Lilia Cabral
A Força do Querer No ar como Silvana em A força do querer, Lilia Cabral está escalada para outra trama das 21h Lilia Cabral

Lilia Cabral faz 60 anos. Confira destaques da carreira da atriz!

Publicado em Novela

A quinta-feira é de festa para Lilia Cabral! Ela comemora 60 anos brilhando na novela A força do querer! Lembre papéis da atriz.

Esta quinta-feira (13/7) é dia de festa para a atriz Lilia Cabral, a Silvana, uma das mulheres que brilham em A força do querer! (Quer saber quem são as outras? Clique aqui!) É que ela completa 60 anos de idade. A comemoração foi no fim de semana, com direito a presença de astros da nossa teledramaturgia.

Lilia é uma das atrizes mais disputadas da geração dela — tanto que já está escalada para a novela que Aguinaldo Silva escreve para estrear em 2018. O papel dela deve ser o de uma vilã. Duvida que vai bombar? A parceria de Lilia e Aguinaldo já rendeu frutos maravilhosos, como em Fina estampa e Tieta, que está sendo reprisada no Viva.

 

Relembre momentos marcantes da carreira de Lilia Cabral

 

Tieta (1989)

Na trama de Aguinaldo Silva que está sendo reprisada pelo Viva, Lilia teve seu primeiro papel de grande repercussão na Globo, Amorzinho. A viúva vive na sombra da vilã Perpétua (Joana Fomm), mas não compactua com as maldades da irmã de Tieta (Betty Faria). Casta desde que o marido morreu, Amorzinho é doida para se apaixonar, mas Perpétua sempre faz de tudo para que a amiga não namore. Ela é interessada em Amintas (Roberto Bomfim), mas os encontros dos dois sempre acabam em cenas engraçadas.

 

Páginas da vida (2006)

Marta Toledo Flores. A vilã da trama de Manoel Carlos era daquelas que têm nome e sobrenome. E a gente adora odiar essas personagens! A empresária comanda uma casa de festas infantis, mas detesta crianças. Grávida de sete meses de gêmeos, a filha de Marta, Fernanda (Fernanda Vasconcellos) morre atropelada, mas as crianças sobrevivem. Ao saber da notícia, Marta diz à médica Helena (Regina Duarte) que não quer a menina, classificada por ela de “com defeito” por ela ter síndrome de Down. A cena é dura, mas mostra a atriz que Lilia é.

 

A favorita (2008)

A personagem de Lilia, Catarina, demorou a deslanchar na trama de João Emanoel Carneiro. Mas depois, mostrou ao que veio. Casada com Leonardo (Jackson Antunes), Catarina era vítima de violência doméstica. Mesmo ciente de que eram abusos as atitudes do marido, ela relutava em se separar. A decisão veio com a chegada e o apoio de Stela (melhor papel de Paula Burlamaqui na tevê até agora). Stela se apaixona por Catarina, mas o romance das duas não acontece e Stela vai embora da cidade logo após se declarar.

 

Fina estampa (2011)

Griselda da Silva Pereira, ou simplesmente Pereirão. Essa foi a primeira protagonista de Lilia em uma novela da Globo. Mas nada de mocinhas adocicadas. A personagem escrita por Aguinaldo Silva era forte e passava longe de estereótipos. Sem nenhuma vaidade, ela era orgulhosa de ter criado os filhos trabalhando como bombeiro-hidráulico. A dobradinha com Teresa Cristina (Cristiane Torloni), com quem briga pelo amor de René (Dalton Vigh) foi sob medida.

 

Liberdade, Liberdade (2016)

A sensualidade de Lilia Cabral nunca esteve tão à flor da pele como na minissérie de Mário Teixeira. Ela vivia a cafetina e dona de bordel Virgínia. Revolucionária, ela lutava pela Independência da República e foi uma das aliadas de Tiradentes (Thiago Lacerda). Quando ele é enforcado, ela fica preocupada com a filha dele, Joaquina. Mas a menina é levada por Raposo (Dalton Vigh) para Portugal e quando volta, como Rosa (Andrea Horta), se junta a Virgínia.