Mestre do Sabor Claude Troisgros e Batista

Mestre do sabor: Finalmente Claude Troisgros ganha um programa na Globo

Publicado em Reality show

Reality Mestre do sabor estreia na Globo, com apresentação de Claude Troisgros e Batista, e três jurados: Kátia Barbosa, Leo Paixão e José Avillez.

Estreia nesta quinta-feira (9/10) na Globo o reality show Mestre do sabor, no qual 24 chefs profissionais disputam R$ 250 mil. À frente da atração, que vai ao ar depois de A dona do pedaço, estão Claude Troisgros (o mesmo do Que Marravilha!) e seu fiel escudeiro Batista. Ao lado deles estarão os jurados Kátia Barbosa, Leo Paixão e José Avillez.

O programa segue, em geral, a receita desse tipo de reality, com cozinheiros (aqui divididos em times) em provas culinárias. A cada fase, os desafios vão mudando de cara e ficando ainda mais difíceis. No episódio da estreia, os cozinheiros apresentam os pratos aos três jurados, que os experimentam às cegas. Se o preparo aparecer no telão, é sinal de aprovação. Se mais de um jurado aprovar, cabe ao participante escolher um time ー tal como acontece no The voice.

Animada, Kátia contou ao Próximo Capítulo que fica muito feliz ao perceber que esse tipo de reality caiu no gosto do público brasileiro. “Primeiro porque, além de curioso, o Brasil é um país imenso e muito jovem e a sua gastronomia é tão jovem quanto essa percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso país, seus sabores, ingredientes e hábitos alimentares completamente diverso. Isso nos leva à compreensão de quem somos enquanto país”, afirma.

Companheiro de Kátia, Avillez adianta que escolherá o prato vencedor com base no sabor, principalmente. “O mais importante é o sabor. Mas terei sempre atenção à composição geral do prato, ao equilíbrio, às texturas e as combinações”, afirma o chef português.

Leia entrevista com os jurados do Mestre do sabor!

José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, jurados de Mestre do sabor
Foto: Globo/Divulgação. José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão são os jurados de Mestre do sabor

Kátia Barbosa

Os reality shows de gastronomia caíram no gosto do brasileiro. Qual é a importância de o formato chegar à maior emissora do país, a Globo?
Acho que caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque, além de curioso, o Brasil é um país imenso e muito jovem e a sua gastronomia é tão jovem quanto essa percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso país, seus sabores, ingredientes e hábitos alimentares completamente diverso. Isso nos leva à compreensão de quem somos enquanto país!

Quais serão seus critérios para que um prato seja bem avaliado no programa?
Os meus critérios sobre a avaliação de um prato sempre serão o sabor. Se tiver habilidade e técnica melhor, mas eu sempre avalio antes o sabor!

José Avillez

Os reality shows de gastronomia caíram no gosto do brasileiro. Qual é a importância de o formato chegar à maior emissora do país, a Globo?
É o reconhecimento da importância da cozinha como cultura de um país. É a aposta na promoção das tradições brasileiras e na divulgação da melhor cozinha e cozinheiros. Sendo a maior emissora do país e transmitindo para o mundo através da Globo internacional será a maior ferramenta de promoção do que o Brasil tem de melhor. Acredito que a Globo criou o melhor reality de cozinha alguma vez feito e estou confiante de que será um sucesso!

Quais serão seus critérios para que um prato seja bem avaliado no programa?
O mais importante é o sabor. Mas terei sempre atenção à composição geral do prato, ao equilíbrio, às texturas e as combinações.

Leo Paixão

Os reality shows de gastronomia caíram no gosto do brasileiro. Qual é a importância de o formato chegar à maior emissora do país, a Globo?
Na verdade, o formato de reality show de gastronomia já existe há muito tempo na Globo. Desde o Superchef, que eu acho que foi o primeiro do Brasil, no Mais Você. Já teve Dança das panelas, Fecha a conta… eu já participei de alguns desses. E agora está maior, em horário nobre, o que é muito legal! A forma como ele foi trazido a público, valorizando o cozinheiro e o produto brasileiro, mais focado na cozinha e menos focado no drama, acho que é uma coisa muito positiva. A Globo sempre na atitude de trazer positividade e coisa boa vai atingir muita gente. Acho que é muito importante, principalmente pela valorização da nossa própria gastronomia.

Quais serão seus critérios para que um prato seja bem avaliado no programa?
Meus critérios para avaliar um prato são vários, mas o principal de todos é o sabor. A gente avalia a técnica que a pessoa usou; o ponto de cocção também é muito importante. Eu vou em uma escala: o mais importante de tudo é o gosto, o sabor. O prato tem que estar bom, equilibrado, gostoso, bem temperado, com algo a mais que dê um gosto especial. Depois disso o ponto de cocção. Ele tem que estar cozido corretamente, não pode estar passado nem cru. A técnica também é avaliada e, ainda, apresentação do prato. Mas de tudo mesmo, o que mais importa é o sabor.