Bruno Gagliasso como Gabriel em O sétimo guardião
bruno_leon Posse de Gabriel pode deixar O sétimo guardião sem aposta Bruno Gagliasso como Gabriel em O sétimo guardião

Ou vai ou racha! Será que depois da posse do sétimo guardião a novela deslancha?

Publicado em Novela

Posse de Gabriel em O sétimo guardião inaugura uma nova fase na novela de Aguinaldo Silva. Agora é ame-a ou deixe-a!

Quando a novela O sétimo guardião estreou o grande mote para os personagens era quem seria o guardião-mor da confraria que protege uma fonte de água em Serro Azul. Nós, do público, já sabíamos que era Gabriel (Bruno Gagliasso) o escolhido. Agora, os outros guardiões também sabem e Gabriel já tomou posse. Pronto! A novela acabou?

Se acabou foi antes mesmo de começar porque vamos combinar que O sétimo guardião teve uma boa primeira semana, mas parou e nunca mais andou. Com o fim do principal mistério, corre o risco de parar de vez. Para que isso não aconteça o autor Aguinaldo Silva bem que poderia investir em outros núcleos. Quem sabe?

Antes de dizer quem eu acho que tem essa pinta de salvador, vai aí uma ressalva: a cena da posse de Gabriel era uma das mais esperadas dessa primeira metade da trama. Não tinha que ser mais caprichada?

O texto, ponto alto de Aguinaldo, não esteve à altura da ocasião. Com extremo didatismo, o autor aproveitou que era a primeira ação do padre Ramiro (Ailton Graça) para explicar tim-tim por tim-tim o que estava acontecendo. Faltou lembrar que aquela não era a nossa estreia.

Além disso, Ramiro levou a solenidade para um estranho tom cômico. Não combinou. Assim como não combinou a fotografia, que já é escura naquele cenário por ser uma gruta. Mas a cena foi mais escura ainda ー não sei se pelo fato de o personagem estar nu (aliás, não vi propósito nenhum de Gabriel estar pelado) e quererem preservar o ator – ou se era um jeito de realçar a necessária mudança de cor da água.

Bruno Gagliasso em cena de O sétimo guardião
Fotografia escura atrapalhou cena crucial de O sétimo guardião

A edição picotada, com cenas de Marcos Paulo (Nany People) invadindo a gruta e da tentativa de assassinato do gato Leon por Valentina (Lília Cabral) intercalando o grande momento, também não ajudou.

Três personagens que podem salvar O sétimo guardião!

Mirtes, sempre ela!

 

Elizabeth Savalla como Mirtes
Mirtes (Elizabeth Savalla)

O bom momento de Elizabeth Savalla como Mirtes será sempre assunto por aqui! A atriz está deitando e rolando como a grande vilã de O sétimo guardião. E a trama dela deu mais uma guinada, o que é ótimo para a personagem.

Antes, o alvo principal da beata era a nora, Stella (Vanessa Giácomo, que aproveita bem as poucas cenas que tem). Mirtes armava uma armadilha atrás da outra para que a moça, que é alcoólatra, caísse em tentação.

Agora, ela está mais voltada para Jurandir, o religioso vivido com surpreendente graça por Paulo Miklos. Apaixonado pela guardiã e esotérica Milu (Zezé Polessa), Jurandir se entrega, deixando Mirtes enlouquecida. Pensa que ela vai deixar isso barato? Parece até que rola um ciúme de Mirtes aí…

Valentina tornar-se uma vilã engraçada

Que Lília Cabral é uma grande atriz não resta a menor dúvida. O que está posto em xeque é se Valentina é uma personagem à altura dela. Até agora não tem sido.

Era para a empresária ser a grande vilã de O sétimo guardião, mas nem o gato Leon tem medo dela. Uma saída pode ser retomar o início da personagem, quando Lília recebia inspiradas pérolas cômicas de Aguinaldo. Comediante de mão cheia, Lília tem talento e potencial para marcar época como uma vilã cômica.

O passado de Murilo ser interessante

Eduardo Moscovis como Murilo em O sétimo guardião

Não sabe quem é Murilo? É o homem em quem o gato Leon se transformou. É… O sétimo guardião é uma novela de realismo fantástico, lembra? Até agora a gente sabe que ele era um guardião-mor que foi punido por passar a noite com uma mulher, que tudo indica ser Neide (Viviane Araújo).

Certamente aí está a chave para o passado de Luz (Marina Ruy Barbosa, em um dos piores momentos da carreira), que provavelmente é filha de Neide e Murilo, mas não sabe. As pistas já foram dadas: Luz e Neide se emocionam e passam mal ao se conhecer e o avô da menina, Sóstenes (Marcos Caruso), desmaia ao ver Murilo em forma de gente pela primeira vez.

Aí tem muito pano pra manga. Será que Sóstenes sabia que Murilo e Leon eram a mesma criatura? Como Luz foi parar com Sóstenes ー a teoria apresentada até agora não convence nem a própria Luz. Teria Sóstenes alguma ligação com os guardiões?