To All The Boys: P.S. I Still Love You To All The Boys: P.S. I Still Love You - Noah Centineo, Lana Condor - Photo Credit: Netflix / Bettina Strauss

Para todos os garotos: PS. Ainda amo você: As diferenças entre o livro e o filme

Publicado em Filmes

Em 12 de fevereiro, a Netflix lançou a sequência Para todos os garotos: PS. Ainda amo você. Apesar de inspirado no livro, o segundo filme tem muitas diferenças da história escrita por Jenny Han nas páginas

É natural que uma adaptação de uma história literária para o audiovisual passe por mudanças. Algumas são mais fiéis, outras ganham toques bastante distintos das páginas dos livros. A trilogia da norte-americana Jenny Han para as telas sofreu muitas transformações em sua sequência Para todos os garotos: PS. Ainda amo você, que estreou em 12 de fevereiro na Netflix.

O Próximo Capítulo assistiu ao filme e depois leu o livro para fazer uma comparação entre as histórias. E a gente avisa: a condução da narrativa é igual, porém os caminhos até ela são diferentes. Veja a seguir os principais pontos de diferença entre o segundo longa-metragem e a segunda obra de Jenny Han.

O conteúdo abaixo contém spoilers (confira aqui nossa crítica sem spoilers!)

Para todos os garotos: As diferenças do livro

1. O ponto em que está a história

O primeiro filme da franquia Para todos os garotos traz um enredo que é abordado apenas no segundo livro: o vídeo de Peter Kavinsky (Noah Centineo) e Lara Jean (Lana Condor) no ofurô. Esse é o grande tema do início do segundo livro. Enquanto no segundo filme, tudo começa a partir da resposta da carta de John Ambrose (Jordan Fisher), assunto que só é abordado na sequência literária praticamente na metade, na página 142 — o livro tem 298 páginas.

2. A relação de Peter e Lara

Uma das cenas mais importantes do segundo filme é o primeiro encontro oficial de Peter e Lara Jean como um casal. No longa é em um restaurante chique, enquanto, no livro, isso acontece antes do vídeo do ofurô e é num cinema, quando eles ainda esbarram com Gen (Emilija Baranac).

Crédito: Netflix / Bettina Strauss

Seguindo algo do primeiro livro e do primeiro filme, a sequência literária mostra que Peter e Lara fazem um contrato de namoro. Isso não é abordado no filme. Há apenas aquela promessa de que não vão quebrar o coração um do outro. A reação de Peter à resposta da carta de John Ambrose também é bem diferente porque Lara não faz mistério, ela conta de cara o que está acontecendo.

3. John Ambrose

O personagem inserido no segundo filme para disputar o coração de Lara Jean é bastante diferente no livro. A primeira questão é a característica física. Na obra literária, John Ambrose é loiro e tem olhos claros.

Crédito: Netflix / Bettina Strauss

Além disso, no livro, ele é apresentado como bisneto de Stormy (Holland Taylor) e é por isso que vai até Belleview. Não por ser voluntário como Lara Jean.

O livro também dedica muito mais tempo à relação entre John e Lara, criando um laço mais forte e mostrando ao leitor que os dois têm muito em comum, além de um passado: eles chegaram a se beijar na adolescência.

4. A dinâmica dos Covey

No segundo filme, Margot (Janel Parrish) praticamente não aparece. No livro, a irmã de Lara ainda está muito presente, inclusive, um dos conflitos dela está na história. Se o segundo longa ignora completamente o drama Margot, Lara e Josh (Israel Broussard), isso é diferente na obra literária. O término de Margot e Josh é um dos assuntos do início do livro, assim como a relação de Lara e Josh.

Crédito: Netflix / Bettina Strauss

A vizinha Trina (Sarayu Blue) também ganha muito mais espaço no livro. Ela se aproxima dos Covey graças à chegada de um novo membro na família: um cachorrinho. Ela ajuda Kitty (Anna Cathcart) a adestrar o animal e é, a partir daí, que a caçula bola a ideia de juntá-la com o pai, vivido por John Corbett. A personagem, inclusive, tem um diálogo muito interessante com Lara quando ela e Peter terminam. A cena chegou a ser gravada, como admitiu Lana Condor em entrevista à imprensa, mas acabou sendo cortada na edição final do filme.

5. Festa da cápsula do tempo e jogo de “pega pega”

Crédito: Netflix / Bettina Strauss

No filme, o elo entre os personagens é a festa da abertura da cápsula do tempo. No livro também, porém, há uma mudança muito grande que é a questão do jogo de “pega pega”. É uma dinâmica meio boba que acontece na festa, em que os personagens tiram um nome em um sorteio e cada um eles têm que eliminar o outro do jogo. O vencedor tem direito a um desejo. É nesse enredo que Lara se aproxima ainda mais de John Ambrose e também que confronta Gen.

6. As semelhanças

Apesar de muitos detalhes diferentes, Para todos os garotos: PS. Ainda amo você tem exatamente a mesma premissa: mostrar Lara Jean em dúvida entre Peter e John e, no final, acabar escolhendo um deles. O caminho é que passa por algumas mudanças. A maior parte delas é acertada, por dar mais dinâmica ao filme.

Um aspecto muito interessante é que o filme utiliza alguns diálogos exatamente iguais aos dos livros. Isso é muito legal. É bacana identificar falas tão importantes e primordiais da obra literária sendo reproduzidas na tela.