Cena de Killing Eve
2018. Crédito: Sid Gentle Films/Divulgação. Cultura. Cena da série Killing Eve. A segunda temporada de Killing Eve já foi confirmada Cena de Killing Eve

O prêmio no seu sofá! Veja onde assistir a séries e filmes premiados na temporada

Publicado em Séries

Saiba onde assistir a filmes e séries que estão bombando nas premiações do ano e podem ser encontrados na tevê e no streaming!

E o Globo de Ouro vai para… a sua casa! Está aberta a temporada de prêmios da televisão internacional ー o Globo de Ouro e o Critic Choice Awards abriram o caminho. O prestigiado SAGs Awards, concedido pelo sindicatos dos atores de Hollywood, está marcado para a semana que vem e o DGA, dos diretores, para 2 de fevereiro. Alguns dos filmes e séries indicados já estão no streaming ou na TV por assinatura. Confira!

O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story

Cena de O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story
O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story chegou quinta-feira ao catálogo da Netflix

Se você ainda não assistiu a O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story (leia crítica aqui) por não ser assinante da Fox, pode ter chegado a sua chance. Desde quinta-feira passada, a minissérie em nove capítulos faz parte do catálogo da Netflix. A produção, como o nome indica, é sobre a morte do estilista italiano. Mas não espere uma atração sobre o estilista. American Crime Story é sobre o assassinato dele, tendo mais foco no que acontece às vésperas e depois da morte do italiano.

As atuações chamam bastante a atenção na minissérie, especialmente a de Darren Criss, intérprete de Andrew Cunanan, o assassino. Também está muito bem a atriz Penélope Cruz na pele de Donatella Versace, irmã de Gianni e uma das herdeiras dele. Completam o elenco Finn Wittrock (Jeff Trail), Judith Light (Merilyn) e Ricky Martin (Antonio D’Amico, namorado de Versace).

Venceu: Globo de Ouro de melhor série limitada ou telefilme e de melhor ator de série limitada ou telefilme (Darren Criss); Emmy de melhor ator de série limitada ou telefilme (Darren Criss); Critic’s Choice Award de melhor minissérie e de melhor ator de série limitada ou telefilme (Darren Criss).

Indicações: Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante de série limitada ou telefilme (Edgar Ramírez) e de melhor atriz coadjuvante de série limitada ou telefilme (Penélope Cruz); SAGs de melhor atriz de série limitada ou telefilme (Penélope Cruz) e de melhor ator de série limitada ou telefilme (Darren Criss); Critic’s Award Choice de melhor ator coadjuvante em minissérie (Finn Wittrock), e de melhor atriz coadjuvante em minissérie (Penélope Cruz e Judith Light).

Kiling Eve

Sandra Oh e Jodie Comer são o grande atrativo de Killing Eve, série com pegada policial da BBC que faz parte do catálogo do Globoplay. Criada pela BBC, a série de oito episódios foi premiada como a melhor série estreante no TCA Awards. Eve Polastri (Sandra Oh) trabalha no serviço de proteção a estrangeiros do governo americano e é uma detetive nata. Ela é demitida por ser a única a encontrar conexão entre os crimes cometidos por Villanelle (Jodie Comer).

Perspicaz, Eve continua as investigações contra Villanelle, entrando num engenhoso jogo de gata e rata, com passagens por várias cidades do mundo, como Paris, Berlim, Londres e Nova York. O roteiro é um prato cheio para quem curte reviravoltas. O interessante em Killing Eve é notar que, desde o primeiro episódio, sabemos quem é a assassina e várias vezes vemos o crime ser cometido. O que não sabemos é o porquê Villanelle mata.

Venceu: Globo de Ouro de melhor atriz em série dramática (Sandra Oh); e Critic’s Choice Awards de melhor atriz em série dramática (Sandra Oh).

Indicações: Globo de Ouro de melhor série dramática; Emmy de melhor atriz em série dramática (Sandra Oh) e de melhor roteiro de série dramática; SAGs de melhor atriz em série dramática (Sandra Oh); e Critic’s Choice Awards de melhor série dramática e de melhor atriz em série dramática (Jodie Comer).

Um lugar silencioso

Cena do filme Um lugar silencioso
Um lugar silencioso investe no terror psicológico

Disponível no serviço on demand do Now, Um lugar silencioso é daqueles filmes de terror que te prendem na poltrona mais pelo chamado terror psicológico do que pelos típicos recursos de monstros horripilantes.

O diretor John Krasinski entrega um filme que se passa num futuro apocalíptico, quando a Terra é invadida por criaturas cegas. Sem enxergar, elas se guiam pela audição. Elas chegam à fazenda onde mora a família formada por pai (Krasinski), mãe (Emily Blunt), filho (Noah Jupe) e filha (Millicent Simmonds). Com poucos diálogos, Um lugar silencioso nos envolve pela trilha sonora e pelo som.

Venceu: Critic’s Choice Awards de melhor filme de suspense ou terror

Indicações: Globo de Ouro de melhor trilha sonora; Bafta de melhor som; SAGs de melhor atriz coadjuvante (Emily Blunt); Critic’s Choice Awards de melhor roteiro original e de melhor atriz jovem (Millicent Simmonds).

Pantera negra

Deixe os preconceitos contra os filmes de heróis da Marvel de lado. Pantera negra, integrante do catálogo do Now, é muito mais do que isso. A ação se passa em Wakanda, reino do rei T’Chaka (John Kani), que acaba de morrer deixando a coroa para o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman). Na cerimônia, as cinco tribos de Wakanda são reunidas, mas elas não estão em harmonia com a coroação de T’Challa. Os Jabari não concordam com o fato e a ideia de se tornar rainha não agrada em nada a Nakia (Lupita Nyong’o), namorada do princípe.

Tanto quanto o roteiro ー bem mais elaborado do que costumam ser os destinados a super-heróis ー chamam a atenção os aspectos técnicos do longa, como figurinos, fotografia e direção de arte. Além disso, assuntos como disputa por poder, representatividade feminina e racismo são temas que aparecem com força em Pantera negra ー tudo em meio a cenas de ação e com muito humor. Sobra até para Donald Trump.

Venceu: Critic’s Choices Award de melhor direção de arte, melhor efeitos visuais e de melhor figurino.

Indicações: Globo de Ouro de melhor drama, melhor trilha sonora e melhor canção original; Bafta de melhor efeitos visuais; SAGs de melhor elenco e melhor elenco de dublê; Critic’s Choices Award de melhor filme, melhor filme de ação, melhor ator coadjuvante (Michael B. Jordan), melhor roteiro adaptado, melhor elenco, melhor fotografia, melhor cabelo e maquiagem, melhor trilha sonora e melhor música.

Roma

 

Cena do filme Roma
Em preto e branco, a fotografia é um dos pontos altos de Roma

Roma, drama do mexicano Alfonso Cuarón, pode fazer história ao ser a primeira ficção da Netflix premiada com o Oscar. Qualidades para isso o longa tem de sobra.

Em Roma, Cuarón faz um sensível registro da luta de classes no México de 1970. Estamos falando aqui da relação entre patroa e empregada, mostrada de uma forma crível e sem maniqueísmos.

O público acompanha um ano na vida de Cleo (a sensacional Yalitza Aparicio), presente em cerca de 90% das cenas. Neste período, vemos a relação dela com a patroa com as amigas e com o namorado. Ela e a dona da casa mantêm uma certa cumplicidade na criação dos filhos da empresária, na gravidez indesejada da empregada e nas desventuras amorosas das duas.

Venceu: Globo de Ouro de melhor direção (Alfonso Cuarón) e de melhor filme estrangeiro; melhor filme no Festival de Veneza; Critic’s Choice Award de melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor direção (Alfonso Cuarón) e melhor fotografia

Indicações: Globo de ouro de melhor roteiro; Bafta de melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor roteiro, melhor direção, melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte; Critic’s Choice Awards de melhor atriz (Yalitza Aparicio), roteiro original, melhor edição e melhor design de produção.

Segurança em jogo (Bodyguard)

Descolado do Rob Stark de Game of thrones (será?), Richard Madden é o grande destaque de Segurança em jogo, série que, para algumas pessoas, aparece como Bodyguard no catálogo da Netflix. Madden transita, com competência, pela dureza e pela sensibilidade do sargento David Budd.

Budd é ex-combatente no Afeganistão e traz daí uma série de traumas, além de cicatrizes. Vem daí a grande dualidade do personagem. De um lado, o experiente policial é destacado para fazer a segurança de Julia Montague (Keeley Hawes), espécie de superministra do governo inglês. Do outro, ele precisa salvar a relação com a ex-esposa Vicky (Sophie Rundle), com quem tem dois filhos.

Com seis episódios, Segurança em jogo é uma das surpresas dessa temporada de premiações.

Venceu: Globo de Ouro de melhor ator em série dramática (Richard Madden)

Indicações: Globo de Ouro de melhor série dramática; Critic’s Choice Award de de melhor ator em série dramática (Richard Madden)

The Americans

Depois de seis temporadas, a série The Americans chegou ao fim. E, para muitos, despediu-se em grande estilo, com a melhor temporada da série. A produção do canal FX apresenta o casal de espiões da KGB Phillip (Matthew Rhys) e Elizabeth (Keri Russell) vivendo disfarçado no subúrbio de Washington, nos Estados Unidos.

A primeira temporada da série se passa nos anos 1980. Então é natural que a sexta se aproxima do fim da União Soviética, o que coloca Phillip e Elizabeth no impasse de continuar nos EUA ou voltar para a Rússia depois de quase 20 anos na Terra do Tio Sam. A decisão engloba mais do que questões políticas, passando também pelo lado emocional, já que, para manter as aparências, os filhos do casal foram criados de acordo com a cultura americana e eles acabaram estabelecendo laços por lá.

Venceu: Globo de Ouro de melhor série dramática; Emmy de melhor roteiro e de melhor ator em drama (Matthew Rhys); Critic’s Choice Award de melhor série dramática, de melhor ator em drama (Matthew Rhys) e de melhor ator coadjuvante em drama (Noah Emmerich).

Indicações: Globo de Ouro de melhor atriz em drama (Keri Russell) e de melhor ator em drama (Matthew Rhys); Emmy de melhor série dramática e de melhor atriz em drama (Keri Russell); SAGs de melhor elenco em séries; Critic’s Choice Award de melhor atriz em drama (Keri Russell) e de melhor atriz coadjuvante em drama (Holly Taylor).