Participantes da primeira temporada do MasterChef Profissionais
masterchef2 Foto: Carlos Reinis/Band. Participantes da primeira temporada do MasterChef Profissionais Participantes da primeira temporada do MasterChef Profissionais

Primeira temporada do MasterChef Profissionais volta hoje na tela da Band

Publicado em Reality show

A Band reprisa a partir desta terça-feira (5/5) a primeira temporada brasileira do MasterChef Profissionais. Você lembra quem eram os participantes?

A partir desta terça-feira (5/5) a gente vai poder matar as saudades do MasterChef. A band reprisa, a partir das 22h45, a primeira temporada do MasterChef Profissionais, exibida em 2016.

A atração reuniu 14 chefs de vários estados brasileiros que, em 10 episódios, disputaram o prêmio. A apresentação é de Ana Paula Padrão e os jurados são Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, os mesmos que ainda hoje estão no elenco do reality. Vamos relembrar quem participou desta temporada?

Lembre os participantes da primeira temporada do MasterChef Profissionais!

Dario Costa (Santos, SP) – O santista Dário Costa conheceu o mundo da gastronomia na Nova Zelândia, quando começou na limpeza de um restaurante e subiu até virar cozinheiro. Também trabalhou na Itália e em navios na Indonésia. Acredita que foi escolhido pela culinária. Comanda o restaurante Madê Cozinha Autoral, em Santos. No início deste ano, Dario foi notícia quando ele e funcionários do restaurante denunciaram um cliente do restaurante por racismo.

Dayse Paparoto (São Paulo, SP) – Dayse Paparoto nasceu em Mogi das Cruzes. Mudou para São Paulo aos 19 anos, onde trabalhou com o chef Laurent Suaudeau e no Buffet Fasano, além do Due Cuochi, em que era comandada por Ivo Lopes, com quem viveu às turras durante a temporada toda. O embate deles superou e muito a cozinha, indo até o final da competição. Atualmente, Dayse dá palestras por todo o Brasil e assinou o cardápio de um delivery de coxinhas que tem representantes em Brasília, o Oh! Coxinha.

Eliane Carvalho (Cuiabá, MT) – Formada pela Le Cordon Bleu Paris, sacrificou o tempo de ficar com as filhas gêmeas para se dedicar à gastronomia. Além de cozinhar, Eliane escreve e lançou o livro Cozinhando com poesia, ao lado de Gabriel Chalita.

Fádia Cheiato (São Paulo, SP) – Formada pelo Senac Águas de São Pedro. Ela é especialista em cozinha árabe. Atualmente, comanda o Sheike Culinária Árabe, que tem o serviço de delivery como um dos fortes.

Fernanda Emerich (Rio de Janeiro, RJ) – Fernanda Emerich é do Rio de Janeiro e gosta de conhecer a culinária dos países que visita. Teve que enfrentar a família, que gostaria que ela fosse advogada, para poder trabalhar com gastronomia. Tecnóloga em Gastronomia, abriu uma marca de lingeries antes de bater o pé para voltar ao mercado. No momento, atua como personal chef e dá aulas de gastronomia.

Ivo Lopes (São Paulo, SP) – Esse pernambucano de João Alfredo já tem quase 30 anos de cozinha. Autodidata, ele comandou cozinhas importantes, como a do Pomodori e Due Cuochi, ambos em São Paulo, e foi chef consultor da rede Alessandro & Frederico, no Rio de Janeiro. Chegou a conquistar prêmios por reconhecimento ao seu trabalho. Se envolveu numa polêmica envolvendo machismo na cozinha com Dayse e outras participantes do reality. Atualmente, comanda a cozinha do Oliva Cocina Casual, no Paraguai, e atua como consultor em restaurantes do Brasil.

Izabela Dolabela (Belo Horizonte, MG) – A triatleta é formada em gastronomia e adepta da cozinha funcional. Formou-se em direito, mas a paixão pela cozinha falou mais alto. Ainda nos tempos de faculdade, trabalhou com confeitaria e já graduada, buscou experiência profissional em cozinha italiana, peruana, japonesa e francesa. Hoje, junta tudo isso na Izabela Dolabela Gastronomia Funcional, que faz entrega para todo o Brasil.

Izadora Dantas (São Paulo, SP) – Izadora busca referências em viagens e pesquisas. No projeto Apartamento 8 recebe pessoas em sua casa e cozinha jantares surpresas. Formada em gastronomia, sonha em desenvolver um projeto social que envolva comida.

João Lima (Recife, PE) – João Lima foi criado praticamente pela avó e cresceu entre Recife e São Paulo. Acumula experiência em vários restaurantes, já foi chef de confeitaria na Pousada do Zé Maria, em Fernando de Noronha, e no Due, da Bel Coelho, em São Paulo. Atualmente, é professor no Senac PE de gastronomia.

Luiz Filipe Jacob (São Roque, SP) – Mesmo sem ter 30 anos, Luiz Filipe diz que tem alma de 80. Tem entre os hobbies apreciar um bom charuto e um brandy de qualidade enquanto ouve Frank Sinatra e Edith Piaf. Fã do chef Massimo Bottura, começou a cozinhar aos 15 anos, fez estágios em Nova York e morou na Itália. Especialista em massa. Atualmente é consultor de gestão gastronômica e embaixador da Fispal Food Service.

Marcelo Verde (São Paulo, SP) – Marcelo cozinha profissionalmente desde os 19 anos. Começou em um restaurante japonês, passou pelo Clos de Tapas, Kaa e Hotel Unique antes de partir para Portugal para trabalhar no Belcanto, restaurante com duas estrelas Michelin. Depois do programa abriu a hamburgueria State Burger. Foi uma das surpresas da temporada.

Priscylla Luswarghi (São Paulo, SP) – Priscylla já trabalhou em um restaurante italiano por um ano e fez estágio no Dalva e Dito, do renomado chef Alex Atala.

Ricardo Bonomi (Santos, SP) – Cresceu em Santos e tem na mãe a grande inspiração. Sério quando está na cozinha, já apresentou um programa de gastronomia e tem um canal no YouTube chamado Open Kitchen com Ricardo Bonomi. Trabalhou por cinco anos no Grupo Fasano, passou pelo Aguzzo Café i Cucina e pelo Dom. Atualmente, está no comando do serviço Cozinha moderna gastronomia, no qual presta consultoria para bares e restaurantes.

Rodrigo Einsfeld (São Paulo, SP) – Rodrigo deixou a casa dos pais aos 17 para trabalhar como modelo e ator. Aos poucos, mudou para o mundo da gastronomia e procurou formação profissional. Morou em Chicago, nos Estados Unidos, onde se especializou. Como chef tem passagem pelo restaurante Stuzzi, da chef Paula Prandin, no Rio de Janeiro, e no Arola Vintetres, de culinária espanhola sofisticada. Atualmente, é chef executivo no Tartuferia San Paolo, em São Paulo.

A temporada (Com spoilers)

A primeira temporada do MasterChef Profissionais no Brasil não se esmerou muito em buscar chefs carismáticos, o que é ruim para um reality show. Os participantes eram técnicos, sim. Sabiam muito e alguns já tinham passado por cozinhas estreladas quando chegaram ao programa.

Como era de se esperar, Jacquin e Fogaça foram muito mais duros do que com os amadores, mas foi Paola que roubou a cena entre os jurados. Ela entrou na temporada mais ácida, rígida ー alguns disseram até que ela estava mal-humorada. Mas ela estava só sendo mais exigente, assim como os outros dois.

Mais do que a cozinha dos participantes, o comportamento deles foi o que chamou a atenção. Logo, o MasterChef era uma arena onde as mulheres queriam lutar pelos direitos dela na cozinha de um restaurantes. O machismo no meio gastronômico esteve sob holofotes e participantes como Ivo foram criticados após comentários e piadinhas sem graça. A final, entre Dayse e Marcelo, também foi marcada por essa discussão. Com menu parelho, os dois tiveram notas discrepantes com os comentários, especialmente no caso de Paola. Dayse sagrou-se campeã e ainda teve a oportunidade de lançar luz num assunto delicado e ainda atual.

Vale lembrar que até hoje Dayse foi a única mulher finalista de um MasterChef Profissionais no Brasil. As outras duas edições foram decididas por Francisco e Pablo (2017) e Rafael e Willian (2018).