Lima Duarte brilha em cenas de O outro lado do paraíso
O Outro Lado do Paraíso Lima Duarte brilha em cenas de O outro lado do paraíso Lima Duarte brilha em cenas de O outro lado do paraíso

Interpretação de Lima Duarte na novela O outro lado do paraíso chama a atenção pela força do olhar

Publicado em Novela

Lima Duarte tem mais um personagem para entrar na galeria de interpretações inesquecíveis. O ator está perfeito como o Josafá de O outro lado do paraíso!

Quando a televisão foi inaugurada no Brasil, em 18 de setembro de 1950, Lima Duarte estava lá. No ano seguinte, fez parte do elenco da primeira novela nacional, Sua vida me pertence. Nesses últimos 67 anos, nos acostumamos a ter Lima na nossa casa, emprestando sua voz marcante e empostada a vários personagens ou magistralmente recitando poemas em especiais.

Mesmo com tanta representatividade, havia tempos que Lima não recebia um papel à altura do talento e da importância dele como o atual Josafá de O outro lado do paraíso (leia crítica da primeira semana da novela) . Talvez desde o Shankar, de Caminho das Índias, isso não acontecesse. Já são oito anos sem a grandiosidade desse ator que pôde ser visto em papéis menos importantes, caso do Peppino de I love Paraisópolis (2015).

Mas agora é diferente. O outro lado do paraíso tem duas semanas e várias cenas em que podemos ver o tanto que Lima pode render numa cena. Se do outro lado está Marieta Severo, a Sophia, então! As cenas dos embates entre os dois foram imperdíveis. Bastava um olhar para que entendêssemos de vez que o avô de Clara (Bianca Bin) não estava disposto a explorar as esmeraldas que estão nas terras dele.

Mas registra-se que não era “um” olhar ー estamos falando de “o” olhar. Porque é nas sutilezas de um olhar, de uma inflexão de voz, ou de uma expressão certeira que estão os grandes atores. Não é só vomitar o texto, é preciso bem mais.

E esse “bem mais” também nos foi entregue quando Josafá foi se aconselhar com Mercedes, papel defendido com o habitual primor por Fernanda Montenegro. Que embate, senhores! É daquele tipo de briga em que não há perdedores, só vencedores (incluindo aí o público, claro!). Ali dá para se entender o valor da palavra “contracenar” ー é um olhando para o outro, comunicando-se novamente pelo olhar.

Parceiros de cenas para Lima continuar brilhando não faltarão ー o elenco da novela ainda traz, entre outros monstros sagrados, Juca de Oliveira, Laura Cardoso e Nathalia Timberg. Não sei se o personagem sobrevive às passagens de tempo reservadas para O outro lado do paraíso. Aliás, sim, Josafá já é mais um imortal na galeria desse grande ator, ao lado de tipos como Sassá Mutema (O salvador da pátria), Zeca Diabo (O bem amado), Salviano Lisboa (Pecado capital) e Sinhozinho Malta (Roque santeiro). Salve, Lima!