Alice Wegmann tem o papel da vida dela em Onde nascem os fortes
Onde Nascem os Fortes Alice Wegmann tem o papel da vida dela em Onde nascem os fortes Alice Wegmann tem o papel da vida dela em Onde nascem os fortes

Onde nascem os fortes tem o sertão como personagem. Conheça a série!

Publicado em Novela

Supersérie Onde nascem os fortes traz Patrícia Pillar, Alexandre Nero e Alice Wegmann em trama movida pelo amor.

Boa Vista, Paraíba ー “O sertão é um dos protagonistas deste trabalho, não aparece apenas como pano de fundo.” O aviso é do diretor José Luiz Villamarim, que comanda os sets de Onde nascem os fortes, série escrita por George Moura e Sergio Goldenberg que a Globo estreia amanhã, após a novela O outro lado do paraíso. Prevista para ter 53 capítulos, a série repete a parceria entre autores e diretores, vista também em O canto da sereia (2013), O rebu (2014) e Amores roubados (2014).

A ligação de Onde nascem os fortes com o sertão começa com as locações escolhidas para as gravações, no interior paraibano, cenário em que está instalada a fictícia cidade Sertão ー nome também do local onde se passa a ação de Amores roubados.

“O sertão serve como base para que sejam desenvolvidas as três forças que movem a história: a terra, o céu e o coração”, afirma George, que assina, pela primeira vez uma trama original para a tevê. “É mais desafiador, mas é mais gostoso também. A gente mexeu bastante nos textos originais anteriores, mas, agora, a responsabilidade é toda nossa”, afirmou, em entrevista ao Correio.

As forças

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O coração de Onde nascem os fortes é representado por Maria (Alice Wegmann), menina que vai de Recife a Sertão para fazer uma trilha de mountain bike com o irmão gêmeo, Nonato (Marco Pigossi). O rapaz se envolve numa briga num bar com o empresário Pedro Gouveia (Alexandre Nero), é espancado por ele e pelos seguranças dele e some. A busca pelo irmão é o que vai mover Maria e a mãe dela, Cássia (Patrícia Pillar), que vai para a região para acompanhar de perto as investigações pelo sumiço do filho.

“Maria tem uma força incrível. É uma heroína feminista e moderna no sertão. Uma Maria Bonita do nosso tempo, que vai querer fazer justiça pelas próprias mãos e será capaz até de matar para se defender”, define Alice, que sabe da responsabilidade que tem pela frente e classifica esse como o papel da vida dela. “Estar no sertão para fazer esse trabalho é incrível e nos ajuda muito na composição dos personagens. Sentir o vento, o silêncio daqui me emociona a cada cena”, conta Alice, que, sob o sol do sertão paraibano, corre, salta e se joga no chão, resistência física herdada dos tempos em que era atleta de ginástica olímpica.

A terra é representada por Pedro, empresário ambicioso que comanda a fábrica de bentonita que movimenta a economia de Sertão. Ele torna-se inimigo de Maria por que ela tem coragem de enfrentá-lo tanto para descobrir o que aconteceu com Nonato como para poder ficar com Hermano (Gabriel Leone), por quem ela se apaixona sem saber que é filho dele.

Já o céu é representado pelo núcleo do Lajedo dos anjos, espécie de lugar sagrado que recebe os moradores de Sertão e é comandado por Samir (Irandhir Santos). O braço direito dele é Aldina, defendida pela brasiliense Camila Márdila.

“O lajedo é um lugar mais do que religioso, ele é espiritual. É onde as pessoas vão em busca de se entender por meio das palavras, do diálogo. É uma necessidade que todos nós temos dentro de nós hoje em dia”, afirma Camila, traçando um paralelo com realidade.

O clipe apresentado à imprensa no lançamento de Onde nascem os fortes ainda dá destaque a outros dois personagens. Pai e filho, Ramiro (Fábio Assunção) e Ramirinho (Jesuíta Barbosa) prometem dar o que falar. O primeiro é o juiz de Sertão e oferece ajuda a Cássia para desvendar o mistério sobre o sumiço de Nonato. Os dois acabam se apaixonando e formando um triângulo amoroso, que ainda envolve Pedro Gouveia.

Ramirinho é filho único de Ramiro, mas a relação dos dois não é das melhores. Para se encontrar consigo mesmo e se libertar, o rapaz tem uma profissão escondido: ele se transforma em Shakira do Sertão e se apresenta numa boate da cidade vizinha. O repertório de Shakira é eclético e inclui uma versão pop-dançante para O amor e o poder e outra para Mal-necessário, do repertório de Ney Matogrosso.

O elenco de Onde nascem os fortes ainda conta com Fábio Assunção, Debora Bloch, Jesuíta Barbosa e Enrique Diaz, entre outros . A série será exibida às segundas, após a novela das 21h, e terça, quinta e sexta, após a chamada linha de shows da emissora, por volta das 23h. Há previsão de mudança de horário durante a Copa do Mundo.

*O jornalista viajou a convite da TV Globo.