masterchef

MasterChef: uma noite recheada de tretas

Publicado em Reality show

Noite de repescagem do MasterChef já é cheia de emoções, mas dessa vez a noite foi recheada de tretas, com um acompanhamento de tretas, e um tempero especial de tretas.

Para quem não assistiu ao episódio de ontem, os eliminados voltaram a cozinha para tentar ocupar uma das duas vagas disponíveis na repescagem. Embora a volta de Vitor B. tenha sido muito comemorada (veja como foi o programa aqui), o que realmente roubou a cena foram as tretas. A principal polêmica girou ao redor de Caroline, mas essa não foi a única confusão da noite.

Visivelmente desconfortável em estar mais uma vez no estúdio, Caroline não se contentou em fazer um prato ruim, e resolveu deixar todo o resto da equipe (tanto jurados, quanto os outros participantes) desconfortável também.

No início, ela já deu uma pistinha que não estava muito satisfeita, mas foi bem sutil. A primeira prova era cozinhar carne de porco. Cada um dos nove eliminados tinha que escolher um corte diferente. Ela foi no pernil, e a Ana Paula disse que ela parecia muito feliz com a escolha. “Acho que você já fez, e gosta de fazer”, brincou a apresentadora, e Caroline respondeu: “Gosto, não sei se eles [os jurados] vão gostar, acho que não, mas…”. Depois, naqueles depoimentos que eles fazem após a prova, no bom estilo ‘confessionário’ , ela disparou: “A minha expectativa não é tão boa, porque eu não consigo agradar os chefs”.

Quando ela foi apresentar o prato pronto, aí é que a coisa ficou mais evidente. Fogaça pediu para ela provar uma colherada da comida, como ele normalmente faz quando a receita não ficou boa, para o concorrente identificar os erros. Ela recusou a porção e disse: “Não, obrigada. Eu já comi, está uma delícia”. O mezanino foi a loucura, ninguém acreditava no que ela tinha feito.

Depois da avaliação do trio de jurados, ela foi abraçada por Vitor B., que já tinha passado pela sabatina, e do nada ela soltou: “Que palhaçada!”. Quando eles começaram a provar o prato de Nayane, ela voltou a cochichar para o participante que estava ao lado: “A Nayane entra. Eles vão gostar do prato dela, você vai ver”. O pobre do menino estava visivelmente desconfortável. Não dava nenhum sinal de estar concordando com ela, mas também não podia ignorar a amiga. Daí ficava ali, olhando para ela, olhando para os jurados, olhando para ela, olhando para os jurados, olhando para a câmera.

No depoimento, depois da prova, ela voltou a esclarecer: “Eu meio que já sabia que a Nayane seria o plot twist, a menina que voltou duas vezes, para dar mais emoção, né?”. Daí os jurados não pouparam elogios para o prato da brasiliense, e Caroline chegou a ficar andando na frente das bancadas, cochichando com todos os participantes, perguntando se agora as pessoas acreditavam “nas teorias” dela. E ficava repetindo: “Você vai ver o do Abel!” Foi aí que Fogaça não aguentou, e a questionou:

Fogaça: Você está a vontade?
Caroline: Na verdade, eu não queria vir para a repescagem.
Fogaça: Não queria vir?
Caroline: Não.
Fogaça: Quer ir embora? Demorou. Pode ir.
Caroline: É?
Fogaça: Um, dois, três, vaza.
Caroline: É?
Fogaça: Está largada no balcão, cada comentário que a gente faz, você faz pff, pff, pff… Tá tirando?
Paola: Você olha para ele, dá risada, cada comentário que a gente faz… Assim, com todo o respeito, nosso trabalho é um trabalho sério. Nenhum de nós vai colocar a credibilidade em jogo. Ninguém te obrigou a fazer a inscrição, ninguém te obrigou a participar, ninguém te obrigou a vir. É bastante incômodo para o resto dos participantes e para nós, que a cada comentário que a gente faz você vire para o mezanino e dê risada. Acho uma pequena falta de respeito.
Caroline: Foi um comentário que eu olhei ali, a gente já sabia que…
Ana Paula: Caroline, você é divertida, bacana, sorridente, simpática. A busca pela segurança que todos nós vemos permanentemente confrontada aqui dentro, não deve te transformar em uma pessoa que você não é. Se você quer ir embora, por favor.
Caroline: Não, eu vou continuar.
Ana Paula: Bem?
Caroline: Sim.

Mais uma vez, mais tarde ela teve a oportunidade de explicar porque resolveu continuar na cozinha, e a explicação foi: “É uma questão de honra”.

Obviamente, os telespectadores ficaram espantados com a reação da participante, conhecida por ser sempre muito brincalhona e bem humorada. O Twitter foi a loucura.

Agora, a melhor parte foi quando os jurados estavam avaliando os pratos, naquela rodinha que sempre tem ao final das provas, e o Jacquin brincou, sobre a Caroline: “Será que ela cuspiu no prato?”

Tiveram algumas outras tretas menores, tretinhas, digamos assim, mas nada que todos os participantes não tenham levado na boa, entre risadas e provocações amigáveis.

Uma delas foi quando o Fabrizio desceu para duelar com o Vitor B. Enquanto ele fazia a caldeirada, perguntaram quem ele desafiaria, se estivesse participando da prova. Fabrizio respondeu rapidinho: o Leo.

Leonardo: Quer fazer aligot?
Fabrizio: Você acha que eu não sei fazer aligot?

Hum… Essa rixa ainda vai pegar fogo, pode anotar aí!

Mas além disso, estava todo mundo com a linguinha afiada. Alguns dos comentários que consegui anotar enquanto reassistia (sim, eu assisto ALGUMAS vezes cada episódio):

-Quando o Roger escolheu o ossobuco para participar da primeira prova, Fabrizio soltou lá do mezanino, criticando a decisão: “Povo doido. Por isso que saiu. É doido.”

-A Taise, enquanto acompanhava a primeira prova lá de cima, também fez alguns comentários: “ É nítido quem ficou em casa estudando, e quem está há muito tempo sem passar perto de uma cozinha”.

Teve muito mais coisa? Teve. Mas vamos combinar que esse texto já está superlongo e todo mundo já deve ter parado de ler para ir assistir algum seriado ou ver o episódio de ontem do MasterChef (porque não é todo mundo que aguenta ficar até 1h da manhã em plena terça-feira acompanhando o programa – sim, vou ficar reclamando do horário para sempre, se acostumem). Então vou deixar vocês apenas com alguns memes que rolaram no Twitter durante a transmissão e resumem a opinião de muita gente (e a minha também, será?):