Marmitas & merendas Crédito: Estúdio Bingo/Divulgação

Marmitas & merendas: Caio Braz comanda programa voltado a quem come a famosa “quentinha” fora do lar

Publicado em Programas

Influenciador digital fez fama ao trabalhar com Lilian Pacce no GNT Fashion e agora comanda atração própria, dirigida a quem se preocupa com a alimentação fora do lar e com comida para viagem. Marmitas & merendas reúne dicas e entrevistas com celebridades

Por Rebeca Oliveira

Claudia Raia faz. Fernanda Paes Leme também. José Loreto não vive sem. Se, em outros tempos, levar uma marmita para o trabalho era sinônimo de falta de grana, hoje o hábito está associado a uma preocupação crescente com o que se come. Cozinhar a própria refeição acompanha uma tendência mundial, forte entre a geração Y e Z (os chamados millennials), de criar uma relação íntima com a gastronomia e de se preocupar com a origem dos alimentos.

As razões são diversas e vão de cuidados com a dieta a adaptações a restrições alimentares. É essa mudança de comportamento que o apresentador e digital influencer Caio Braz ressalta em Marmitas & merendas, atração que estreou no fim de agosto na grade do GNT. Além dos atores citados, Gabriela Pugliesi e Poliana Abritta são algumas das celebridades que dividem dicas e mostram como conciliar a rotina agitada aos cuidados alimentares.

“Existe um movimento coletivo por comer melhor, e isto implica em comer mais leve. O movimento, além da saudabilidade, também é político. Diminuí drasticamente a carne vermelha e o frango, privilegio frutas e verduras. O resultado é incrível, no corpo e na mente”, defende.

Esse é o primeiro voo solo do recifense na emissora. Durante anos, ele foi repórter do GNT Fashion, comandado por Lilian Pacce. Uma rápida participação no Papo de segunda comprovou a versatilidade do jovem, que também atua como youtuber, consultor de moda, designer e professor na escola de criatividade Perestroika.

Entrevista com Caio Braz, do Marmitas & merendas

Crédito: Estúdio Bingo/Divulgação
Crédito: Estúdio Bingo/Divulgação

Em uma época de muita polarização até mesmo nutricional (novas dietas aparecem e se confrontam a todo momento), em qual cenário se situa Marmitas & merendas?
É libertário. As marmitas são um instrumento de autoconhecimento e de autoestima. Quem é marmiteiro come do jeito que quiser, portanto é mais livre, não fica à mercê do que lhe é oferecido. Se organiza e cuida de sua dieta como bem entende, inclusive financeiramente. E promove autoestima porque está cuidando de si, além de sobrar mais tempo para encontrar a felicidade em outros interesses além do comer. E tempo é o que há de mais precioso.

Existe alguma dica dada durante as gravações que pretende levar para a vida?
Perder o preconceito com a marmita é o principal. Tenho namorado um pouco do ayurveda, e não tem como se dedicar ao ayurveda sem marmitar, tem que preparar e levar. Levo os chás em garrafas térmicas!

Um dos empecilhos para se ter uma marmita saudável é a característica perecível de alguns alimentos, como saladas. Como driblar essa questão?
A nossa vida está muito, muito veloz. A grande maioria dos participantes prepara todas suas marmitas no domingo — assim tem comida fresca durante a semana de trabalho. Virou o dia da cozinha enquanto terapia, e preparar o menu da semana. Perceba que as pessoas estão dedicando o dia do descanso civil obrigatório para cuidarem melhor de si mesmas através da alimentação. É um sintoma importante.

Nas redes sociais (Caio tem 127 mil seguidores no Instagram), é nítida a sua posição sobre assuntos que muitas figuras públicas preferem evitar, como política e homossexualidade. Quando optou por essa transparência?
Ser um artista gay assumido no país em que vivemos é um ato político. Eu preciso ser transparente para ter condições reais de sobreviver neste mercado, de poder criar sem filtros, de ser criativo. Não há como retroceder. A transparência precisa ser um caminho da minha geração. A internet escancarou todas as mentiras, simulacros. A verdade é não só uma questão ‘moral’, mas de sobrevivência. Em tempos de pós-verdade, sinceridade é afeto, empatia. Vulnerabilidade é também algo que me emociona. Quanto mais vulnerável estou — ou seja, quanto mais verdadeiro — mais sinto amor e retribuo. Tenho pena de quem fica dando truque — perde a chance de estabelecer conversas que realmente podem tocar as pessoas.

SERVIÇO
Marmitas & merendas
Toda terça, às 20h30, no GNT