Imagem promocional da quarta temporada de Transparent
Quarta temporada de Transparent Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Quarta temporada de Transparent traz mais dramas da família Pfefferman

Publicado em Séries

Os 10 episódios da quarta temporada de Transparent estreiam nesta sexta-feira (22/9) no Brasil no serviço de streaming Amazon Prime Vídeo

Transparent foi a primeira grande aposta da Amazon para entrar no “mundo televisivo”. A produção estreou em 2014 na plataforma e logo se destacou por abordar a história de uma personagem transexual. O seriado começa com Mort Pfefferman, papel de Jeffrey Tambor, assumindo aos filhos Ali (Gaby Hoffman), Sarah (Amy Landecker) e Josh (Jay Duplass) sua identidade feminina, como Maura. A trama aborda o efeito da nova identidade de gênero tanto na vida de Maura, como na dos familiares dela, com uma pegada que une drama e comédia com episódios de uma média de 30 minutos.

A quarta temporada de Transparent será lançada nesta sexta-feira (22/9) na Amazon Prime Vídeo e mostrará mais dos dramas da família Pfefferman. Se na primeira temporada o foco era maior em Maura, com o passar dos anos a produção foi dando mais espaço para o restante da família, os filhos, e até a ex-mulher Shelly (Judith Light). O Próximo Capítulo assistiu aos três primeiros episódios da quarta temporada e te conta a seguir o que esperar da sequência.

Quarta temporada de Transparent

Veredito: Bom

Depois uma terceira temporada focada na religiosidade, a quarta sequência abordará temas como relacionamento, frustração, e, claro, identidade de gênero e orientação sexual — assuntos que sempre permeiam Transparent –, tudo pelo ponto de vista da família disfuncional (e engraçadíssima) Pfefferman.

O primeiro episódio, Standing order, serve para apresentar ao telespectador das novas tramas com uma reunião familiar. Maura está em um novo relacionamento e irá para Israel após receber o convite para participar de uma conferência em Tel Aviv. Shelly resolveu se mudar para a casa do filho Josh — o que abrirá espaço para muitas brigas na temporada. Ali e Josh parecem um pouco perdidos, enquanto Sarah vive uma tensão com o marido.

O mais bacana do episódio de retorno de Transparent é poder ver essa família, que mesmo com vários problemas está sempre unida. Há até uma fala muito legal de Sarah que define a relação dos Pfefferman: “Família é algo nojento, mas é importante.” Apesar de todos as diferenças, eles estão sempre juntos e se apoiando. As cenas em que a família aparece reunida, inclusive, servem para mostrar os flashbacks — um recurso que costuma ser utilizado bastante pela série.

Cena da quarta temporada de Transparent
Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Se Standing order é um episódio com um objetivo de orientar mais espectador ao enredo da quarta temporada de Transparent, são nos outros dois, Groin anomaly (4×2) e Pinkwashing machine (4×3), que a história ganha mais corpo, com Ali e Maura seguindo para Israel, Josh e Shelly entrando em conflito e as dúvidas de Sarah sobre seu relacionamento e filhos ficando ainda mais expostas.

Como sempre, Transparent dosa bem drama e comédia, com cenas muito tocantes (como o momento em que Maura é abordada durante uma revista no aeroporto) e engraçadas (principalmente quando Shelly aparece), abordando as mudanças comuns a vida de cada um. Há ainda a promessa do crescimento de um novo e grande enredo envolvendo o passado da família de Maura Pfefferman. Mas como é spoiler, você terá que assistir!