Juliana Paes brilhou em 2017 como Bibi de A força do querer
A Força do Querer Juliana Paes brilhou em 2017 como Bibi de A força do querer Juliana Paes brilhou em 2017 como Bibi de A força do querer

Inclusão social, comédias, novelas: o que bombou na TV aberta em 2017

Publicado em Programas

O Próximo Capítulo destaca o que foi bom e o que foi ruim na TV aberta este ano. Confira nossa lista!

O ano de 2017 foi das novelas na TV aberta. As inéditas A força do querer, Malhação ー Viva a diferença e Novo mundo e as reprises de Cheia de charme, Senhora do destino e Celebridade bombaram na internet e levaram a Globo aos trending topics algumas vezes, nem sempre por motivos bons, vale frisar.

Este ano também foi de despedidas que não serão muito sentidas, a de Estrelas e a do Pânico na Band. Se bem que a do humorístico da Band ainda não é certa e Emílio Surita já prometeu voltar. Piada de mau gosto!

Um dos baluartes da nossa tevê, Silvio Santos não teve um ano dos mais felizes. O programa dele continua mobilizando as “colegas de trabalho”, mas algumas vezes ele passou do ponto em declarações marcadas pela homofobia e por machismo ou outro tipo de preconceito.

Confira o que bombou (para o bem e para o mal) na TV aberta em 2017!

Novo mundo
A novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson foi caprichada, a começar pela linda abertura que precedia os capítulos. Exibida na Globo entre março e setembro, a trama que voltava à época da Independência do Brasil chamou a atenção do público e da crítica. A história era bem escrita e os personagens bem defendidos por atores da nova geração.

Caio Castro como D.Pedro teve a melhor atuação da carreira na telinha e Letícia Colin fez uma Leopoldina tão adorável que era difícil não torcer pelo casal mesmo sabendo que a história previa o fim do romance deles e chegada de Domitila (Agatha Moreira). Chay Suede, Isabelle Drummond e Rodrigo Simas também tiveram papéis de destaque. A audiência respondeu ao esmero da produção e a novela alcançou bons índices.

A força do querer
A novela de Glória Perez dominou as redes sociais e as conversas dos fãs de um bom folhetim. Recheada de personagens femininos fortes, como Bibi (uma inspirada Juliana Paes) e Jeiza (uma apagada Paolla Oliveira), A força do querer ainda tinha Lília Cabral como Silvana, Isis Valverde como Ritinha, Maria Fernanda Cândido como Joyce, Betty Faria como Elvirinha, Elizângela como Aurora e muitos outros destaques femininos. (Veja aqui um balanço da novela)

A trama do transexual Ivan de A força do querer emocionou o país
A trama do transexual Ivan de A força do querer emocionou o país

Mas o grande destaque da trama foi Carol Duarte. Estreante em novelas, a atriz deu supercerto ao viver o transexual Ivan. O caminho seguido por Glória Perez foi, acertadamente, o da delicadeza, tanto que o Próximo Capítulo fez um vídeo mostrando a coragem de levar o tema à tevê aberta num debate franco.
Mas nem tudo deu certo em A força do querer. O que era Fiuk como protagonista? Não deu. Assim como era muito difícil torcer pela felicidade de Zeca (Marco Pigossi ー Leia entrevista com o ator) e Ritinha, tamanha falta de química entre eles.

Malhação – Viva a diferença

Esta temporada de Malhação tem cinco protagonistas
Esta temporada de Malhação tem cinco protagonistas

Lá vem o blogueiro falar de Malhação outra vez! Mas não sou só eu que falo, não. A temporada atual é uma das melhores dos últimos anos ー tanto que mereceu um vídeo nosso  ー e tem o mérito de levar ao horário discussões como intolerância por meio de Benê (Daphne Bozaski – Leia entrevista com a atriz), desafios da educação pública, respeito às diferenças, racismo, virgindade e tantos outros. Tudo isso com o luxo que é ter uma temporada de Malhação escrita por Cao Hamburguer.

Vale a pena ver de novo

Crédito: Arquivo/TV Globo. O texto afiado de Gilberto Braga era o grande atrativo de Celebridade.
Crédito: Arquivo/TV Globo. O texto afiado de Gilberto Braga era o grande atrativo de Celebridade.

É difícil que um ano tenha títulos que realmente valham a pena ser revistos. Três em sequência, então! 2017 começou com a deliciosa e leve Cheias de charme, seguiu com Senhora do destino e terminou com Celebridade, uma novela que há muito tempo pedia-se que fosse reprisada.

Os dois Marcelos Adnets

Crédito: João Miguel Júnior/TV Globo. Marcelo Adnet como Michael Bublé na terceira temporada de Tá no ar: a TV na TV.
Crédito: João Miguel Júnior/TV Globo. Marcelo Adnet como Michael Bublé na terceira temporada de Tá no ar: a TV na TV.

Como pode um humorista que escreve e atua em duas produções dar tão certo em uma e tão errado na outra? Simples: sendo Marcelo Adnet. Ele aparece inspirado, crítico, criativo em Tá no ar: A TV na TV e repetitivo e sem graça no Adnight show. A boa notícia é que o Tá no ar volta em 2018, provavelmente logo em janeiro.
Pânico
Nunca uma despedida foi tão comemorada como a do Pânico na Band. Depois de um ano ainda mais sem graça e apelativo, com direito a câmeras escondidas em banheiros públicos, o humorístico (se é que podemos chamar assim) teve o fim anunciado. A gente do Próximo Capítulo chegou a pedir limites ao programa. Como alegria de pobre dura pouco, o apresentador Emílio Surita deu a entender que o programa volta reformulado no segundo semestre.

Silvio Santos

 Silvio Santos
Silvio Santos perdeu a majestade? Foi essa a pergunta que o Próximo Capítulo fez, estarrecido com os vários deslizes do apresentador e dono do SBT. Foi um show de mau gosto, com direito a racismo, machismo e outros preconceitos. Não dá pra negar a importância de Silvio para a história da televisão brasileira, mas ele passou do ponto várias vezes. Que em 2018 nosso rei reencontre a majestade, pois a gente adora adorar Silvio Santos!