Décima temporada de Doctor who.
Syfy/Divulgação

Peter Capaldi se despede de Doctor who na décima temporada da série

Publicado em Séries

Décima temporada de Doctor who marca a despedida de Peter Capaldi da produção. Nova sequência da série estreia neste domingo (16/4) no Syfy

*Colaboração de Raphael de Macedo

A tradicional série de ficção científica britânica Doctor who volta para a 10ª temporada, que estreia no Brasil hoje no canal Syfy. A nova narrativa também marca a saída do ator Peter Capaldi como o 12º Doutor e de Steven Moffat como showrunner.

A série conta as diferentes histórias vividas pelo doutor, um lorde do tempo que viaja por diferentes épocas na Tardis, máquina do tempo e de viagem espacial que tem a aparência externa de uma cabine policial londrina e é capaz de se “regenerar”. Com isso, a aparência sempre muda — por isso, as mudanças de atores para o mesmo personagem. Nas aventuras, o doutor encontra diversos companheiros, que o ajudam a salvar pessoas e civilizações inteiras através do tempo e do espaço.

Doctor who é considerada um marco por ser a série de televisão britânica mais antiga. A nova versão pode ter “apenas” 10 temporadas, mas a original, iniciada em 1963, colocou no ar 26 temporadas. A “nova versão” teve seu início em 2005, revisitando e perpetuando o rico universo da série.

Nova temporada de Doctor who

A nova temporada introduz a personagem Bill Potts, interpretada pela atriz Pearl Mackie, como uma das companheiras do doutor e uma forma de mostrar como funciona o mundo de Doctor who, respondendo perguntas sobre quem são os Daleks, como funciona a Tardis e, como já é esperado, como e por que o protagonista se regenera.

Bill acompanha o doutor ao lado do ciborgue humanoide Nardole, interpretado por Matt Lucas. O personagem já havia aparecido duas vezes antes: no especial de Natal de 2015, intitulado The husbands of river song, e no episódio The return of Doctor Mysterio, em 2016.

A temporada que estreia hoje terá a participação do arqui-inimigo do doutor, O Mestre (John Simm), e de Missy (Michelle Gomez), além dos Daleks, que farão uma aparição logo no primeiro episódio.

Relembre os mais icônicos doutores

Christopher Eccleston
Apesar de ter aparecido por apenas uma temporada, Eccleston é marcante como o doutor por tê-lo interpretado no ressurgimento da série, em 2005.

Doctor Who. David Tennant como o 10º Doutor.
Crédito: BBC/Reprodução. David Tennant em Doctor who

David Tennant
O ator, também presente em Harry Potter e o cálice de fogo e na série Jessica Jones (da Netflix), é considerado um dos mais carismáticos doutores. Isso o levou a ficar no papel por três temporadas, sem contar os especiais de que participou.

Matt Smith
Também presente por três temporadas, Matt Smith mostrou talento ao, pela primeira vez, estar à frente de uma série de tevê de grande escala, trazendo a esquisitice do doutor à tona.

Patrick Troughton
Considerado o doutor mais icônico da série original e citado várias vezes pelos outros atores que interpretaram o personagem como principal inspiração, Troughton trouxe à tela o equilíbrio entre o aventureiro divertido e o lorde do tempo ancião por três temporadas.

SERVIÇO
Doctor who
Domingo, às 20h, no Syfy.

*Estagiário sob supervisão de Vinícius Nader