netflix-tv_1 Crédito: Reprodução/Internet

Personalidades brasilienses revelam o que gostam de assistir na TV

Publicado em Comportamento, Programas

Seis artistas da capital federal contam a que assistem e dão dicas para quem está perdido na programação da telinha. Confira!

Por Guilherme Abarno* e Lucas Santin*

Os meios de comunicação estão passando por mudanças. Não faz muito tempo que a televisão liderava a audiência e era a maneira principal de as pessoas passarem as horas livres. Com a internet e as plataformas de streaming, os espectadores estão experimentando uma nova forma de assistir aos programas.

Canais da tevê aberta já criaram plataformas de streaming e também disponibilizam programas em sites como o YouTube. Assim, pode-se acompanhar a programação de forma personalizada. O Correio conta o que artistas e chefs de Brasília têm acompanhado para ajudar você a escolher o que ver na telinha.

Vida animal e gastronomia

Jonathan Andrade é professor de teatro, poeta, ator, diretor, dramaturgo e cenógrafo, além de ser um dos fundadores do grupo teatral Sutil Ato. Jonathan não é tão adepto da televisão aberta. “Assisto a tevê a cada dois anos”, brinca o exagerado ator.

As receitas de Rita Lobo não são difíceis e podem ser repetidas sem problemas
Crédito: GNT/Divulgação Rita Lobo é uma das apresentadores de programas culinários

Quando se rende à telinha, ele prefere canais fechados e atrações como documentários sobre a vida animal ou entrevistas sobre cultura. “Gosto de complexidade, programas com linhas editoriais mais complexas”, afirma ele, que acompanha National Geographic Channel e Discovery Channel. Outra preferência de Jonathan são os programas de gastronomia, especialmente os do GNT, que não são necessariamente competitivos. A emissora conta com apresentadores como Bela Gil e Rita Lobo no elenco.

Arte e comédia

Carmem Moretzsohn é jornalista e atriz, com mais de 30 anos de carreira. Carmem confessa pouca frequência em frente à televisão, mas isso não quer dizer que ela fique longe de seriados ou talk shows. “Assisto mais a seriados na Netflix ou no Net Now. Gosto de Merlí, uma série Catalã que fala bastante de filosofia. Os atores são bons. Também acompanho Lie to me”, conta Carmem.

Crédito: Reprodução/Internet. Cena da série Merlí
Crédito: Reprodução/Internet. Cena da série Merlí

Entre os canais a que assiste, ela destaca o Arte 1. O programa Magazine Arte 1 com The New York Times, apresentado por Marina Person, chama a atenção da atriz. O Arte 1 em movimento, apresentado pela jornalista Gisele Kato, também faz parte do repertório televisivo de Carmem, assim como o seriado Tapas e beijos, com Andreia Beltrão e Fernanda Torres, que está sendo reprisado no canal Viva.

Temporada final

A chef Lídia Nasser, responsável por empreendimentos gastronômicos de renome em Brasília, como Empório Árabe, Dolce Far Niente e MaYuu Sushi, costuma assistir a jornais pela manhã antes de ir trabalhar e acompanha as séries Grey’s anatomy e CSI. “Assisto a Grey’s anatomy no Sony, em que está passando a última temporada”, informa Lídia. A chef admite assistir a programas de gastronomia com pouca frequência. “Gosto do Masterchef, mas, como convivo com isso, prefiro assistir a outras coisas.” afirma a chef.

Crédito: Sony/Divulgação. Grey's anatomy foi a série escolhida da chef
Crédito: Sony/Divulgação. Grey’s anatomy foi a série escolhida da chef

Comentários nas redes sociais

O guitarrista da banda Scalene, Tomás Bertoni, afirma que entre os seriados favoritos dele está Rick e Morty, desenho animado com as duas primeiras temporadas disponíveis na Netflix. Também assiste a alguns documentários e gosta de Big little lies, série da HBO que venceu 4 Globos de Ouro e 8 Emmys. O drama com Nicole Kidman gerou comentários de Tomás nas redes sociais.

Big Little lies, da HBO
Big Little lies, da HBO

O jovem admite que não leva muito jeito com tecnologia e assume um gosto particular por fins de filmes. “Na hora de dormir, eu ligo a televisão em um daqueles canais que passam muitos filmes e pego um que esteja mais ou menos na metade. Deixo passando até a hora de dormir”, confidencia.

De novo!

A sambista Dhi Ribeiro conta que é uma apreciadora da televisão, mas que é necessário saber procurar e usar o aparelho de forma adequada. Ela conta que acompanha séries e assiste a filmes de aventura, ficção e biografias de artistas. Entre os preferidos dela estão a cinebiografia de Ray Charles, Ray, e o drama Estrelas além do tempo. “Eu repito muito os filmes. Aqueles que me marcam, sempre assisto de novo”, conta a cantora.

Gosto de infância

Daniel Toys é artista urbano. Sua programação na tevê é um misto do que há de disponível. A maior parte do que consome, hoje, vem da internet. Nas horas de descanso, Daniel tem relembrado filmes da infância e adolescência vagando pelo Netflix: “Tenho visto muitos desenhos e obras do Tim Burton”.

Ele conta que gosta de acessar vídeos enquanto pinta, mas não é para ver. “Eu coloco e só ouço. Quase sempre alguma entrevista ou algo que possa me dar mais cultura”, diverte-se. O YouTube lidera os acessos de Toys, que também gosta de assistir a clipes de música. “Quando estou em casa, às vezes assisto a novelas”, admite.

*Estagiários sob a supervisão de Vinicius Nader