Fazer bolo espelhado era o desafio dos chefs que disputam o MasterChef
masterchef_bolo Fazer bolo espelhado era o desafio dos chefs que disputam o MasterChef Fazer bolo espelhado era o desafio dos chefs que disputam o MasterChef

MasterChef tem noite de receitas complicadas e prato não entregue a tempo

Publicado em Reality show

O episódio do MasterChef desta terça-feira (20/11) exigiu muita criatividade dos cozinheiros e nervos de aço do público. Saiba quem deixou a competição!

A confeitaria é o grande terror dos participantes do MasterChef, sejam eles profissionais, sejam amadores. E ela deu as caras com tudo no episódio desta terça-feira (20/11). O anúncio de que fariam doce deixou Heaven, Manu, Daniel, Rafael e Willian totalmente desesperados. “Eu sou cozinheiro. Não me garanto no doce, não”, disse Rafael. “Prova de doce é realmente para borrar as calças de medo”, concordou Willian.

Os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella estão lá para acalmar todos, certo? Bem… faltou combinar isso com eles. “Essa é uma prova muito muito difícil”, afirmou Paola. “É a prova de sobremesa mais difícil do MasterChef”, avisa a apresentadora Ana Paula Padrão ao dizer que eles têm que fazer um bolo espelhado, também chamado de bolo de vidro, com três camadas.

O desespero só aumenta: nenhum dos cinco competidores já fez a receita alguma vez. A insegurança deles fica clara no mercado, quando Willian esquece os ovos e Heaven pega o açúcar errado.

Numa clara mudança de atitude, os competidores passaram a não se ajudar tanto ー Willian até conseguiu ovos com Daniel, mas Rafael teve que quase implorar por um pouco de glucose. Manu prometeu ajudar, mudou de ideia algumas vezes e acabou dividindo o ingrediente com o concorrente.

Melhores amigos, Daniel e Rafael também tiveram momentos de tensão como quando Daniel vai tirar uma dúvida e recebe um sonoro “agora estou concentrado. Não posso te ajudar” de Rafael.

Daniel era visivelmente o mais perdido na prova. Esqueceu passos da receita e apanhou do forno até que Willian o ajudou. “Coitado”, disse Jacquin. “Coitado nada! Ele tem que se concentrar”, esbravejou Paola.

Mas a noite não era dele mesmo. O rapaz esqueceu de botar gelatina na mousse e não entregou o bolo aos jurados, ficando, portanto, automaticamente na prova de eliminação. Entre os outros, todos surpreenderam e foram bem. “Não dá para avaliar mais. Eles são muito bons”, disse Paola. O melhor da prova acabou sendo Willian, que subiu sozinho para o mezanino. E não é que o rapaz está crescendo no momento certo?

Daniel fica desolado ao ver que não conseguiria entregar o bolo a tempo
Daniel fica desolado ao ver que não conseguiria entregar o bolo a tempo

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef Profissionais

Quando entram na cozinha da prova de eliminação do MasterChef, os cozinheiros se deparam com uma enorme caixa. Debaixo dela, produtos artesanais ou caseiros que representam a gastronomia brasileira.

Chamado para apresentar os ingredientes e o desafio aos participantes, Alex Atala emocionou Manu e deixou Rafael, Daniel e Heaven empolgados. Isso até saberem a prova, claro. Atala lançou o desafio: harmonizar o prato com um dos quatro cafés apresentados. Sim! Os jurados tomaram café enquanto comiam!

Jacquin e Atala demonstram uma preocupação desde o início: por morar há muitos anos fora do país, Rafael poderia ter dificuldade com os ingredientes da cultura brasileira. Mas o rapaz não se abalou muito não e foi confiante até o fim.

Ao mercado! Sem muita imaginação, Rafael, Heaven e Manu escolheram trabalhar com a mesma proteína: barriga de porco. Daniel ousou e escolheu carne de ovelha. Atala chamou a atenção para o fato de ninguém ter optado por uma receita vegetariana.

O resultado foi que a máxima “menos é mais” de Fogaça deveria ter sido seguida na prova, mas foi ignorada pelos chefs. Apesar de elogiados, os pratos tinham um problema em comum: o café não era a estrela e a carne atrapalhava na harmonização com a bebida. “Vocês deram volta de mais até chegar ao resultado. Senti falta do simples”, criticou Atala.

Os participantes estranharam harmonizar café com receitas brasileiras
Os participantes estranharam harmonizar café com receitas brasileiras

Heaven quase mata a gente do coração com as dificuldades de cozinhar a barriga e, mais tarde, de pururucar a carne suína. A moça quase se queimou. O esforço valeu a pena e o prato dela (uma barriga ao demi-glace de café com farofa de baru, castanha-do-brasil e castanha-de-caju e purê de cebola caramelada) foi eleito o melhor.

Mas o melhor da avaliação dela mesmo foi o parecer de Jacquin. Ninguém entendeu o que ele disse. Paola ainda brincou: “se você não entendeu, não tem problema porque a gente também não”. “Aqui dentro o Jacquin vem sem legenda”, afirmou Heaven, referindo-se ao recurso utilizado na edição para que as palavras do francês sejam entendidas pelo público.

A escolha da carne de ovelha realmente era arriscada e fez com que Daniel saísse do MasterChef, mesmo tendo sido elogiado pelo pirão de queijo de cabra que acompanhava a proteína guarnecida por picles de rabanete. “Você é muito melhor do que isso”, disse Paola ao experimentar o prato.

Mais uma vez, Jacquin roubou a cena na hora da avaliação. Daniel levou junto com o prato um copo de café e explicou que não sabia que os jurados teriam xícaras de café na mesa e pediu para que eles desconsiderassem o café dele porque o oferecido pela produção estava mais quente. O francês foi o primeiro a provar o prato e quando terminou não teve dúvida: jogou o café frio em cima do prato pensando que era um molho. Daniel se desesperou, explicou de novo e Jacquin o ajudou a contornar a situação. Será que ele foi prejudicado na avaliação por causa disso?

Sem Daniel, a temporada do MasterChef ruma para o top 4 e se aproxima do fim. Sem o favorito André, eliminado há uma semana, a disputa está embolada, com leve vantagem para Manu pela segurança da moça.