Programa Pronto socorro: Histórias de emergência
prontosocorro Crédito: Reprodução/Internet

Programas bizarros da TV

Publicado em Programas

Alguns canais da televisão por assinatura estão repletos de programas bizarros para o público brasileiro. Por quê?

A parceria entre Ana Maria Braga e Louro José no programa Mais você já é comum para os brasileiros. Mas, para os gringos, uma apresentadora falando com um boneco é algo, no mínimo, inusitado. Assim como as baixarias apresentadas em atrações como Teste de fidelidade, de João Kleber, e Casos de família assustam quem não está acostumado — não que a gente de fato esteja.

Ana Maria E Louro Josã© GIFs - Find & Share on GIPHY

Da mesma forma que os estrangeiros estranham alguns detalhes clássicos e culturais dos programas nacionais, é normal que nós brasileiros tenhamos um sentimento parecido ao assistir a alguns “enlatados” vindos de fora e exibidos a rodo em canais da tevê por assinatura.

Basta zapear um pouco pela programação de emissoras como History Channel, Discovery, A&E e TLC para se deparar com atrações bizarras — na falta de uma palavra melhor para explicar. Não são poucos os programas que mostram caças a animais silvestres, pessoas em situações extremas de risco e desastres naturais. É até difícil entender como esse tipo de atração faz sucesso lá fora? E o pior, será que rende algo por aqui no Brasil?

E esse tipo de programação não para por aí. Quer dizer, ela ainda piora. Um programa do Discovery chamado Parasitas assassinos mostra situações absurdas, como um garoto vomitando as próprias fezes e já em um Pronto socorro: Histórias de emergência o que não faltam são momentos estranhos que soam até falsos, como homem com uma madeira enfiada no próprio rosto. Violência em excesso está em programas como Polícia 24 horas, do A&E.

O triste é que esses canais lotam sua agenda com programas sem qualidade, enquanto têm em seu currículo boas produções. O History, por exemplo, tem séries boas como X Company e Six, que, de fato, valem a pena. Minha torcida é por mais programas que somem na televisão!