masterchef1 Eliane ouve as instruções de Lubianka

MasterChef: Prova do chocolate deixa a vida mais amarga para os participantes

Publicado em Reality show

Antes da eliminatória, competidores da última temporada do MasterChef profissionais participaram da prova de classificação

O episódio desta terça-feira (26/6) do reality gastronômico MasterChef teve sabor de nostalgia. Isso porque, na primeira prova, os amadores tiveram pela frente uma caixa misteriosa com ingredientes de quatro ex-participantes da temporada profissional: Irina, Ravi, Francisco e Lubianka.

Os cozinheiros foram divididos em duplas que prepararam os mesmos ingredientes. A escolha foi feita na sorte e ficou da seguinte forma: Thiago e Eliane fizeram a caixa de Lubianka; Evandro e Maria Antônia, a de Irina; Hugo e Victor Hugo, a de Francisco; e Rita e Katleen, a de Ravi.

Os jurados também fizeram as escolhas deles: Paola Carosella e Henrique Fogaça concordaram que a caixa vegetariana de Irina era a opção mais interessante. Erick Jacquin optaria por cozinhar com os ingredientes de Francisco, que seguia uma escola francesa.

Como Rita foi a vencedora da prova do episódio anterior, ela teve a oportunidade de trocar de caixa, mas não quis: preferiu ficar com a pegada asiática de Ravi.

E fez bem: Rita era a única cozinheira que não estava perdida no início da prova. O segredo? Talvez tenha sido o chá de camomila “bem concentrado” que ela disse ter tomado para ficar mais calma. Deu certo: o prato dela esteve entre os melhores da prova!

Antes disso, porém, tudo parecia perdido para os outros participantes. Paola Carosella chegou a perguntar a Katleen se ela estava louca. O pior é que ela disse que estava “mais ou menos”. “Se isso que você está fazendo der certo, eu vou embora do programa”, disse a jurada.

As muitas trapalhadas dos cozinheiros irritaram Jacquin, que bradou: “Vocês querem ser profissionais? Pois estão muito longe disso!”.

Thiago foi um dos destaques da primeira prova
Thiago foi um dos destaques da primeira prova

Na hora de apresentar os pratos aos jurados, Rita, Thiago e Eliane foram os destaques positivos, sendo que o major levou a melhor. Ele teve a oportunidade de levar apenas uma das colegas para o mezanino e optou por Eliane.

Os dois piores pratos foram os de Katleen e Victor Hugo, que levaram para a prova de eliminação uma desvantagem.

Saiba como foi a eliminação no MasterChef

A prova de eliminação começou com um suspense. Ana Paula Padrão disse que eles estavam diante de uma disputa envolvendo um dos ingredientes mais delicados da cozinha. Hugo não teve dúvidas e, certeiro, cravou: chocolate!

A prova foi disputada em dois rounds. O vencedor do primeiro estaria livre de cozinhar na segunda, garantindo, assim, a permanência no reality por mais uma semana. A punição de Victor Hugo e Katleen foi não poder participar desta fase.

Dando graças a Deus pela imunidade, Thiago e Eliane viram Paola Carosella anunciar o primeiro desafio: filé-mignon ao molho de chocolate! Jacquin dá algumas valiosas dicas sobre o molho. Mas logo ao sair do mercado, Rita percebe um vacilo que deixa o francês nada satisfeito: ninguém lembrou do conhaque para flambar.

Ao ver que Evandro estava exagerando na quantidade de chocolate no molho, Jacquin alertou: “é filé-mignon, não é profiteroles, hein!”. O episódio serviu para acender um sinal de alerta nos jurados, que comentaram o como o padre está caindo de rendimento a cada programa.

Hugo bateu na trave nas duas provas do MasterChef
Hugo bateu na trave nas duas provas do MasterChef

Maria Antônia e Hugo fazem uma boa prova e ficam entre os melhores, mas apenas um pode se salvar e eles escolhem o prato dela como o melhor. “Mais uma vez bati na trave”, reclama Hugo.

Com Victor Hugo e Katleen de volta à cozinha, os amadores tiveram pela frente a segunda receita da noite: mendiants, ou seja, discos de chocolate bem finos decorados com frutas secas e castanhas. Cada um tem que fazer quatro discos, que podem ser iguais ou diferentes.

“O sabor é importante, mas tem que lembrar que nessa prova estamos de olho na temperagem do chocolate”, afirma Paola.

De cara, dá para perceber que Evandro está, mais uma vez perdido: ele queima as amêndoas duas vezes e fica sem ter para colocar em cima dos discos. Outra que mostra desde o início que não está à vontade é Rita.

Não à toa são eles dois os piores da prova que teve Katleen como vencedora e Hugo como vice-campeão ー “na trave outra vez”. Evandro tinha a certeza que sairiam os dois porque, segundo ele, nenhum dos dois tinham entregue o produto pedido. Mas essa não foi a avaliação dos jurados, que consideraram que apenas Rita não cumpriu a prova.

A saída de Rita deixou todo mundo abalado. Paola Carosella fez questão de levá-la até a porta, Hugo chorava copiosamente no mezanino, Jacquin lamentou várias vezes e Ana Paula Padrão também foi às lágrimas. Quer dizer… quase todo mundo. Maria Antônia não escondeu de ninguém: “era ela que eu queria que saísse”.