quarta temporada de riverdale Crédito: Robert Falconer/The CW

Quarta temporada de Riverdale faz tributo a Luke Perry

Publicado em Séries

O lançamento da quarta temporada de Riverdale será simultânea com os Estados Unidos nesta quarta-feira (9/10), a partir das 21h40, na Warner

Após a trágica morte de Luke Perry em março deste ano, a série Riverdale está de volta prestando uma homenagem ao ator que interpretava o personagem Fred Andrews desde a primeira temporada da história. O primeiro episódio da quarta temporada de Riverdale, que vai ao ar nesta quarta-feira simultaneamente entre Brasil e Estados Unidos, mostra o adeus do personagem.

Intitulado In memorian, o capítulo aborda a saída do personagem da série e ocorre durante a preparação das comemorações do Dia da Independência, momento em que Archie (K.J. Apa), filho de Fred, recebe um telefonema com informações que mudarão a vida dele para sempre. O episódio conta com a participação especial da atriz Shanne Doherty, com quem Luke Perry contracenou em Beverly Hills 90210. Ela terá um papel emotivo e fundamental para o episódio.

“A família Riverdale sofreu uma perda enorme. O primeiro episódio da quarta temporada é uma homenagem ao Luke e ao personagem Fred. É um episódio independente, quase um prólogo para o resto da temporada. Queríamos contar uma história simples e emocional”, revela Roberto Aguirre-Sacasa, produtor-executivo de Riverdale.

O episódio de estreia da quarta temporada marca também um novo momento para o protagonista Archie. “Para ele, a quarta temporada se centra sobre como ele pode honrar o legado do pai. No primeiro episódio, estamos lidando com a morte de Fred na história. Obviamente foi difícil (para o elenco), mas acho que era o certo a se fazer na história”, analisa K.J. Apa.

Com a saída de Fred, Riverdale terá o retorno da mãe de Archie, Mary (Molly Ringwald). Após pequenas participações em outras temporadas, agora ela volta a fazer parte do elenco fixo. “Será bacana e bonito ver a relação entre Archie e Mary mais explorada. Especialmente porque é algo que não foi visto antes (na série). Vimos pequenos momentos dela. Mas agora veremos cenas lindas”, garante o intérprete de Archie.

Detalhes sobre a quarta temporada de Riverdale

Crédito:: Robert Falconer/The CW

O primeiro episódio da nova temporada será focado no adeus de Fred, entretanto, a quarta sequência de Riverdale terá outros desdobramentos. Dessa vez, o enredo será dedicado a mostrar o último ano do quarteto de protagonistas Archie, Betty Cooper (Lili Reinhart), Veronica Lodge (Camila Mendes) e Jughead Jones (Cole Sprouse) no Riverdale High School.

“Tem muita coisa acontecendo na quarta temporada. Vamos voltar ao tema da primeira temporada, em que será muito mais sobre os quatro protagonistas fazendo coisas juntos. Vamos aprender mais sobre os relacionamentos deles. Haverá mais drama na escola neste ano. Essa é a vibe. A quarta temporada mostra a turma no último ano da escola, por isso vamos abraçar o último ano”, revela K.J. Apa.

O produtor-executivo de Riverdale explica a escolha sobre o tema. “Nós raramente focamos na escola (nos outros anos), porque os personagens estavam rastreando assassinos, sendo sequestrados por cultos ou entrando em detenção, mas depois desse ano, eles não estarão mais no ensino médio, então achamos que era a melhor entrarmos nessas histórias enquanto podíamos”, explica Aguirre-Sacasa.

A quarta temporada ainda se destrinchará sobre os acontecimentos finais da terceira, em que a turma foi feita refém para cumprir os desafios finais do perigoso jogo Gryphons & Gargoyles. “A primeira metade da quarta temporada será construída a partir dos eventos daquela noite. Quase todo episódio termina com um flashforward (cena do futuro) que preenche outros espaços desses mistérios”, completa o produtor-executivo.

Especificamente sobre alguns personagens, Lili Reinhart, que dá vida a Betty Cooper, diz que essa será uma temporada interessante. “Acho que a escola é uma distração para Betty. Vai ser bom para ela focar no último ano após tudo que aconteceu com ela (ter visto o pai ser assassinado). Muita coisa mudou na vida de Betty. Ela está lidando com a ideia de que não pode lamentar a morte do pai, porque ele era uma pessoa ruim”, adianta.

*As entrevistas citadas no texto foram feitas na San Diego Comic Con de 2019 e cedidas ao blog pela Warner Channel