo, o segundo conquistou o título.

A casa

Elenco do reality A casa
Crédito: Reprodução/Internet. Elenco do reality A casa

Reality show estreante da lista, A casa chamou atenção pelo modo inusitado de dinâmica. Em um formato quase “sobreviva se puder”, o programa reuniu 100 pessoas em uma pequena casa com apenas quatro camas, dois banheiros e poucos mantimentos. O vencedor conquistou R$ 1 milhão.

Inspirado na série holandesa Get the f*ck out of my house, o programa, que é apresentado por Marcos Mion, corou Thais Guerra. E, apesar de ser mais bizarro do que tudo e ter sido até investigado pelo Ministério Público Federal, A casa tem uma segunda temporada confirmada que deve estrear em junho de 2018 na Record.

The voice

Jurados e apresentadores do The voice Brasil
Jurados e apresentadores do The voice Brasil

Assim como o MasterChef, a franquia The voice teve duas edições neste ano. A atração começou o ano com a segunda temporada da versão Kids, que foi vencida por Thomas Machado. Um dos destaques negativos dessa edição foi a polêmica envolvendo Victor, da dupla Victor e Leo. Durante a exibição do programa, ele foi acusado de agressão e acabou sendo afastado do reality.

No segundo semestre chegou à programação da Globo a sexta temporada do The voice Brasil. A principal novidade foi a presença de Ivete Sangalo, que trocou de lugar com Claudia Leitte, que estará em janeiro na terceira temporada de The voice kids.

A chegada de Ivete deu um novo ar ao programa, mas não garantiu sucesso de audiência. A final deste ano será realizada nesta quinta (21), quando Carol Biazin (time Ivete Sangalo), Day (time Lulu Santos), Samantha Ayara (time Michel Teló) e Vinicius D’Black (time Carlinhos Brown) disputam o título da temporada.

Are you the one? Brasil

O formato chegou à terceira temporada neste ano e surpreendeu pela demora dos participantes em conseguirem jogar a dinâmica do programa, que consiste na descoberta de dez pares compatíveis dentro do elenco composto por 20 pessoas que fica isolado dentro de uma casa.

Elenco da terceira temporada de Are you the one? Brasil, da MTV.
Elenco da terceira temporada de Are you the one? Brasil, da MTV.

Apesar dos problemas, o elenco conseguiu vencer e, desse jeito, garantiu à versão brasileira três vitórias, mas, sem antes, envolver o grupo em muita polêmica e troca-troca de casais. Uma nova temporada está confirmada para 2018 com a presença de Caio Castro na apresentação substituindo Felipe Tito.

Exathlon Brasil

Outra novidade no mundo dos realities, a competição de resistência se inspirou no formato da Acun Medya para colocar 20 participantes disputando o prêmio de R$ 350 mil. Para vencer, era preciso passar por testes de resistência física e emocional. No time de participantes, ex-atletas e atletas divididos em dois grupos: heróis e guerreiros.

Luís Ernesto Lacombe volta à Band para comandar Exathlon
Luís Ernesto Lacombe volta à Band para comandar Exathlon

Com apresentação de Luís Ernesto Lacombe (que foi foi retirado da final sem nenhuma explicação que fizesse sentido), o programa foi gravado na República Dominicana em um cenário de natureza selvagem e teve o seu vencedor revelado em edição em 15 de dezembro. A vitória ficou com o patinador Marcel Stürmer que disputou com o surfista Pedro Scooby.

Dança dos famosos

Os atuais vencedores da Dança dos famosos
Os atuais vencedores da Dança dos famosos. Crédito: Reprodução/Internet

Um dos quadros mais famosos do Domingão do Faustão, a Dança dos famosos retornou em 2017 com uma edição que teve a atriz Maria Joana como a vencedora. O resultado foi divulgado no último domingo (17/12). Ela disputava com Lucas Veloso, segundo colocado, e Nicolas Pratter, que ficou em terceiro lugar.

Com diversas caras novas, incluindo o trio de finalistas, o reality show ficou marcado pela presença de duas artistas que roubaram a cena: Adriane Galisteu, em uma aproximação óbvia com a emissora, e Baby do Brasil, que já havia roubado a cena em outro reality, PopStar (que falaremos em breve).

PopStar

André na final de PopStar
Crédito: Reprodução/Internet. André na final de PopStar

Em busca de uma atração para substituir Superstar, a Globo estreou neste ano o formato PopStar. O reality show musical reuniu celebridades mostrando o talento vocal. O time de participantes era bastante diversificado, inclusive, com pessoas profissionais e outros cantores de karaokê.

Nas primeiras semanas, o formato agradou. Depois se tornou cansativo. O que bombava sempre eram os comentários dos jurados, pelo menos aqueles que tinham coragem de criticar os artistas. A vitória ficou com o ator André Frateschi, que já tinha um currículo musical. Ele saiu em turnê com a banda Legião Urbana celebrando o repertório do grupo no aniversário de 30 anos, assumindo os vocais que foram de Renato Russo.

Dancing Brasil

Se baseando no sucesso de Dança dos famosos, a Record resolveu comprar os direitos para a versão de Dancing with the stars no Brasil. Sob o nome de Dancing Brasil, a atração ganhou apresentação de Xuxa Meneghel e também teve duas edições neste ano.

Xuxa e Sérgio Marone em Dancing Brasil
Crédito: Reprodução/Internet. Xuxa e Sérgio Marone em Dancing Brasil

A primeira delas, exibida no primeiro semestre, teve vitória da atriz Maytê Piragibe. A final ficou marcada por uma polêmica entre a artista e a apresentadora, que divulgou ao vivo o relacionamento da atriz com o dançarino Paulo Victor Souza, com quem ela participou do programa.

A segunda temporada começou poucos meses da primeira e corou o apresentador Yudi Tamashiro como vencedor. Ele disputou com Suzana Alves e Lexa.