Grazi em cena de Bom Sucesso
bom_sucesso_Grazi Foto: Globo/Victor Pollak/ Divulgação. Será que em Bom Sucesso Grazi emplaca uma mocinha? Grazi em cena de Bom Sucesso

O que esperar da novela Bom Sucesso?

Publicado em Novela

Simplicidade é palavra chave na trama de Bom Sucesso, novela das 19h que estreia nesta segunda-feira na Globo

Quando uma novela estreia nós, do noveleiros anônimos (não está muito na moda se assumir fãs de folhetins, né?), nos enchemos de expectativa. Fazendo o exercício de futurologia de cada dia, é hora de se perguntar: o que esperar de Bom Sucesso, trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que substitui Verão 90 a partir de amanhã, na Globo?

Só de entrar no lugar de Verão 90 deveria dá um espaço no nosso coração para Bom Sucesso. A dupla de autores escreveu a boa temporada Sonhos de Malhação (2014) e a correta Totalmente demais (2015), novela das 19h. A direção artística será de Luiz Henrique Rios e a geral, de Marcus Figueiredo. Escrever com leveza e para os jovens é especialidade da dupla, o que pode dar uma pista do que vem por aí.

A protagonista de Bom Sucesso será Paloma, mocinha radiante (nas chamadas já dá pra ver a alegria excessiva da moça) vivida por Grazi Massafera. Na escalação de Grazi pode estar o primeiro percalço da novela. Ela já não precisa mais provar que superou o rótulo de ex-Big Brother Brasil. A questão é que desde a estreia em novelas, em Páginas da vida (2006), a atriz não se deu bem em papéis de moças de boa índole. Foi na pele das vilãs Larissa, de Verdades secretas (2015); Luciane, de A lei do amor (2016); e Lívia, de O outro lado do paraíso (2017), que a atriz mostrou que tem talento sim, senhor.

Paloma é uma costureira batalhadora que mora no subúrbio carioca a cria sozinha três filhos, mas com muita felicidade. Tanta coisa boa dá lugar à tristeza quando ela é diagnosticada com uma doença grave, que a deixa a seis meses da morte. Mas logo ela descobre que os exames dela foram trocados e não é ela a doente.

Mais leve, Paloma pode se dedicar ao bom e velho triângulo amoroso. A bela fica dividida entre o amor de muito tempo e pai da primeira filha dela, Ramon (David Junior), e Marcos (Romulo Estrela), por quem ela se apaixona de forma arrebatadora e rápida. Ramon andava sumido da vida de Paloma desde que foi para os EUA jogar basquete, carreira que não deu muito certo. Ele volta ao Brasil depois de 15 anos longe do país e da filha assim que sabe da doença de Paloma para reconquistá-la.

Já Marcos, é rico e traz o batido encontro de realidades sociais que permeia nossas novelas. Ele é filho de Alberto (Antonio Fagundes), o empresário rico que tem o exame trocado com o de Paloma. Ou seja, é ele que tem apenas seis meses de vida. Assim que descobre a troca, a moça procura o homem que realmente está doente e se surpreende com a coincidência de ele ser pai de Macos, a quem ela conheceu recentemente e por quem já morre de amores.

Antonio Fagundes em cena de Bom Sucesso
Crédito: Globo/João Cotta. A presença de Antonio Fagundes dá peso ao elenco de Bom Sucesso

Uma coisa interessante que Bom sucesso pode trazer é a abordagem do universo da literatura. Alberto é dono da editora de livros Prado Monteiro. Ele e Paloma, claro, ficarão amigos e vão falar e muito sobre literatura, paixão que os une. A costureira até se inspirou nas letras para batizar os filhos Alice (Bruna Inocencio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo).

No núcleo de coadjuvantes chama a atenção a presença de Ingrid Guimarães. A atriz, cada vez mais afeita às novelas, será a extravagante atriz Silvana Nolasco. Silvana é a protagonista da novela fictícia Precipício do amor. Só a existência de um novela com esse título dentro de Bom Sucesso já soa engraçado. Na produção de mentirinha, Susana contracena com Pablo (Rafael Infante). Promete!