Eduardo Stelblich e Fernanda Lima
Crédito: Ellen Soares/Divulgação

Opinião: Amor & sexo discute feminismo na estreia

Publicado em Programas

Em sua 10ª temporada, Amor & sexo retorna à programação das quintas da Rede Globo prometendo discutir ainda mais temas tabus. A estreia trouxe o feminismo como temática

Talvez, o público masculino não vá entender a boa repercussão que o primeiro episódio da nova temporada do programa Amor & sexo, da Globo, teve entre as mulheres. Mas eu posso tentar explicar. Tudo que senti ao assistir a estreia da atração se resume nessa frase: “que bom que eu vivi para ver o feminismo ser exposto na televisão aberta da forma mais verdadeira”.

Eu sabia que essa temporada de Amor & sexo seria boa. Só não imaginava o quanto. Eu também sabia que o episódio de estreia tinha potencial, assim que Fernanda Lima apareceu no palco do programa cantando Piranha, de Alípio Martins, ao lado de Karol Conká e Gaby Amarantos, duas cantoras que representam diversidade. Mas mesmo assim, eu não imaginava o quanto.

Amor & sexo sempre foi uma produção que debateu temas tabus, a começar pelo próprio sexo. Fernanda Lima e todo o elenco revelaram em entrevistas que essa temporada falaria ainda mais sobre igualdade e diversidade. E o episódio de estreia trouxe a exposição do feminismo, esse bichinho de sete cabeças que faz tanta gente ser criticada e criticar. A apresentadora fez questão de explicar do que se trata o feminismo: igualdade entre homens e mulheres.

Feminismo em Amor & sexo

Elenco de Amor & sexo queimando sutiãs.
Crédito: Ellen Soares/Divulgação. Elenco de Amor & sexo queimando sutiãs.

Para isso, colocou todo elenco feminino do programa para queimar sutiãs e, com eles, colocar fogo em frases como “se está de roupa curta merece ser estuprada”. Explicou várias das lutas das mulheres, inclusive, exemplificando as diferenças, como as demandas das mulheres negras e homossexuais. Deixou o elenco masculino sem poder falar por um tempo, uma referência ao silêncio imposto durante muito tempo as mulheres. E usou a presença do ator Eduardo Stelblitch, novo reforço da bancada do Amor & sexo, que vem de um programa, que ele mesmo considerou machista em entrevista, para passar por uma desconstrução.

Já não bastasse tudo isso, Amor & sexo trouxe ainda mais polêmica. Fernanda Lima derrubou a frase “bela, recatada e do lar” ao dizer que “belas e recatadas também são estupradas, inclusive, por seus maridos”. Explicou o que é a Marcha das Vadias. Gaby Amarantos refez o funk Elas estão descontroladas, de Tati Quebra Barraco: “Elas são feministas e empoderadas, elas não estão descontroladas”. Teve debate sobre o clitóris e o prazer feminino. E ainda a presença de Elza Soares.

Fernanda Lima e Elza Soares em Amor & sexo
Crédito: Ellen Soares/Divulgação. Fernanda Lima e Elza Soares em Amor & sexo.

Amor & sexo ousou ao discutir o feminismo de forma tão verdadeira na televisão. Que bom. Vida longa ao programa. Volte sempre, Fernanda Lima.

Serviço
Amor & sexo é exibido às quintas, após o BBB 17, na Rede Globo. A íntegra do programa desta quinta está disponível para assinantes da Globo. Assista aqui.