crianças

Pequenos grandes astros: Conheça crianças e adolescentes que se destacam na TV

Publicado em Entrevista

Crianças e adolescentes se destacam no elenco de novelas e minisséries com performances dignas de gente grande

Por Adriana Izel
Vinicius Nader

A presença de crianças no elenco de novelas e minisséries sempre é motivo de comentários que remetem à fofura dos pequenos e dos mais grandinhos também. Mas, cada vez mais, eles assumem personagens de maior importância, transformando o que era só brincadeira em trabalho como de gente grande, o que não impede de ser divertido.

“É claro que um trabalho não vai ser 100% brincadeira porque tem as responsabilidades, mas acaba sendo bem mais tranquilo até porque é um elenco bem gostoso de gravar. Todo mundo ali é praticamente nossa segunda família, as coisas ficam bem mais leves”, afirma Bela Fernandes, a Felipa de As aventuras de Poliana, novela do SBT.

Bela é apenas uma das crianças que se destacam em novelas que estão no ar. Além de As aventuras de Poliana, há bons representantes em Bom Sucesso (novela das 19h da Globo), Topíssima (novela da Record) e quem deixou saudades após o fim de Órfãos da terra, novela substituída por Éramos seis, cuja primeira fase está recheada de talentos mirins. Conheça alguns nomes que podem ser bem falados no futuro!

Arquivo pessoal/Divulgação. Atriz Bela Fernandes.

Bela Fernandes
Atriz, cantora, compositora, apresentadora, youtuber e modelo. Aos 15 anos, Bela Fernandes, a Felipa de As aventuras de Poliana, é tudo isso e jura que não se cansa e que sobra tempo, embora não muito, para aproveitar os amigos e a adolescência.

“Mesmo com toda essa correria, eu tenho um tempo pra ser eu mesma. É um tempo que me desligo das redes sociais, que curto com meus amigos. De muitas coisas a gente acaba tendo que abrir mão, mas, se é o que a gente gosta de fazer, está tranquilo. Às vezes tem uma festa que não consigo ir porque tenho evento, mas sempre dou um jeito. Qualquer folga para mim é motivo de fazer festa e viajar, sair… Às vezes em plena quarta-feira chamo meus amigos para ter um tempinho com eles”, garante, em entrevista ao Correio.

Viver uma vilã na novelinha juvenil tem sido um aprendizado para Bela, que não tem muito a ver com a personagem. “Acho que nós somos muito opostas. O que eu teria de mais parecido é a personalidade. A Felipa é uma pessoa de personalidade forte e eu também sou bastante. Outra questão é a das redes sociais. A Felipa está sempre falando com os seguidores dela. Eu confesso que sou bem viciadinha, estou sempre no Instagram”, afirma, aos risos a jovem atriz que já sabe muito bem a carreira que seguirá quando o ensino médio estiver completo.

Crédito: Globo/João Cotta. Ator João Bravo como Peter na novela Bom Sucesso.

João Bravo
Aos 10 anos, João Bravo não é um estreante na tevê. O Peter de Bom Sucesso já havia chamado a atenção desde a estreia, o Dedé de A força do querer (2017). De lá pra cá, ele ainda emocionou em Ilha de ferro, minissérie cuja primeira temporada está no Globoplay, e esteve na primeira fase de Verão 90 (2018) como João Guerreiro.

João faz parte de uma geração de bons atores mirins, que fogem do tatibitate infantilizado. Em Bom Sucesso, as tiradas engraçadas de Peter divertem a mãe dele, Paloma (Grazi Massafera), e o público de casa.

Crédito: Globo/João Cotta. Atriz Valentina Vieira como Sofia na novela Bom Sucesso.

Valentina Vieira
Ao contrário do colega de novela João Bravo, Valentina Vieira estreia na televisão como a Sofia de Bom Sucesso. A atriz de 10 anos vive a neta de Alberto (Antonio Fagundes) e filha de Mariana (Fabíula Nascimento). Introspectiva e apaixonada por literatura, Sofia tem uma relação delicada com Peter, de quem se torna amiga e confidente.

A menina tem chamado a atenção não só pelo talento, mas também pelo estilo. A personagem tem nuances dramáticas, como quando cobra atenção da mãe, mas adora se comportar como uma minifashionista.

Credito: Manoel Araujo/Divulgaçao. Atriz mirim Duda Pimenta.

Duda Pimenta
A jovem Duda Pimenta, 13 anos, é outra atriz mirim que se destaca no elenco de As aventuras de Poliana. Na atração do SBT, ela interpreta Kessya, filha de Gleyce (Maria Gal) e Ciro (Nando Cunha), uma menina cheia de atitude que sofre na mão de Felipa por conta do preconceito. “A Kessya é uma menina incrível, que tem uma família linda e batalhadora. Ao longo da novela, ela foi ficando ainda mais confiante para buscar seus sonhos”, analisa.

O convite para integrar a novela veio por conta do sucesso da garota nas redes sociais, onde acumula mais de 2,7 milhões de seguidores, e também pela passagem no programa O zoo da Zu, do Discovery Kids. Para a menina, se preparar para Kessya foi alto natural. “Assim como eu, ela é uma amiga fiel, é estilosa, adora dançar, protege a família e batalha pelos seus sonhos”, completa.

Sobre a carreira, ela conta que o importante é equilibrar a rotina. “Quando a gente faz o que gosta, tudo se encaixa. Estudo de manhã, saio da escola, almoço e já vou direto para o SBT. Normalmente gravo de segunda a sábado. Uso os meus domingos e minhas folgas para estudar, sair com os amigos, ir ao cinema…”, revela.

14/03/2019. Credito: Selmy Yassuda/Divulgação. Ator mirim Rafael Sun.

Rafael Sun
Do elenco da novela recém-encerrada Órfãos da terra, o ator Rafael Sun, 12 anos, chamou atenção como o personagem Artuzinho na trama, filho caçula de Aline (Simone Gutierrez) e Caetano (Glicério do Rosário). Ao longo do folhetim, teve que interpretar cenas complicadas, como a de um sequestro sofrido pelo personagem. Na cena em questão, atuou ao lado de Eliane Giadini, que vivia a avó dele, Rânia.

Rafael Sun esteve em Novo mundo, como Joaquim. Também participou de Os dez mandamentos, da Record, em que viveu o personagem Eleazar. O ator mirim deu início a carreira com apenas 7 anos, atuando em musicais e espetáculos de teatro.

Credito: Record/Divulgação. Atriz mirim Myrella Victoria.

Myrella Victoria
Quando tinha apenas um ano, Myrella Victoria fez o primeiro trabalho artístico: um filme especial de 50 anos da bossa nova para uma empresa de telefonia. A partir daí, não largou mais o ofício. Com apenas 13 anos, apresenta um currículo de dar inveja a muito ator. Aos 5, fez a novela Cheias de charme, em que viveu a pequena Rebeca. Depois fez participações em Dona Xepa, O grande Gonzales e Contrato vitalício. Em 2016, entrou para o folhetim bíblico A Terra Prometida e emendou trabalhos na Record: em Jesus, como Talita, e depois em Topíssima, como Jade Medeiros, filha de André (Sidney Sampaio).

“Esse foi o meu primeiro papel importante em novela contemporânea. Em Cheias de charme, entrei no meio da novela. As outras produções eram de época. Em Jesus, eu fiz a Talita, uma jovem que sofria paralisia cerebral, morria e depois ressuscitava”, lembra. Agora, como Jade ela volta a fazer cenas impactantes. Dessa vez, de um sequestro, assim como Rafael Sun. “Eu já tinha atuado com o Sidney em A Terra Prometida. Tem sido muito legal atuar com ele, porque como ele já tem mais experiência, me ajuda quando preciso”, revela.

Mesmo fazendo parte de uma novela, Myrella diz que dá para conciliar a vida escolar e a artística. “Não é muito difícil. Eu não gravo todos os dias”, conta. Para viver Jade, ela disse que se inspirou nela mesma. “Somos muito espontâneas. E ela gosta de cozinhar, como eu”, completa.

Eles cresceram!

Quem disse que atores mirins não seguem a carreira ou caem no esquecimento? Confira alguns nomes que começaram criança e estão até hoje na telinha!

Mel Maia — Mel poderá ser vista, a partir de amanhã, em duas fases da carreira. A adolescente de 15 anos vive Cássia, filha de Agno (Malvino Salvador) e Lyris (Deborah Evelyn) em A dona do pedaço. E ela encantou o país como Rita, nos primeiros capítulos de Avenida Brasil, novela de 2012 que volta no Vale a pena ver de novo.

Bruna Marquezine — A jovem estrela das novelas e das redes sociais tem 24 anos, mas a gente a acompanha há tanto tempo na televisão que pensa que a idade é maior. A atriz conquistou a audiência de Mulheres apaixonadas (2003), em que chorou rios como Salete. Até agora foram várias novelas, como a mais recente, Deus salve o rei (2018), em que foi uma das protagonistas.

Isabela Garcia — Pouca gente lembra que Isabela Garcia começou novinha na tevê. Aos 6 anos, ela foi Clara em O semideus (1973). Muitos trabalhos vieram depois, como Pai herói (1979), Água viva (1980) até a primeira protagonista, a Ana de Bebê a bordo (1988). Mais recentemente, Isabela teve uma das melhores performances da carreira como a enigmática Judith de O sétimo guardião (2018).

Selton Mello — Em cartaz como o psicólogo Caio de Sessão de terapia (Globoplay) e prestes a voltar às novelas como Dom Pedro II em Nos tempos do imperador (novela prevista para 2020, no lugar de Éramos seis), Selton é um dos atores mais festejados da geração dele. A estreia em novelas foi sem muito destaque em Dona Santa, na Band, aos 9 anos. Os mais saudosos lembram dele, ainda menino, em Corpo a corpo (1984), e jovem como Bruno em Pedra sobre pedra (1992).

Bruno de Luca — Hoje mais famoso como apresentador do Vai pra onde?, no Multishow, Bruno começou como ator, com uma carinha de sapeca irresistível. Ainda menino, esteve em Fera ferida (1993) e em cinco temporadas de Malhação (entre 1995 e 1999), quando despontou.

Marcelo Faria — Sabe aquela história de que filho de peixe, peixinho é? Pois é. Marcelo é filho de Reginaldo Faria, um dos precursores da teledramaturgia brasileira. E não teve por onde fugir: estreou na minissérie A máfia do Brasil (1984), aos 13 anos, mas apareceu para o grande público mesmo no ano seguinte, em Top model. A novela mais recente dele foi Orgulho e paixão (2018), na qual repetiu a parceria com Gabriela Duarte, iniciada em Top model.