Institucional Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Helena (Regina Duarte)

Por amor volta no Vale a pena ver de novo (é… de novo!)

Publicado em Novela

Por amor, novela de Manoel Carlos, estreia nesta segunda-feira no Vale a pena ver de novo. Veja três motivos para assistir novamente à trama!

Poucas novelas são tão reprisadas na televisão como Por amor, um clássico de Manoel Carlos. A trama, que traz Regina Duarte como a protagonista Helena, estreou em 1997, esteve no Vale a pena ver de novo em 2002 e duas vezes no Viva: em 2010 e 2017. Agora, o folhetim volta ao Vale a pena ver de novo, a partir desta segunda-feira (29/4), dividindo, na primeira semana, a atenção com os últimos capítulo de Cordel encantado.

Para quem não ligou “o nome à pessoa”, Por amor é a novela da troca de bebês, lembrou? Helena fica grávida de Atílio (Antônio Fagundes) ao mesmo tempo em que a filha dela, Eduarda (Gabriela Duarte), e Marcelo (Fábio Assunção) esperam o primogênito. Elas vão dar à luz no mesmo dia. Mas o bebê de Eduarda morre no parto. Desesperada, Helena troca os bebês, fazendo com que todos acreditem que a criança dela é que morreu. Apenas o médico César (Marcelo Serrado) divide com ela o segredo.

Justificada pelo amor que sente pela filha, a atitude de Helena é tomada sem que ela pense no marido e mesmo na própria Eduarda, que acaba sendo vítima da armação da mãe. É interessante ver como Gabriela Duarte, em seu primeiro grande desafio na tevê, amadureceu como atriz e se tornou um bom nome da nossa teledramaturgia.

Susana Vieira em cena da novela Por amor
Susana Vieira brilhou como Branca Letícia em Por amor

Por amor é garantia de sucesso não só por essa trama. Mas temas como alcoolismo e interpretações seguras, como Paulo José e Viviane Pasmanter, nos prendem em frente à tela. Motivos para ver Por amor de novo (e sempre!) não faltam. O Próximo Capítulo elenca três deles para você!

Três motivos que sempre fazem valer a pena ver Por amor de novo

A troca de bebês
A cena da troca de bebês ainda é emocionante. Regina Duarte em sua melhor Helena (a atriz defendeu outras duas personagens centrais de Manoel Carlos) e Marcelo Serrado inspirado no momento resguardados por um bom texto ajudam bastante. Como a cena foi exibida na metade da novela, o público já odiava Eduarda (como era chata a personagem de Gabriela Duarte!) e estava afeiçoado por Helena, o que ajudou na aceitação do ato de “amor”. Quando foi homenageada por Fausto Silva com o Troféu Mário Lago, Regina elegeu essa cena como uma das mais emblemáticas da carreira dela.

Susana Vieira e sua Branca Letícia
Branca Letícia de Barros Motta já tinha nome de vilã. Susana Vieira deitou e rolou com a personagem, levando Branca ao rol de uma das maiores vilãs das novelas brasileiras. Ela não era daquelas clássicas, que pegam em armas, no máximo uma tesoura afiada ou um uísque envenenado. A arma de Branca era a língua ferina. E as frases eram perfeitas! A mãe de Marcelo, Leonardo (Murilo Benício) e Milena (Carolina Ferraz) não estava nem aí se ofendia ou passava por cima das pessoas para conseguir o que queria, Atílio que o diga!

A abertura caprichada
Ao som de Falando de amor, nas vozes de MPB4 e Quarteto em Cy, a abertura de Por amor emociona (assista aqui). A música embala uma colagem de fotos de família de Regina e Gabriela Duarte, que repetiam na ficção o papel de mãe e filha. Aos mais emotivos, recomendo um lencinho!