Jessica Jones
Crédito: Netflix/Divulgação

Quatro heroínas da televisão que representam o empoderamento feminino

Publicado em Lista, Séries

O lançamento do filme Mulher-Maravilha nos cinemas ganhou muitos elogios, a maior parte deles por uma conta da boa representação feminina. Inspirado no filme, o Próximo Capítulo lista as heroínas da televisão que representam a mulherada

A heroína que você mais respeita. A super-heroína que o mundo precisava. Essas são apenas algumas das frases que foram escritas (e entoadas) sobre o filme Mulher-Maravilha, que estreou em junho nos cinemas. Mas antes de Diana Prince chegar às telonas, algumas heroínas já faziam bonito na tevê. Duvida? A gente te prova!

Heroínas da televisão

1. Jessica Jones

Uma das heroínas preferidas da atualidade, a personagem dos quadrinhos Jessica Jones ganhou sua própria série em 2015. Produzida em uma parceria entre Marvel e Netflix, o seriado mostrou a força (tanto interna, quanto física) da detetive particular. Um dos pontos mais interessantes da série foi retratar pela ficção traços de um relacionamento abusivo. Além disso, revelou uma heroína independente, com humor ácido e capaz de “meter porrada” em muito homem.

Marvel GIF - Find & Share on GIPHY

A primeira temporada está disponível na Netflix e a sequência está em fase de filmagem. Mas a Jessica Jones da atriz Krysten Ritter retorna à telinha no spin-off Os Defensores que estreia em 18 de agosto.

2. Mulher-Maravilha

Muito antes de Gal Gadot dar vida a Mulher-Maravilha nos cinemas, a personagem já tinha tido sua adaptação nas telinhas interpretada por Lynda Carter. A série foi exibida entre 1975 e 1979 e mostrou Diana colocando de lado o cargo de secretária em um escritório militar em Washington para vestir o traje de Mulher-Maravilha para salvar o mundo dos perigos. Na série, ela enfrenta assaltantes e acaba com conspirações de guerra. A produção durou três temporadas.

3. Supergirl

A heroína Supergirl ganhou em 2015 uma série homônima, inicialmente produzida pela CBS — agora quem tem os direitos é a CW. A produção apresenta Kara Zor-El, a prima do Super-Homem, que foi enviada à Terra para protegê-lo, mas acabou presa em uma zona fantasma e demorou alguns anos até chegar ao planeta. A série revela uma heroína e tanto, que não fica à sombra do primo. A interpretação fica por conta da atriz Melissa Benoist. A série tem duas temporadas e uma terceira confirmada. No Brasil, é exibida pela Warner. Também há participação da Supergirl nos crossovers com The Flash, Arrow e Legend’s of tomorrow.

Supergirl GIF - Find & Share on GIPHY

4. Xena

Exibida entre 1995 e 2001, Xena: A princesa guerreira surgiu após o sucesso da personagem interpretada por Lucy Lawless no seriado Hércules. A série acompanhava as aventuras de Xena, ex-assassina, que procurava se redimir com o passado sangrento na Grécia ao lado da aliada Gabrielle (Renée O’Connor). Xena era a representação de uma heroína forte, o avesso da estereótipo de princesa. No Brasil, a trama era exibida pelo SBT.

Xena GIF - Find & Share on GIPHY