Cenas da quarta temporada do programa Porta Afora.
programas de viagem Crédito: Porta Afora/Divulgação. Cenas da quarta temporada do programa Porta Afora.

Programas de viagem: Conheça produções para viajar sem sair do sofá

Publicado em Programas

Programas de viagem dão dicas de destinos para onde você pode ir nas próximas férias. Assista e aperte os cintos!

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Um tour pela América do Sul, um passeio pelas tradições de Portugal, os encantos do litoral brasileiro. Qual será o destino das suas próximas férias? Está longe ainda? Especialistas e viajantes de carteirinha garantem: planejamento é a palavra-chave para uma jornada bem-sucedida. Por isso, vale a pena dar uma zapeada pela tevê e pela tela do computador em busca de programas sobre viagem, como América do Sul sobre rodas e Porta afora, entre tantos outros.

“O planejamento é importante porque depois que você toma a decisão da data e do lugar para onde quer ir, as coisas começam a acontecer e aí a viagem deslancha”, ensina o ator e apresentador Max Fercondini, que comanda o América do Sul sobre rodas, na Globosat, às quartas-feiras, às 22h30.

Para gravar o programa Max e Amanda Richter passaram 180 dias rodando a América do Sul a bordo de um motorhome. A expedição durou 5 meses, percorreu 21 mil quilômetros e passou por Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia. “Foi uma experiência muito intensa, com vários destaques, como escalar o vulcão Villarrica, no Chile, ou escavar ossos de dinossauros, na Argentina”, lembrou Max, em entrevista ao Correio. Outro momento marcante de América do Sul sobre as rodas foi quando a dupla chegou a Machu Picchu, no Peru, e visitou um parque com uma cidade perdida, da época dos Incas. “Eu me senti como um explorador, pois o local nem está aberto ao público ainda, estava tudo coberto pela vegetação, por pedras. Foi como se eu tivesse realmente voltado ao passado”, contou Max.

Max Fercondini e Amanda Richter no programa América do Sul sobre rodas.
Globosat/Divulgação. Max Fercondini e Amanda Richter no programa América do Sul sobre rodas.

Uma das caraterísticas mais marcantes de América do Sul sobre rodas é a linguagem adotada por Max e Amanda. O clima entre os dois é de extrema informalidade e isso transparece para a câmera — sim… no singular porque Max ataca de cinegrafista, produtor e editor da atração. “Desde a época do Globo Ecologia (programa que ele apresentou) fui me interessando por todas as etapas de um programa. E, quando fomos fazer o América do Sul sobre rodas, esse modo era, economicamente, o mais viável. A equipe toda era só eu e a Amanda. Eu também resolvia as questões técnicas do motorhome, como trocar pneu, e ela cozinhava, era copiloto e ajudava na produção”, afirma o apresentador. As aventuras de Max e Amanda podem ser conferidas também no livro que leva o mesmo nome do programa.

Leia entrevista com Max Fercondini

Você já tem destino para a próxima expedição?
Ainda não tem nada certo. Mas quero fazer uma expedição pelo mar. Deve ser pelo Mediterrâneo. Já fizemos pelo ar, com o Sobre as asas, e por terra com o América do Sul sobre rodas.

O apresentador Max Fercondini tomou o lugar do ator?
Adoro atuar, mas a verdade é que tenho me realizado mais nos projetos de viagem do que como ator. Tenho vontade de voltar a atuar, mas com esses projetos fica mais difícil e eles são a prioridade no momento.

Como a experiência no reality SuperChef, do Mais você, te ajudou no América do Sul sobre rodas?
A Amanda ficava mais na cozinha do que eu. Mas ajudou na sugestão de receitas e na hora de me preocupar em buscar ingredientes e receitas locais. Elas estão todas no livro que tem o mesmo nome do programa.

Novo formato de programas de viagem

O ator e apresentador Fábio Porchat une forças com a jornalista Rosana Hermann para mais uma temporada do Porta afora. Disponibilizado no YouTube, o programa apresenta em episódios um bate-papo entre os apresentadores e convidados com relatos sobre os destinos no Brasil e no mundo. “Nas três primeiras temporadas, a gente focava mais nas ocasiões das viagens, do que nos destinos. Percebemos que as pessoas gostam do entretenimento, mas querem o serviço”, conta Rosana, ao Correio.

Com esse feedback, o programa ganhou novidades na quarta temporada, que estreou no último dia 17. A primeira delas é focar num destino a cada episódio. A outra inovação é a criação de um portal na internet (www.portaafora.com.br), que terá vídeos com serviços, dicas e depoimentos de 20 países. “Lá as pessoas poderão ver o que precisam para ir a um local, qual é a moeda, se precisa apresentar o cartão de vacina, etc”, completa.

Na nova temporada, Tailândia e Portugal estão entre os locais que serão abordados com a presença de convidados Bela Gil e Bruno De Luca, para falar sobre o primeiro destino, e Gretchen, sobre o segundo. “É só através do relato de quem viveu e esteve no lugar que conseguimos nos aproximar. É importante mostrar que nem tudo é foto com filtro. Esses relatos passam a ser uma realidade contada de um jeito que projeta o espectador no local, com as dificuldades e as coisas legais. E as experiências são independentes de dinheiro, elas valem para todo mundo. Acho que isso é o mais bacana do programa”, afirma Rosana.

Criado em março de 2015, o Porta afora surgiu depois que Rosana e Porchat trabalharam juntos no Tudo pela audiência. “Temos idades diferentes, mas rolou um encontro de identificação tão grande desde o primeiro momento. Ele já tinha essa vontade. Ele gosta muito de viajar e viaja o tempo todo quando não está trabalhando. Eu, sempre que posso, dou um jeito de viajar. Vimos que tínhamos isso em comum e sempre comentávamos que quando íamos procurar coisas de viagens a gente não encontrava um relato real”, lembra.

Com um ar de informalidade, os episódios do programa são gravados na sala de estar da casa de Fábio Porchat com a presença de convidados. “Não tem aquela coisa de tevê, de estúdio, em que as pessoas já começam a falar tudo corretamente, tem aquela formalidade. Por ser na casa do Fábio, as pessoas ficam à vontade”, explica.

Outros programas de viagem

Rowing
A partir de 16 de fevereiro, o canal Off lança o programa Rowing. A atração acompanha a expedição de Abraham Levy, aventureiro mexicano que decide abandonar a vida que ele considera monótona para atravessar o Oceano Atlântico em um barco a remo apelidado de Cascarita.

Crédito: Multishow/Divulgação. Cena do episódio 2 - Os 10 mais - da 3ª temporada do programa Anota aí.
Crédito: Multishow/Divulgação. Cena do episódio 2 – Os 10 mais – da 3ª temporada do programa Anota aí.

Anota aí — Os 10 mais
Sob comando de Titi Müller, a atração tem quatro temporadas disponíveis no Multishow Play, é exibida semanalmente às sextas, às 18h30, e mostra a apresentadora dando dicas de viagens em formato de lista. A mais recente foi gravada em Portugal e a próxima, ainda sem data oficial para ser lançada, terá como foco cidades brasileiras. “É maravilhoso, às vezes eu não acredito, é tanta sorte passar por experiências únicas que só o Anota aí pode proporcionar. Desde coisas realmente deslumbrantes até as mais inusitadas, como ser arremessada de um prédio, fazer aula de ninja e provar um hambúrguer de US$ 5 mil e achar ruim”, analisa Titi.

Lugar incomum
Há 15 temporadas no ar, o programa acompanha a apresentadora Didi Wagner viajando pelo mundo com a intenção de mostrar roteiros inusitados dos locais por onde passa. “Acho que o trunfo do programa é mostrar um pouquinho do lado B das cidades, sem ignorar pontos importantes de cada local”, defende Didi Wagner. As temporadas da atração estão disponíveis no Multishow Play e o programa tem episódios novos exibidos às segundas, às 18h30.

Crédito: Globosat/Divulgação. Cena da terceira temporada de Destino certo com Mel Fronckowiak.
Crédito: Globosat/Divulgação. Cena da terceira temporada de Destino certo com Mel Fronckowiak.

Destino certo
Apresentado pela atriz Mel Fronckowiak, a atração é exibida no canal Globosat às quintas, às 22h30, há três temporadas. Ao longo dos episódios, a apresentadora mostra os passeios pelo Brasil e pelo mundo com temáticas específicas, como estádios, viagens de trem e vistas panorâmicas. A temporada completa também está disponível no Globosat Play.

Vai pra onde?
Um dos programas mais antigos de viagem, a atração é comandada pelo ator Bruno De Luca. Iniciada de uma forma mais rudimentar, em que o próprio apresentador filmava e passava perrengue em suas viagens, a ideia é explorar diferentes locais do mundo. Ao todo, são 13 temporadas em que De Luca já passou pelo Brasil, Europa, África e diversos outros continentes. Os episódios estão disponíveis no Multishow Play.