Chico Anysio como Professor Raimundo em Escolinha do Professor Raimundo
Crédito: Isac Luz/Divulgação

Relembre cinco personagens marcantes de Chico Anysio

Publicado em Lista

Já são cinco anos sem Chico Anysio e só o que temos é saudade! Em homenagem ao ator, hoje lembramos de personagens marcantes de Chico Anysio, como Alberto Roberto e Professor Raimundo

Chico Anysio sempre foi e sempre será a cara do humor da televisão brasileira. Muito antes de Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho darem as cartas na comédia nacional, o cearense estava na tevê fazendo imitações e criando personagens marcantes.

Há cinco anos, Chico Anysio morreu e deixou muitas saudades e também um legado imenso na história da televisão. Ao longo da carreira, o humorista colecionou mais de 100 personagens. Em homenagem ao comediante e para diminuir um pouco a nossa saudade, o Próximo Capítulo reúne cinco personagens marcantes de Chico Anysio.

Personagens marcantes de Chico Anysio

Professor Raimundo

Humorista Chico Anysio em cena do programa Escolinha do Professor Raimundo.
Crédito: Arquivo/TV Globo

“E o salário, ó!” e “É vapt, vupt!” estão entre  os bordões mais conhecidos de Chico Anysio. Eles eram entoados por Raimundo Nonato Canavieira, um típico professor brasileiro, mal remunerado, mas que amava dar aula, em Escolinha do Professor Raimundo. O personagem e o programa fizeram tanto sucesso, que, em 2015, o canal Viva e a Rede Globo firmaram uma parceria para criar uma nova versão. No reboot, o papel de Raimundo ficou para o filho de Chico Anysio, o ator Bruno Mazzeo.

Alberto Roberto

Chico Anysio como Alberto Roberto
Crédito: Isac Luz/Divulgação.

Para viver Alberto Roberto, Chico Anysio colocava uma touca de renda na cabeça, roupas espalhafatosas e ia para a mesa de entrevistas. O personagem era um ator e apresentador de talk-show que tinha um ego enorme e perguntava diversas vezes aos entrevistados “por quê?”. A última exibição do personagem foi no humorístico Zorra total.

Painho

Chico Anysio em Painho
Crédito: Alex Carvalho/Divulgação

Painho, o Ruy de Todos os Santos, era o pai de santo favorito da alta sociedade baiana. Cabia a ele jogar os búzios e dizer o futuro e a sorte de cada um. Cheio de bordões, Painho dizia coisas como, “Aff! Tô morta!”, “Eu sou doido por essa neguinha” e “Ai, que dor nos quartos”.

Coalhada

Chico Anysio como Coalhada
Crédito: Reprodução/Internet

Neymar? Ronaldinho? O grande craque do futebol brasileiro foi mesmo Otávio Arlindo Antunes do Nascimento, o Coalhada. Quer dizer, isso era o que ele pensava. Apesar de ser um grande perna de pau, Coalhada se achava uma estrela do futebol nacional, graças à mãe e ao empresário Bigode.

Popó

Chico Anysio como Popó
Crédito: Alex Carvalho/Divulgação

“Alpamerindo, você é idiota!”. O museólogo aposentado Popó diz ter conhecido pessoas que nasceram há mais de 300 anos. Ele, inclusive, tem 364 anos. Quer dizer, 91, porque como nasceu em 29 de fevereiro só comemora o aniversário de quatro em quatro anos.

Continua com saudade? Pois a gente te ajuda! O canal Viva exibe hoje, a partir das 20h, uma homenagem a Chico Anysio. A programação começa com Escolinha do Professor Raimundo. Depois, às 22h30, a emissora transmite uma edição especial de Chico city.