Globo News Manoel Carlos

Novelista Manoel Carlos completa 86 anos. Comemore lembrando as Helenas dele!

Publicado em Lista, Novela

Um dos nossos maiores novelistas, Manoel Carlos faz aniversário nesta quinta-feira (14/3). O Próximo Capítulo presta homenagem relembrando as Helenas do autor.

Hoje com certeza tem festa no Leblon! O bairro carioca é o preferido do novelista Manoel Carlos, conhecido por sucessos como Por amor, Baila comigo e Laços de família, entre outros. Uma das marcas desse grande autor de novelas é a coloquialidade trazida nos textos. Impossível não se identificar com os diálogos criados por “Maneco”. Outra marca, presente em vários de seus trabalhos, é a personagem Helena, geralmente destinada a mulheres fortes.

O Próximo Capítulo comemora os 86 anos de Manoel Carlos te perguntando: Qual das Helenas do autor é a sua preferida? Clique aqui e responda a nossa enquete!

De qual Helena de Manoel Carlos você mais gosta?

Baila Comigo (1981) ー Lilian Lemmertz deu vida à primeira Helena do autor em Baila comigo, trama reprisada recentemente pelo canal Viva. Na história, ela tem filhos gêmeos, mas não tem como criar os meninos. Ela, então, os separa, deixando João Victor com o pai dos meninos, Joaquim (Raul Cortez), e entregando Quinzinho ao médico Plínio (Fernando Torres). Como Joaquim não sabia que Helena estava grávida de gêmeos, eles crescem sem saber que têm um irmão e só se reencontram adultos, interpretados por Tony Ramos. O dilema de ter separado os filhos e de ter doado um deles acompanha Helena até o fim.

Felicidade (1991) – A Helena de Felicidade foi vivida por Maitê Proença. A personagem era batalhadora, mas não agradava aos moradores da pequena Vila Feliz (MG) por não esconder de ninguém o sonho de morar e prosperar no Rio de Janeiro. Depois de se um casamento desfeito com Mario (Herson Capri) por conta de uma gravidez inventada por ela, Helena finalmente vai para o Rio de Janeiro, onde sobrevive vendendo roupinhas de bebê e onde ela sabe que mora o grande amor da vida dela, o empresário Álvaro (Tony Ramos), com quem teve um rápido romance durante passagem breve dele por Vila Feliz.

História de amor (1995) – A primeira Helena de Regina Duarte vivia às turras com a filha Joyce (Carla Marins), jovem que engravidou na adolescência e não sabe bem o que fazer. Separada, Helena estava conformada em viver sozinha até despertar o interesse de Carlos (José Mayer), médico casado com a mimada Paula (Carolina Ferraz).

Por amor (1997) – Dois anos depois, Regina e Manoel Carlos repetiram a dobradinha e a atriz deu vida à segunda Helena da carreira dela. Aqui, a polêmica envolvia a personagem e a filha dela, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). As duas ficam grávidas ao mesmo tempo: Helena, de Atílio (Antonio Fagundes) e Eduarda, de Marcelo (Fábio Assunção). Elas vão para a maternidade no mesmo dia e a criança de Eduarda não sobrevive a complicações no parto. Numa cena emocionante, Helena (sem que ninguém, a não ser o médico saiba) troca as crianças. Quando a verdade vem à tona, ela será julgada por todos e por ela mesma.

Laços de família (2000) – A relação entre mãe e filha também é o mote para Laços de família. Desta vez Helena (Vera Fischer) e a filha, Camila (Carolina Dieckmann), vão se apaixonar pelo mesmo homem, Edu (Reynaldo Gianecchini). O triângulo perde força quando a menina descobre que tem câncer e Helena abre mão do amor por Edu. Helena acaba se apaixonando pelo dono de livraria Miguel (Tony Ramos) e as duas passam a se apoiar e a lutar pela cura da menina.

Mulheres apaixonadas (2003) – Depois de 15 anos e um filho adotivo (Lucas), Helena (Christiane Torloni) resolve que quer se separar do músico Teo (Tony Ramos), que é dono da escola onde ela trabalha como diretora. A vida dela vira de cabeça para baixo quando Teo e uma ex-garota de programa Fernanda (Vanessa Gerbelli) são vítimas de balas perdida durante um assalto. Ele fica alguns dias em coma e ela morre. Antes de morrer, porém, revela que Lucas é filho biológico de Teo e dela. Ao mesmo tempo que isso acontece, Helena enfrenta o revival do amor da juventude por César (José Mayer) e questões como o alcoolismo de Santana (Vera Holtz) e problemas pessoais das irmãs, Hilda (Maria Padilha) e Helô (Giulia Gamm).

Páginas da vida (2006) – É tri! Regina Duarte volta a viver Helena em Páginas da vida, novela que, por meio da personagem, trouxe à tona a discussão de inclusão de crianças com Síndrome de Down. Mas claro que nada é simples na vida de uma Helena. Ela é obstetra de Nanda (Fernanda Vasconcellos), menina que engravidou de gêmeos do namorado Léo (Thiago Rodrigues) durante viagem a Amsterdã, mas escondeu isso dele. Nanda não sobrevive ao parto, mas as crianças ー um menino e uma menina, portadora da Síndrome de Down ー, sim. Helena entrega as crianças à avó Marta (Lília Cabral), que renega a menina e cria o menino. Helena pega a menina e a cria como se fosse adotada. Quando Leo reaparece, anos mais tarde, ele descobre o que aconteceu e quer a guarda da filha,

Viver a vida (2009) – Em Viver a vida, Manoel Carlos escreveu a primeira Helena negra e a entregou para Taís Araújo. As modelos Helena e Luciana (Alinne Moraes) são concorrentes nas passarelas, mas amigas fora delas. Isso até Helena começar a namorar o pai de Luciana, Marcos (José Mayer), que se separa de Teresa (Lília Cabral) por causa dessa paixão. Durante uma briga na Jordânia, Helena faz com que Luciana siga viagem de ônibus e não pela van da produção. O ônibus sofre um acidente e Luciana fica tetraplégica. Luciana, Teresa e a própria Helena culparão a modelo pelo acidente.

Em família (2014) – A Helena de Julia Lemmertz fecha o ciclo de Helenas ー Manoel Carlos já anunciou que não escreverá outra e que escalar Julia (filha de Lília Lemmertz) para a última Helena foi simbólico. Aqui, Helena fica balançada ao rever o amor do passado, Laerte (Gabriel Braga Nunes). Mas ela não cede aos encantamentos dele, ainda apaixonado por ela, e luta para manter o casamento com Álvaro (Humberto Martins), que morre de ciúmes do eterno rival.