Crédito: Denise Crew/Netflix. Cena do reality Ordem na casa com Marie Kondo Crédito: Denise Crew/Netflix. Cena do reality Ordem na casa com Marie Kondo

Cinco programas de decoração, organização e jardinagem para começar a ver agora!

Publicado em Programas

Programas levam dicas de decoração e organização para quem quer mudar a cara de um cômodo

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Aquela casa muito engraçada, sem teto, sem parede, sem nada da música está com os dias contados. Pelo menos no que depender de apresentadores de programas de televisão que dão dicas de decoração e até fazem reformas na casa de participantes.

Semana passada duas novas atrações nesse formato estrearam, A louca das plantas e Espaço para dois, ambas no GNT. Na Netflix, Ordem na casa é uma das atrações mais comentadas nas redes sociais desde a estreia na primeira semana de janeiro. Em comum, o trio de programas oferece dicas preciosas. É para assistir com caneta e caderninho em mãos!

Decoração e humor

“É um telefone sem fio que tem que dar certo”. É assim que o ator e apresentador Marcelo Serrado define o Espaço para dois, programa do GNT que estreou semana passada e vai ao ar às terças-feiras, às 21h. Além de Marcelo, estão à frente da atração a atriz Mariana Santos e os arquitetos Bel Lobo e Bob Neri.

Espaço para dois é uma espécie de casamento entre os tradicionais programas de decoração e humor. A cada episódio, o quarteto reforma um cômodo da residência de um casal. O primeiro encontro do casal é com Marcelo e Mariana. Os atores conhecem o espaço, ouvem os desejos dos participantes e se atentam, especialmente, às diferenças. Depois, Mariana e Marcelo levam o briefing a Bel e Bob, que até então não sabem nada sobre os “clientes”.

GNT/Divulgação. Mariana Santos e Marcelo Serrado no cenário do programa Espaço para dois, no GNT.

“A dinâmica do programa é divertida, descontraída. Fazemos brincadeiras com os participantes e entre a gente, sempre com humor. A hora de passar as informações para Bel e Bob é o mais difícil — já pensou se a gente erra e os ‘clientes’ não gostam?”, afirma Marcelo, em entrevista ao Correio.

Marcelo conta que dos 10 episódios da primeira temporada de Espaço para dois, o que mais o emocionou foi o de um casal de senhores que estão juntos há muito tempo. “Esse foi incrível. Mas fica difícil destacar apenas um casal. A gente tem personagens muito diferentes no programa. Isso é muito bom”, conta Marcelo, que revela que não “teria coragem” de ter um cômodo reformado no programa.

Estamos acostumados a ver Marcelo e Mariana na pele de personagens — ele vive o Nicolau na atual novela das 21h, O sétimo guardião. Mas em Espaço para dois são eles mesmos que estão no vídeo. “É a gente, mas tem um pouco de interpretação também. Tem uma hora, no programa, que eu e Mariana interpretamos o casal e fazemos brincadeiras com eles”, adianta o ator, que se sente à vontade com o tema por ser filho de uma decoradora.

Jardinagem em alta

Foi da experiência de duas temporadas no Mais cor, por favor (programa que investe em colorir as casas por meio da decoração) que a jornalista e paisagista Carol Costa chegou à nova atração do GNT, A louca das plantas, que estreou na última sexta-feira e tem exibição sempre às sextas, às 22h.

“Começamos a perceber que o Mais cor poderia ser um começo de um programa de jardinagem, pois ele trazia essas soluções, mas a planta era uma coadjuvante. Com o crescimento da jardinagem, vimos que a planta tinha potencial para ser protagonista. Sempre digo que as plantas são carismáticas”, afirma.

Em A louca das plantas, a cada episódio, Carol vai à casa de uma família para entender a relação das pessoas e do ambiente com as plantas. “Lembra um pouco os programas de decoração. Tem uma família, a gente chega na casa, faz um diagnóstico, um bom trabalho de detetive para descobrir o melhor formato de planta para aquela pessoa ou família”, conta.

Crédito: GNT/Divulgação. Carol Costa está à frente de ‘A louca das plantas’

A partir daí, a paisagista ajuda o participante desde a compra da planta até a colocação na casa, passando por estudos do tamanho do vaso e do tipo da planta, observação do posicionamento da luz e da execução do cuidado com a planta.

“A gente achou que era importante envolver a pessoa. Na relação com a planta, ela está viva e vai continuar se desenvolvendo muitos e muitos anos depois. Até digo que fica mais bonita depois que a gente sai da casa, depois de dois ou três meses. Então, é um programa um pouco diferente, porque temos a oportunidade de ensinar a pessoa a cuidar. É muito empolgante essa parte de envolver a pessoa, colocar para plantar, colocar a mão na massa, ou melhor, a mão na terra mesmo”, brinca.

A louca das plantas é dedicado a um público que está começando do zero na jardinagem, então, traz explicações básicas voltadas aos cuidados com uma planta. “A cada episódio abordamos dilemas. Lugar com vento, com sol fortíssimo, casa com gato, espaço pequeno, cobertura, jardim em cima de laje, plantas com foco na cozinha, ambiente úmidos. Nós levamos soluções que são viáveis para que as pessoas possam fazer em casa também”, explica Carol Costa.

Três dicas para iniciantes em jardinagem

1. Mapear onde bate o sol. Carol Costa ensina um truque. Pegar uma bula de remédio ou uma folha de jornal, apagar a luz do ambiente e tentar ler. Se você não consegue ler com facilidade ou precisa aproximar, é sinal que é um ambiente escuro.

2. Não ficar obcecado por hortas e um único tipo de planta. Segundo a paisagista, nem sempre dá para ter salsinha, cebolinha, manjericão e alecrim num ambiente.

3. Mantenha as plantas nas alturas dos olhos e nos ambientes mais frequentados da casa. “Se você não tem experiência nenhuma com jardinagem, se os vasos estão muito no alto ou muito embaixo, você não lembra de olhar. Se você não lembra de olhar, não aduba, não rega. As plantas devem estar na sala, no quarto ou na cozinha. São os locais mais certeiros”, diz.

Confira aqui entrevista completa com Carol Costa

Método KonMari

A japonesa Marie Kondo é a grande sensação quando se fala em arrumação da casa. A carismática consultora começou a fazer sucesso ao compartilhar dicas de organização em livros que se tornaram best-sellers. De olho nesse sucesso, a Netflix lançou na primeira semana de janeiro o reality show Ordem na casa com Marie Kondo.

A produção logo se tornou viral, principalmente no Brasil, onde os espectadores da japonesinha compartilharam — e continuam compartilhando — nas redes sociais a influência ao assistir ao programa: gravetas extremamente organizadas e uma série de desapegos.

Crédito: Denise Crew/Netflix. Cena do reality Ordem na casa com Marie Kondo

Na atração da Netflix, a cada episódio, Marie Kondo é recebida na casa de uma família, que em comum, tem um problema de organização. Ao lado dos participantes, a japonesa compartilha os ensinamentos do KonMari (método criado por ela), que tem quatro princípios de organização: roupas, livros, papel e komono (mistura de cozinha, banheiro, garagem e itens variados).

Mas o grande motivo da comoção em torno de Marie Kondo é o modo como a consultora promove a organização. A japonesa ensina, primeiro, aos participantes — e ao espectador, por tabela — a cumprimentar a própria casa e agradecer por ela. Cumprimento feito, a fofa japonesinha dá lugar à fera no desapego.

Convidando os participantes a colocar todas as roupas amontoadas numa cama, ela é categórica: “só guarde o que te traz alegria”. O que vai para o desapego deve ser devidamente agradecido e vida que segue. Itens sentimentais permanecem. As roupas devem ser organizadas em uma técnica de três dobras. Nas gavetas, caixas auxiliam a divisão e cada item deve ser guardado por ordem de tamanho. A influência de Marie Kondo é tanta, que desafio você leitor, a assistir sem ser impactado: você vai começar a arrumação na hora!

Alguns programas de decoração fazem sucesso há mais temporadas e se mantiveram no ar. Confira!

Decora (GNT) — Quando o Decora se mudou do Rio de Janeiro (onde era apresentado por Bel Lobo) para São Paulo, o arquiteto Maurício Arruda assumiu o programa. A fórmula é a seguinte: uma pessoa se inscreve e é selecionada para ter um cômodo reformado pela equipe de Maurício em dois dias. O “cliente” sai de casa e só volta quando a obra está pronta. Um dos momentos mais emocionantes do programa é a entrega da reforma. As pessoas ficam realmente surpresas com o trabalho de Maurício.

Irmãos à obra (Discovery Home & Health e Netflix) — Os irmãos canadenses Drew e Jonathan Scott estão há 10 temporadas à frente do Irmãos à obra. O Discovery Home & Health exibe a terceira e a quinta espalhadas pela programação. A Netflix tem algumas temporadas também. Drew é corretor de imóveis e Jonathan, arquiteto. A missão deles é encontrar uma casa velha para ser comprada pelo participante e reformada por eles. A ideia é fazer a obra com o orçamento dado pela família, que sempre é abaixo do esperado pelos irmãos. O detalhamento com que a atração mostra o projeto de Jonathan chama a atenção.

Santa ajuda (GNT) — O Santa ajuda talvez seja dos três o programa que tem mais dicas. Apaixonada por arrumação, a atriz Micaela Góes vai até a casa de um participante e redecora um cômodo. É muito interessante ver as soluções encontradas por ela, quase todas de fácil execução. Vale a pena assistir e ter em mente o que pode ser aplicado na sua casa.