O Sétimo Guardião Mirtes (Elizabeth Savalla)

Na pele de Mirtes, Elizabeth Savalla é a grande vilã de O sétimo guardião

Publicado em Novela

Mirtes não poupa nem Deus na hora de fazer suas maldades em O sétimo guardião. Elizabeth Savalla aproveita a chance e brilha na novela das 21h!

Que Valentina Marsala (Lília Cabral) que nada! O posto de grande vilã de O sétimo guardião é ocupado, por honra e mérito, por Mirtes. A personagem defendida por Elizabeth Savalla cresce a cada capítulo e nos faz lembrar da galeria de malvadas do autor Aguinaldo Silva. E olha que a lista inclui desde Perpétua (Joana Fomm) de Tieta (1989) a Altiva (Eva Wilma) de A indomada (1997).

Além do rosário de maldades e despropérios desfiado pela beata Mirtes, o grande responsável pela “promoção” da personagem é a pasmaceira de Valentina. A promessa era que ela seria uma vilã para marcar a carreira de Lília, mas a personagem não decola.

Enquanto isso, Mirtes segue aprontando das suas. Sempre com cara de coitadinha, se fazendo de vítima e colocando Deus em tudo, a beata tem no filho Aranha (Paulo Rocha), na nora Stella (Vanessa Giácomo) e no ex-genro João Inácio (Paulo Vilhena) as principais vítimas. No caso de Stella, Mirtes vive se aproveitando do fato de ela ser alcoólatra para oferecer bebida à moça e depois chamá-la de fraca.

Elizabeth Savalla como Mirtes em O sétimo guardião
Mirtes é mais uma boa coadjuvante defendida por Elizabeth Savalla

Com João Inácio, o problema está na criação do neto dela, Guilherme (Caio Manhente). Ele morava com o pai, mas ela quer manter o menino sob a responsabilidade dela e joga na cara do ex-genro algum segredo do passado que envolve a morte da filha dela. Agora, Aranha e Stella se unem a João Inácio e obrigam Guilherme a procurar um novo emprego. Mas Mirtes se mete e arma para que o menino seja demitido. Claro que é para “o bem dele”. Com uma avó dessas…

Para piorar, João Inácio está namorado Estefânia (Carol Duarte ー Leia aqui entrevista com a atriz), ex-prostituta que saiu do cabaré de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Como a vilã posa de guardiã da moral e dos bons costumes, ela reza para que o estabelecimento de Ondina vá à falência. Mal sabe ela que Ondina e Aranha são parceiros na tarefa de proteger a misteriosa fonte de água de Serro Azul.

O padre Ramiro (Ailton Graça) é outro que tem que ter uma santa paciência com Mirtes. A personagem de Elizabeth Savalla diz absurdos dentro da igreja e nem ele aguenta. Agora, cismou que quer comandar a paróquia de Serro Azul, mandando e desmandando em tudo. Com “ajuda superior”, Ramiro vai driblando Mirtes.

Como toda vilã que se preze, Mirtes tem na língua afiada uma das armas mais potentes. Aguinaldo Silva parece inspirado a cada frase disparada por ela. As sequências em que ela briga com Ondina ou tenta enganar Aranha e Stella ao fugir do hospital (onde estava internada após fingir passar mal, por sinal) foram impagáveis.

É bom que o elenco principal de O sétimo guardião abra o olho. Sem viver uma protagonista há alguns anos, Elizabeth Savalla vem se especializando em um crime que, para nós, é perfeito: o roubo de cenas.