tudo-o-que-aprendemos-juntos Crédito: Globo/Divulgação. Tudo que aprendemos juntos, com Lázaro Ramos

No Dia da Consciência Negra, televisão aberta e fechada dedicam programação à data

Publicado em Lista

Filmes, programas especiais e até estreias fazem parte da programação do Dia da Consciência Negra na tevê brasileira

No Dia da Consciência Negra, celebrado desde 2003 em 20 de novembro, que tal dedicar um tempo a celebrar a diversidade, que, muitas vezes, fica de fora da tela? Como forma de lembrar a data, as tevês fechadas e abertas incluem na programação atrações em que o tema negritude é a palavra de ordem. Filmes, programas com edições especiais e até estreias fazem parte da grade. Ligue a tevê e aproveite para ver na telinha toda essa diversidade!

Programação do Dia da Consciência Negra na TV

Sem censura com Léa Garcia — TV Brasil, às 17h

Crédito: Bruno Ribeiro/Divulgação. Elenco do especial do Sem censura

A atriz Léa Garcia é a homenageada na edição especial do Sem censura, da TV Brasil. A partir das 17h, o canal exibe o bate-papo da artista com Katy Navarro e Bruno Barros, em que a artista de 86 anos lembra as personagens marcantes da carreira, como na novela Escrava Isaura (1976) e no filme Orfeu Negro (1956). O programa ainda conta com a presença da também atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier, contemporânea de Léa nas telinhas.

Telecine Dia Nacional da Consciência Negra — Telecine Pipoca, às 17h10

Em celebração a data, a programação do Telecine exibe a partir das 17h10 três filmes com protagonistas e temáticas negras. Serão exibidos Pantera Negra, o primeiro super-herói negro da Marvel a ter um filme solo; Creed II, sequência do longa-metragem protagonizado por Michael B. Jordan que interpreta o lutador Adonis Creed; e Infiltrado Na Klan, fita de Spike Lee sobre um policial negro que consegue se infiltrar no movimento de supremacia branca Ku Klux Klan nos anos 1970.

Green book: Guia para a liberdade — Smithsonian Channel (canal 590 da NET), às 20h

Crédito: Arquivo pessoal

Escrita e dirigida pela cineasta americana Yoruba Richen, a obra aborda a história de Victor H. Green, um carteiro do Harlem, que publicou nos anos 1930 um livro que tinha como objetivo ajudar os afro-americanos a viajar com relativa segurança pelas estradas do país, num período de segregação racial intensa e institucionalizada. O filme tem uma hora de duração e reúne depoimentos de historiadores, empreendedores da época e viajantes negros que enfrentaram o preconceito e o temor de percorrer os Estados Unidos naqueles tempos que antecederam o movimento de luta pelos direitos civis.

Trace Trends — RedeTV!, às 23h30

Crédito: Ale Virgílio/Divulgação. Magá Moura

No Dia da Consciência Negra, a RedeTV! estreia o Trace Trends, programa que será exibido semanalmente às terças-feiras com o propósito de dar voz à diversidade e pluralidade negra. A apresentação fica por conta da digital influencer e militante Magá Moura. O programa terá uma hora de duração com exibição de videoclipes e presença de convidados para falar das ligações ancestrais com os temas contemporâneos, como moda, design, grafite e música.

Show A mulher do fim do mundo, de Elza Soares — Sesc TV, às 22h

A apresentação da cantora Elza Soares da turnê A mulher do fim do mundo no Sesc Pinheiros será transmitida na televisão. A exibição foi captada na capital paulista e agora ganha às telas com o repertório que rendeu o Grammy Latino de 2016 à artista na categoria Melhor álbum de música popular brasileira.

Opinião nacional: Consciência negra — TV Cultura, às 22h15

Crédito: TV Cultura/Divulgação. Bancada do Opinião nacional

Desde segunda-feira, a TV Cultura dedica a programação à Consciência Negra. Nesta quarta, o programa Opinião nacional discute a afirmação da identidade negra e o racismo na sociedade brasileira com o jurista e filósofo Silvio Luiz de Almeida, criador do termo “racismo estrutural”, e a rapper e historiadora Preta Rara, responsável por criar a página Eu, empregada doméstica no Facebook.

Cinema especial: Tudo que aprendemos juntos — Globo, às 22h17

Exibição do filme Tudo o que aprendemos juntos, com Lázaro Ramos. A obra é inspirada na formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e conta a saga de Laerte, um músico promissor que sofre uma crise durante a audição para uma vaga na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Frustrado e com problemas financeiros, ele vai dar aulas na favela de Heliópolis. Cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que contagia os jovens estudantes, transformando suas vidas.

A última abolição — Canal Curta!, às 22h30

Na faixa da Quarta do cinema, o Canal Curta! exibe o filme A última abolição, de Alice Gomez. A obra aborda o período em que culminou na abolição da escravatura no Brasil, último país ocidental a decretar o fim. A ação dos movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres e as discussões que permeavam à elite são o centro da discussão do longa-metragem, que é uma produção da Gávea Filmes viabilizada pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A obra tem entrevistas com Amílcar Pereira (UFRJ), Giovana Xavier (UFRJ) e Ana Flávia Magalhães (UNB).