Lembre os principais personagens de Apocalipse, novela que volta nesta terça à Record

Publicado em Novela

Apocalipse fala de tramas bíblicas com uma roupagem moderna. Relembre os principais personagens da novela de Vivian de Oliveira

A partir desta terça-feira (21/4), a novela Amor sem igual, da Record, será pausada, tal como foram as tramas da Globo por causa da pandemia do coronavírus. Em seu lugar, a emissora programou uma reprise condensada de Apocalipse, novela escrita por Vivian de Araújo, no fim de 2017.

Apocalipse faz parte do nicho a que costumamos chamar de novelas bíblicas da Record. De fato, ela traz a versão da Bíblia para o fim do mundo, mas na contemporaneidade dos anos 1980. Logo no início, a brasileira Susana Aisen (Carolina Oliveira), a israelense Débora Koheg (Manuela do Monte), o norte-americano Alan Gudman (Maurício Pitanga) e o italiano Adriano Montana (Felipe Cunha) se encontram por acaso em Nova York.

Susana e Débora se tornam melhores amigas, e Alan se apaixona por Susana e eles se casam. Adriano seduz Débora, mas quer apenas levar a menina para a cama. O problema é que ela engravida e a cultura dela é rígida com relação à virgindade antes do casamento. Ela acaba sendo expulsa de casa pelo pai, Gideon Koheg (Henri Pagnoncelli) e busca amparo justamente na casa de Adriano, que se vê obrigado pela família a se casar com Débora.

Após essa primeira fase, Apocalipse dá um salto de 20 anos no tempo e chega aos anos 2000, quando Susana (Mônica Torres) é uma médica respeitada e Alan (Eduardo Galvão), um renomado economista. Débora (Bia Seidl) ainda vive um casamento de fachada com Adriano (Eduardo Lago). O filho deles, Ricardo (Sérgio Marone), é o verdadeiro vilão de Apocalipse. Espécie de encarnação do anticristo, o rapaz levará a humanidade à destruição, material, moral e espiritual.

O contraponto de Ricardo está no amigo de infância dele, Benjamin (Igor Rickli), filho de Alan e Susana. A disputa entre eles dois dá a tônica da novela.

O elenco de Apocalipse ainda traz nomes conhecidos como Rafael Sardão, Sidney Sampaio, Luiza Tomé, Paloma Bernardi, Joana Fomm, Carla Marins, Lucinha Lins, Marcelo Valle e muitos outros.

Conheça os principais personagens de Apocalipse!

Benjamim Santero (Pedrinho Melo/Igor Rickli) – O filho de Susana (Mônica Torres) e Alan (Eduardo Galvão) é o grande herói de Apocalipse. O menino amoroso é considerado um gênio ao aprender a programar computadores aos 10 anos. O jovem ateu estuda robótica e desenvolve elogiados projetos na área ー todos voltados para fazer o bem à sociedade.

Zoe Santero (Gabriela Saraivah/Juliana Knust) – É esposa de Benjamim, com quem tem o filho Davi. A jornalista vai se sentir afastada da religião e buscará no marido a força para recuperar a fé. Será uma forte aliada de Benjamim contra Ricardo.

Ricardo Montana (Luiz Eduardo Toledo/ Sérgio Marone) – A mãe, Débora (Bia Seidl) o mimou e protegeu da vida, enquanto o pai, Adriano (Eduardo Lago), sempre foi mais duro e nada amoroso com ele. O resultado é um jovem mimado, arrogante, mas perigosamente sedutor, que consegue quase tudo que quer. Tem um mentor, Stefano (Flavio Galvão), que garante que ele será um líder muito estimado no mundo inteiro. Terá um relacionamento com Isabela (Paloma Bernardi), irmã de Benjamin, a quem vai corromper.

Teresa Santero (Joana Fomm) – Avó de Zoe. Tem um coração enorme e está sempre sorrindo. Vende quentinhas e depois passa a trabalhar como doméstica na casa de Lia Aisen. Enfrenta com dignidade e fé um grave problema de saúde.

Oswaldo Santero (Marcos Winter) – Pai de Zoe e Tiago (Rafael Sardão), filho de Teresa. Foi preso na juventude por roubo, quando participava de uma gangue. Na prisão, encontrou uma Bíblia e se converteu, virando exemplo de bom comportamento.Va influenciar na religiosidade da mãe e dos irmãos. Se casa com Letícia (Luiza Tomé), o grande amor de sua vida e, por meio dela, reconquista o amor de Tiago. Oswaldo simboliza a Igreja em Apocalipse.

Letícia Santero (Juliana Xavier/Luiza Tomé) – A recepcionista do hospital da família Aisen é esposa de Oswaldo e mãe de Zoe. No tempo livre, faz trabalho voluntário com moradores de rua. É uma mulher sábia e bondosa, mas sabe ser firme quando necessário.

Sandra (Cacau Melo) – Ex-namorada de Oswaldo e mãe de Tiago. Após muitos anos, Sandra é encontrada à beira da morte.

Tiago Santero (Rafael Sardão) – Filho de Oswaldo e Sandra. Com a morte da mãe, ele se vê obrigado a se reaproximar do pai. Envolvido no tráfico de drogas, demora a ser convertido, até se formar em medicina. Tentará salvar a namorada Alice (Thuany Parente) do caminho do mal e aproximá-la de Deus.

Felipe Santero (Miguel Roncato/ Jandir Ferrari) – Filho de Teresa. Contestador, vai se afastar de Oswaldo quando ele se converter. Decidido a vencer e dar uma vida melhor para sua família, embarca para Nova York, e permanece por lá de maneira ilegal. Casa-se com Sabrina (Flávia Monteiro) nos EUA. Quer vir ao Brasil para ver Teresa, mas sabe que se vier, não volta para os EUA. Sofre um acidente e fica em coma ao tentar sair do país clandestinamente. Ao acordar do coma, verá o mundo de outra forma.

Sabrina Santero (Laura Kuczynsk/ Flávia Monteiro) – Esposa de Felipe. Fica arrasada com o acidente do marido e lutará para que ele, ela e o filho deles, André, sejam repatriados.

André Santero (Kadu Schon/ Sidney Sampaio) – André nasceu nos EUA e conviveu pouco com o pai, Felipe, pois era criança na época do acidente. É muito bom com tecnologia e se aproxima de Benjamim para que desenvolvam projetos juntos. Acaba sentindo inveja e raiva do novo amigo.

Marta Gudman (Beth Zalcman) – Mal-humorada e exigente, a judia implica com a nora Hanna (Adriana Prado), que não consegue lhe dar um neto. Rejeita a neta Ester (Nathalia Costa) por ela ser adotada. Fará de tudo para converter todos que estão perto dela ao judaísmo ortodoxo.

Alan Gudman (Maurício Pitanga/ Eduardo Galvão) – É judeu, mas não segue os preceitos religiosos da Torá e nem frequenta sinagogas. Agnóstico, acredita que a religião criou o fim do mundo para apavorar o homem e mantê-lo na linha. Ama Susana (Mônica Torres), mas o casamento entra em crise quando ela começa sua busca espiritual. Torna-se aliado de Ricardo, filho de seu grande amigo Adriano, e o ajuda em seus acordos de paz mundial.

Isabela Gudman (Paloma Bernardi) – A estudante de geologia é irmã de Benjamim, a quem tem como ídolo. Muda para Jerusalém para estudar arqueologia e passa a morar com a parte ortodoxa da família – os tios-avôs Oziel e Marta. Mesmo sendo bem recebida, Isabela estranha os costumes ortodoxos, passando por situações constrangedoras e engraçadas. Completamente dominada e apaixonada por Ricardo, acaba traindo a confiança do irmão.

Débora Koheg (Manuela do Monte/ Bia Seidl) – Filha de Gideon (Henri Pagnocelli) e Tamar (Jussara Freire), Débora sempre se sentiu presa pelas tradições da religião judia ortodoxa. É apaixonada pelo marido, Adriano, mas jura que um dia vai se vingar das traições dele. É mãe de Ricardo, o anticristo.

Adriano Montana (Felipe Cunha/ Eduardo Lago) – Depois de seduzir Débora na juventude e de engravidá-la, a abandona. Mas ela o procura e a família dele o obriga a se casar com ela e a assumir a paternidade de Ricardo. Não consegue o amor do filho, o que o deixa magoado.

Lia Aisen (Lucinha Lins) – Avó de Benjamim e mãe de Susana, a médica neurocirurgiã está sempre antenada com as novidades do rumo. Sofre de Alzheimer precoce. Por meio de pesquisas e cases médicos, quer comprovar como a fé promove a melhora substancial dos pacientes.

Susana Ainse (Carolina Oliveira/ Mônica Torres) – Mãe de Benjamim. Assim como os pais, é médica. Grávida de Isabela, Susana se desespera quando Benjamin quase morre afogado num passeio de canoa. Transtornada, clama a Deus por sua família. A oração é atendida, transformando sua vida. Se entristece ao ver Benjamin se afastar cada dia mais de Deus, tornando-se como o pai na vida adulta. Sem apoio do marido, Susana acaba se acomodando em sua busca espiritual, o que só faz crescer o vazio existencial dentro dela.

Lorenzo Viscone (João Boubonnais) – Sacerdote mestre da igreja Sagrada Luz. Líder adorado em sua religião. Prepara seu pupilo Stefano para assumir seu lugar.

Stefano Nicolozi (Flávio Galvão) – O Falso Profeta do Apocalipse. Amigo da família Montana, começou na Sagrada Luz como “iniciado” e passa a ocupar o cargo máximo de Sacerdote Mestre, depois da morte de Lorenzo. Ardiloso e manipulador, tem todo interesse em manter estreitas relações com a família Montana – é por conta do poderio deles que sua igreja se fortalece. Se aproxima de Débora pois sabe – através de uma revelação – que ela gera aquele que foi escolhido e destinado para ser o maior líder da terra. Saberá capitalizar toda mágoa e ressentimento da moça a seu favor, tornando-se seu cúmplice e mentor de Ricardo.

Vittorio (Jonatas Faro) – Assistente de Stefano. Jovem iniciado na Igreja Sagrada Luz. Aos poucos, se decepciona com a religião e passa a ter um comportamento que coloca os planos de Stefano em risco.

Ezequiel Mendes (Zécarlos Machado) – Pastor, é um homem de grande fé, honrado, sério e comprometido com os assuntos de Deus. Foi o responsável pelas conversões de Oswaldo, ainda no presídio, e de Tiago. Na terceira fase, retorna ao Rio de Janeiro e encontra a igreja, comandada pelo irmão Jonas (Murilo Grossi), fora dos propósitos de Deus.

Jonas Éfeso (Murilo Grossi) – Pastor da igreja evangélica, Jonas acredita que é preciso modernizar o culto. Sua fala é emocional e sua igreja funciona muitas vezes como um clube social. O problema é que faz tudo de forma mecânica, como se fosse uma obrigação, não com um amor pulsante. Sofrerá um abalo quando seu irmão Ezequiel voltar. Enciumado, sente que perde terreno entre seus fiéis.

Alice (Thuany Parente) – Filha de Jonas e Laodiceia (Lu Grimaldi). Durante o dia é a filha certinha e namorada de Tiago e de noite canta no bar do Diogo Ferreira como Lili Star. Gosta de flertar com outros rapazes, mesmo tendo compromisso com Tiago. Com o tempo, suas mentiras a levarão para longe das pessoas que ama.

Tião de Deus (Adriano Garib) – Tião era um fanático religioso, mas sem conseguir aguentar o peso da religião e sem nunca ter vivido o evangelho pleno, abandonou mulher e filhos pequenos. O conhecimento que tinha da Bíblia, no entanto, é usado agora para alertar as pessoas que passam por ele nas ruas da cidade. Tião de Deus, como é conhecido, está sempre anunciando o fim do mundo, muitas vezes de forma equivocada.

Tiatira Abdul (Yana Sardenberg/ Carla Marins) – De família cristã, Tiatira é uma árabe israelense que sente orgulho de servir ao país. Amiga de Hanna no exército, Titi possui uma fé genuína e vibrante. Se envolve em campanhas humanitárias ao lado de Ricardo. Mesmo sendo cristã, adora consultar cartomantes e videntes para saber o futuro. Aos poucos, vai se afastando de sua fé e incorporando outras crenças no seu dia-a-dia, como culto a deuses pagãos. Seu fraco são os homens mais novos com quem se relaciona sem compromisso.

Dylan (Marcelo Valle) – Cientista que trabalha com Uri na Agência Espacial. Sua pesquisa, ligada ao estudo de asteroides, fará com que ele se interesse pela doutrina do Design Inteligente – criada por um grupo de cientistas que acredita que a perfeição da Natureza comprova a existência de Deus. Entrará em conflito com Uri por conta disso.