The Four
The Four Crédito: Reprodução/Fox The Four

Nova aposta de reality show musical, The Four não empolga

Publicado em Sem categoria, Séries

Em um oceano de campeonatos musicais na tevê, The Four não consegue se destacar

Em 11 de junho de 2002, chegava à tevê pelo canal Fox uma verdadeira inovação em programas musicais. American idol dava o ar da graça com uma superestrutura, arrebatando o mundo com talentos que se tornaram famosos no mundo da música. Após o estrondoso sucesso do programa, a onda de reality shows musicais invadiu as telinhas, com títulos como America’s got talent, The voice, The X factor, e agora The four.

Ironicamente, após 16 anos, The four foi justamente a aposta da Fox para substituir American idol – já que este foi para o canal ABC e, inclusive, tem estreia marcada para março na emissora. Entretanto, dificilmente, o reality, que conta com Meghan Trainor, Charlie Walk, DJ Khaled e Sean Combs “Diddy” como jurados e Fergie como apresentadora, emplacará tanto quanto o antecessor.

The four, que estreou no começo de janeiro nos Estados Unidos – e, segundo assessoria da Fox no Brasil, segue sem previsão de estreia no Brasil – até tenta montar para si um diferencial, mas não é bem-sucedido. A ideia do programa é mostrar uma arena de competição entre os cantores. Os participantes competem entre si por quatro cadeiras durante seis semanas, sendo que no final o público escolhe o melhor.

The Four
Crédito: Reprodução/Michael Becker / FOX – A qualidade dos primeiros participantes foi duvidosa

Dinâmica de The four

O programa selecionou quatro cantores (sim, do nada), e posteriormente outros chegam e desafiam algum desses quatro. Os jurados que precisam “permitir” o desafio, e depois, a audiência escolhe o que vai ficar na cadeira. A rotina é simples e as quase duas horas de programa tornam o processo uma repetição cansativa.

A ideia da exclusão das audições para tentar apresentar maior profissionalismo dos cantores não funciona muito, pelo simples fato de que algumas apresentações são péssimas, e poderiam ter ficado “nas audições”. Outro grande problema são os jurados. Por mais que as vinhetas insistentes teimem em empurrar os quatro como “os maiores da indústria”, “quem tem o segredo do sucesso” e por ai vai, o público sabe que isso não é totalmente verdade.

Óbvio que eles são bem-sucedidos, mas nenhum dos quatro tem grande repercussão – ou experiência – no topo das paradas, e dificilmente ajudarão o ganhador a se tornar “a próxima lenda da música”. Além disso, é importante lembrar que o formato não é tão inédito assim, já que o The X factor tem um próprio “6 chair challenge” em que os participantes também precisam lutar por um salvamento.

The Four
Crédito: Reprodução/EntertainmentWeekly/Fox – Nem o formato “criado” foi tão inédito assim

As apresentações musicais são simples, e com exceção de Zhavia, os cantores dão a impressão de tanta imaturidade musical que chega a dar agonia. A escolha da trilha sonora também é muito estranha, entre adaptações de faixas de um gênero para outra, a impressão que fica é: “talvez, no estilo original, tivesse ficado melhor”.

Ponto positivo de The four

Um dos aspectos positivos da atração é a sua apresentação. Por mais surpreendente que seja não ver a ex-Black Eyed Peas na bancada dos jurados (eu, pelo menos, acho que ela tem mais experiência com o “sucesso” que a Megan, Khaled e o Diddy juntos), Fergie faz um trabalho impecável mantendo o a velocidade do programa e o alto-astral da atração.

Entretanto, ela sozinha não tem a capacidade de manter o ritmo da produção. No final, a impressão que fica é a de que os executivos da Fox deviam ter aprendido sobre a máxima: ao entrar no ring de grandes reality shows musicais, é bom ter a certeza de qualidade, ou ele será apenas mais um entre tantos outros.

Confira a performance de Zhavia e Kendyle Paige: