Caixa de chocolate em prova do MasterChef
masterchef_caixa O primeiro desafio da noite era fazer uma receita com chocolate no MasterChef Caixa de chocolate em prova do MasterChef

MasterChef: Dia da caixa misteriosa mais gostosa da temporada termina amargo para uma pessoa

Publicado em Reality show

O domingo do MasterChef começou com uma caixa feita de chocolate e terminou com muitas lágrimas. Saiba quem deixou o reality show

Quem acompanha o MasterChef já sabe: um dia chegará a prova em que Alexandre Costa, fundador da marca de chocolate que patrocina o programa, vai aparecer e anunciar uma das disputas mais temidas e saborosas da temporada! Pois nesta temporada o dia foi o último domingo (4/8).

Incrível saber que na 10ª temporada os participantes ainda não estejam preparados para esse momento. Não estavam. Assim que entraram na cozinha, Haila, Lorena, Eduardo, Juliana e Rodrigo viram uma caixa misteriosa “de uma madeira diferente”, como observou Eduardo. “Esse cheiro não me engana: tem chocolate aí dentro”, percebeu Haila.

A menina é esperta. A caixa em si era feita de chocolate e teve que ser delicadamente quebrada pelos participantes. Dentro da caixa e na bancada, ingredientes que iam de avestruz a amêndoas, passando por frutas vermelhas e maracujá, além de cinco tipos de chocolate. O chocolate era o único ingrediente obrigatório da noite. E Alexandre Costa juntou-se a Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça na tarefa de julgar os pratos e escolher o melhor.

Antes de a prova começar, a apresentadora Ana Paula Padrão afirmou que, a partir de agora, as vantagens dos vencedores e as desvantagens dos perdedores das provas não existem mais. E aproveitou para destacar características dos cinco participantes ainda na disputa: a couraça que protege Rodrigo das emoções; a determinação de Juliana; a ansiedade de Eduardo; o equilíbrio de Lorena; e a trajetória de crescimento de Haila.

Na hora de cozinhar, Haila é a mais animada, talvez a única realmente à vontade na disputa. Volto a dizer: não era para eles terem estudado para essa tradicional prova?

Quando recebe Paola Carosella na bancada, Rodrigo ouve um alerta: “você tem muitas portas abertas, cuidado para não se perder”. Ainda antes da avaliação, Haila (quem diria?) parece a mais perdida, devido à quantidade de processos da receita dela. Excesso de confiança atrapalha às vezes.

Rodrigo apresentou aos jurados um elogiado avestruz ao molho de chocolate ruby e frutas vermelhas; Juliana fez uma massa de ravióli com chocolate e recheio de chocolate ruby servida ao molho de frutas vermelhas; Haila fez um criticado bombom aberto recheado com um creme inglês que estava líquido demais e tinha recheio de banana e bacon; Lorena levou aos jurados um sorvete de chocolate com flocos de chocolate numa casquinha de… chocolate; e Eduardo agradou com uma tartelette desconstruída com ganache de chocolate.

“Não foi fácil chegar à conclusão hoje”, avisou Alê. “Foi por muito pouco”, concordou Fogaça. “Nunca teve tanta mudança de decisão entre nós”, acrescentou Jacquin.

Tudo isso porque eles estavam em dúvida entre os pratos de Juliana e Eduardo. Sim… o de Haila não estava entre os melhores! Depois de muita conversa, a conclusão foi que Eduardo era o primeiro classificado para o top 4 desta temporada do MasterChef.

Eduardo cozinha no MasterChef
Eduardo foi o primeiro a se classificar para o Top 4 do MasterCgef

Saiba como foi a eliminação do MasterChef

Juliana não se conformou com a decisão, mas reconheceu que o prato de Eduardo era bom também. O desafio agora era não deixar se abater. E ela ficou confiante quando viu que a base da prova de eliminação era um ingrediente nobre com o qual ela está acostumada a trabalhar: bacalhau.

Foi engraçado ver Ana Paula Padrão antes da revelação dizer que o ingrediente não fala português. Diante do espanto de Paola, que já sabia do se tratava, ela corrigiu: não fala brasileiro, mas fala português muito bem. Ora, pois! Também foi curioso ver Paola reconhecer que não gosta muito de bacalhau.

Enquanto Juliana estava segura, Haila e Lorena nunca haviam feito bacalhau. Lorena estava tão nervosa que, no mercado, colocou ingredientes nas cestas de Rodrigo e de Juliana, por engano. Ainda bem que tudo foi resgatado.

Rodrigo esquece de pegar leite no mercado e pede ajuda a Haila, que cede a ele um pouco. O problema é que, depois de ter dado o leite, ela ferve o dela e derrama no fogão. Quem nunca? A gente te entende, Haila!

No passeio pelas bancadas, Paola dá dicas preciosas a Rodrigo e Jacquin se espanta ao ver os pratos de Haila e de Juliana, que colocou sal no bacalhau, para desespero do francês. O damasco acrescentado por Lorena numa “cama de legumes” também deixou os jurados com uma pulga atrás da orelha.

O primeiro a apresentar o prato foi Rodrigo, com um bacalhau no vapor finalizado no forno com azeite aromatizado, purê de inhame e tomates confitados. A apresentação foi a maior crítica ouvida por Rodrigo, além de ter servido o bacalhau com a pele, o que desagradou Jacquin.

Lorena levou o seu bacalhau aos jurados aos prantos por estar com saudades da filha. O pescado foi servido com uma cama de legumes (e damasco…) e batata duchese com amêndoas. O maior temor de todos acontece com Lorena: o bacalhau está salgado. Além disso, o prato está com uma apresentação definida por Paola como “confusa” e a batata está sem gosto.

Ainda abalada por não ter feito um bom doce, Haila se perdeu num polêmico bacalhau com molho bechamel e gratinado. O excesso de queijo da receita deixou Jacquin desconfiado antes mesmo de comer. Paola disse que conhecia o prato e que ele era bom, se fosse bem executado. Não foi o caso: ele precisava de pelo menos 30 minutos de forno e ficou menos de 15. “Parece que esse prato foi lavado. Não tem gosto”, disse o francês. “Será que os elogios que eu te fiz semana passada te atrapalharam? Está zoado isso aqui”, perguntou Fogaça.

Juliana foi a última a apresentar um bacalhau ao molho de tomante concassé com batata e cebola. Os jurados lamentaram que o prato mais bonito e bem pensado da noite estava muito salgado. Jacquin fez a linha do “eu te avisei” e não poupou Juliana de críticas. O molho e os acompanhamentos dela estavam saborosos e poderiam, quem sabe?, salvar a noite de Juliana.

Depois de os jurados confabularem, Jacquin voltou amargo à cozinha: “Eu não vou dar parabéns a vocês. Vou dar parabéns ao bacalhau, que é um ingrediente nobre”. O que o francês quis dizer é que apenas um prato estava “equilibrado e bom”. Rodrigo foi o melhor da prova e se junta a Eduardo no top 4.

Para surpresa dela mesma, Lorena também se classifica, sendo autora do prato mediano. “Estamos diante de duas ótimas cozinheiras que hoje foram mal”, começa Paola em seu discurso de despedida. “Vai ser o fim do MasterChef para uma de vocês, mas pode ser um começo muito interessante fora daqui”, continuou, emocionada, a argentina.

“O erro da Juliana foi de atenção, o bacalhau estava salgado, mas o resto estava bom. O erro da Haila foi de concepção do prato, tinha pouco tempo de forno, além de estar sem sal e mal executado”, disse Paola antes de anunciar que Haila estava fora do MasterChef.

Espaço aberto para as lágrimas da própria Haila, dos jurados, dos participantes que estavam no mezanino (só de Rodrigo que não, claro! O rapaz é uma esfinge mesmo), de Ana Paula Padrão e da gente em casa. “Um dia eu vou receber vocês na minha confeitaria”, promete Haila. Alguém duvida?