Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça dão aval a prato de amadores
masterChef_blog Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça dão aval a prato de amadores Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça dão aval a prato de amadores

Análise: Será que o MasterChef cansou e passou do ponto?

Publicado em Reality show

Haja receita e bronca no MasterChef! São oito edições em quatro anos, somando as temporadas dedicadas a profissionais, a amadores e a crianças

Fenômeno de audiência e de repercussão na internet nos dois primeiros anos, do MasterChef reality show da Band começa a apresentar sinais de cansaço. A atual temporada, a quinta dos amadores, começou patinando e amargando o pior início da história do reality. Embora ainda não esteja em segundo lugar na faixa ー posto que chegou a ocupar ー , a atração está se consolidando em terceiro, agora na reta final. Daqui a dois dias, o penúltimo episódio será exibido, com a semifinal entre Maria Antônia, Hugo e Eliane.

Mas o que será que acontece para que o reality esteja, para usar o jargão do jurado Henrique Fogaça, “sentando na graxa”? É usando outra máxima do mesmo chef que encontramos uma explicação: “menos é mais”.

É simples assim. Menos edições por ano, menos horas no ar (quando era novidade a gente ficava acordado até 0h de uma terça, mas beira o desrespeito o avançar da hora até quase 1h. Eu trabalho na quarta, Band!), menos participantes. Claro que isso implicaria em menos receita (financeiramente falando) para a Band, tendo em vista que Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça vendem de panelas em aço inox a cafeteiras elétricas em ações de merchandising no programa.

Outro problema desta edição do MasterChef em específico é o elenco. Eles podem até cozinhar bem ー não temos como saber isso do outro lado da tela, apenas confiando nos chefs que julgam ー, mas falta simpatia ao grupo. Não dá para torcer por uma Ana Luíza que reclama de tudo, por um padre (!) Evandro que critica todos os colegas, por uma Maria Antônia que abusa de caras e bocas, por uma Rita que não para de falar, por um Vinícius que não sabe ouvir. Eles esbanjam marra! Hugo e Thiago são exceção na simpatia, têm carisma, mas não seguram a audiência. Além de tudo, a fórmula do MasterChef está batida, a gente consegue prever se não as provas, a dinâmica e isso pode ser fatal para um reality show.

A próxima temporada está com as inscrições abertas e será disputada por profissionais. A previsão é que vá ao ar ainda este ano. Espero que com menu renovado!