Priscila Fantin, Bianca Rinaldi e Maytê Piragibe dividem o mesmo personagem em Os Bollagattos
bolla_gatos Priscila Fantin, Bianca Rinaldi e Maytê Piragibe dividem o mesmo personagem em Os Bollagattos Priscila Fantin, Bianca Rinaldi e Maytê Piragibe dividem o mesmo personagem em Os Bollagattos

Audionovela Os Bollagattos estreia nesta quinta-feira na plataforma Ubook

Publicado em Novela

Mesclando ousadia e tradição, projeto Os Bollagattos estreia com ares de radionovela policial. Ficou curioso? Escute um trecho!

Estamos em 2018. Você se vê ligando o rádio ou acessando o ipod para ouvir uma novela inédita? Isso mesmo! Ouvir uma novela. Com misto de nostalgia e ousadia, a LAfilms.tv, a Ubook e a Rádio Blá estreiam Os Bollagatos, audionovela dirigida e escrita por Luis Antonio Pereira e estrelada por nomes como Priscila Fantin, Bianca Rinaldi, Paloma Bernardi, Maytê Piragibe e André Ramiro. Os assinantes da plataforma Ubook terão acesso a um novo capítulo toda quinta-feira, a partir das 17h. Cada episódio tem, em média, 30 minutos de duração. Doze dias depois da estreia, Os Bollagatos chega a à Blá FM, às 22h.
A áudio novela conta, em 15 capítulos de cerca de 30 minutos cada, a história do clã dos Bollagattos, que comanda o crime no Rio de Janeiro de 1945. “É uma história deliciosa que se passa no pós-guerra. A família italiana controla o tráfico do Rio de Janeiro como se fosse a máfia e, assim, controla a política também”, conta o autor Luis Antônio Pereira, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Embora Os Bollagattos seja uma trama de época, há pontos contemporâneos tratados ali, além da própria questão da relação entre o tráfico e a política. “Quis colocar mulheres no comando da família para mostrar o empoderamento. As mulheres sempre foram bem mais fortes que nós, homens. Fiz uma inversão que traz os homens fazendo tarefas que estamos acostumados a ver em homens, como cuidar das crianças” diz Luis Antonio.

Raquel Fabri vive a matriarca italiana em Os Bollagatos
Raquel Fabri vive a matriarca italiana em Os Bollagatos

À frente da família está a matriarca Vitória Bollagatto (Raquel Fabbri), que sofre um atentado logo no início da trama. Com isso a filha dela, Miguela (Priscila Fantin, Bianca Rinaldi e Maytê Piragibe, que se revezam no papel de acordo com a passagem do tempo), assume as rédeas dos negócios e acaba se tornando mais temida do que a própria mãe. A outra filha de Vitória, Santina Bollagatto (Paloma Bernardi), divide com Miguela o mando das operações.

Se você acha que audionovela é coisa do passado, precisa rever os próprios conceitos. “É claro que o conceito é o mesmo dos clássicos da década de 1950, mas hoje temos a tecnologia a nosso favor. Gravamos tudo e colocamos o som ambiente mais tarde, usando vários recursos modernos, o que nos ajuda a prender a atenção do público”, afirma Luis Antonio. “O público de hoje é exigente e acostumado com qualidade, então tivemos que buscar o som perfeito, por exemplo”, completa. Ficou curioso? Ouça aqui um trecho da novela!

Reparou que você deve conhecer vários dos nomes do elenco de novelas da televisão? O diretor Luis Antonio Pereira conta que se surpreendeu com a aceitação dos atores ao projeto, quase sempre imediata. “Assim que soube que o projeto ia rolar, falei com a Priscila Fantin e ela topou na mesma hora. Todo mundo que eu fui ligando foi se encantando em fazer uma audionovela. Em uma hora eu tinha o elenco todo fechado”, relembra o diretor. Ele ainda diz que, quando as gravações acabaram, o clima era de saudades, pois é um trabalho que permite ao ator improvisar, criar mais.

“A Bianca Rinaldi estava com olhos cheios d’água quando acabou, emocionada. A Maytê Piragibe disse que queria mais”. Luis também quer mais. O autor e diretor gostou da experiência ー um sonho acalentado por ele desde a década de 1990, na verdade, “mas aí veio o Collor, né…” ー e quer repetir, com novas histórias. O desfecho de Os Bollagattos, segundo ele, não permite outra temporada, mas criatividade para tramas inéditas não falta!