musica na tv Emissoras investem na equação música + tv para ganhar audiência

Programas que misturam música e tevê se sobressaem nos canais abertos

Publicado em Programas

Reality shows como o The voice Brasil e o Cante comigo e novidades requentadas como o Só toca pop levam música à tevê aberta

A relação entre música e tevê, especialmente com programas de auditório, não é exatamente uma novidade. Nas décadas de 1950 e 1960 tínhamos os festivais da Record, com nomes como Chico Buarque, e o Jovem guarda, com Roberto Carlos e companhia. Mais tarde vieram pérolas como Cassino do Chacrinha, Show de calouros, Som Brasil, Globo de ouro, Clube do Bolinha e tantos outros.

Os anos foram passando e a febre dos reality shows chegou à televisão brasileira. Não demorou muito para estrearem atrações como Ídolos, Popstar, SuperStar, Fama e outros.

Atualmente, pelo menos três emissoras ー Globo, Record e Band ー investem na equação “música + tv” em programas como The voice Brasil, Só toca pop, Cante comigo e Música na Band.

Conheça programas atuais da tevê que têm música como principal atração

Cante comigo (Record. Quartas, às 22h30)

Cante comigo tem a incrível quantidade de 100 jurados!
Cante comigo tem a incrível quantidade de 100 jurados!

Apresentado por Gugu Liberato, o reality da Record é uma espécie de show de calouros com pegada trash. Os candidatos são apresentados num breve perfil e cantam para um corpo de 100 jurados que votam “sim” ou “não”. As três maiores notas do programa passam para a próxima fase.

Isso mesmo: Cante comigo tem 100 jurados! Claro que não dá para ter 100 jurados conhecidos e confiáveis. E Cante comigo não deve ter nem 10. Por isso, o mais interessante ao ver o programa é tentar saber quem é Carol Naine (cantora e compositora) ou Alexandre Leite (cantor, compositor e professor de canto e violino). Ou ainda descobrir por onde andavam Sula Miranda, Andrea Sorvetão e Felipe Dylon. Para ajudar, o Cante comigo assume a brincadeira e passa o quadro conheça os jurados. Será que até o fim desta primeira temporada (a segunda está garantida!) dá tempo de apresentar todo mundo?

Música na Band (Band. Sexta, às 22h30)

Fernando & Sorocaba são entrevistados por Rick Bonadio no Música na Band
Fernando & Sorocaba são entrevistados por Rick Bonadio no Música na Band

O Música na Band nada mais é do que a exibição de um DVD na televisão. Lembra das locadoras? Pois é. É como se a Band fosse uma locadora e o público alugasse o mesmo disco na mesma hora. Até os extras estão lá. De exclusivo mesmo, alguns episódios têm uma entrevista com o cantor ou dupla sertaneja que estrela o episódio daquela semana. Mesmo assim tem vezes que nem isso.

Já passaram pelo Música na Band nomes como Diogo Nogueira, Claudia Leitte, Leonardo, Eduardo Costa, Zezé di Camargo & Luciano. A apresentação é sempre de Rick Bonadio.

Só toca pop (Globo. Sábado, às 15h)

Gustavo Mioto é uma das atrações do Só toca pop deste sábado
Gustavo Mioto é uma das atrações do Só toca pop deste sábado

Anunciado como novidade do gênero pela Globo, o Só toca pop é muita coisa, menos novidade. Versão 2.0 do Globo de ouro, o programa vespertino (curiosamente exibido na noite anterior no Multishow) tem apresentação de Fernanda Souza e Luan Santana. A dupla recebe os líderes das paradas de sucesso nas rádios (quer coisa mais Globo de ouro?) e escolhe um recorte dos serviços de streaming para privilegiar, pegada que aproxima o Só toca pop dos dias de hoje.

Como nossa produção musical não anda das melhores, Fernanda Souza e Luan Santana salvam Só toca pop. A dupla está afinadinha, se diverte em cena e mostra conhecimento das paradas de sucesso. Entre as atrações deste sábado (4/8) no programa estão Zé Neto & Frederico e Gustavo Miotto.

The voice Brasil (Terça e quinta, às 22h30)

O The voice Brasil está na sétima temporada
O The voice Brasil está na sétima temporada

Entre todas essas atrações, o The voice Brasil é a mais estabelecida. Na sétima temporada, o reality show está entrando na última semana da fase de audições às cegas, a mais interessante do programa. Aqui, os jurados Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Michel Teló ouvem os candidatos de costas para eles. Só vira a cadeira quem gostar das vozes. Daí pra frente, é com os cantores: eles escolhem o mentor entre os jurados que viraram a cadeira.

Até agora, uma brasiliense conquistou os jurados nesta temporada. A moradora de Águas Claras Andressa Hayalla cantou o samba Paciência, famoso na voz de Ferrugem, foi aprovada por Michel Teló, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo e agora se prepara para a fase das batalhas representando o time de Ivete.