A Lei do Amor Tião é o personagem mais violento da novela José Mayer como Tião em A lei do amor

A lei do amor ou da violência?

Publicado em Novela

Novela A lei do amor tem várias cenas de violência contra a mulher e choca por não apresentar punição firme aos agressores.

 

A novela das 21h da Globo, A lei do amor, poderia ter outro título. A lei seguida pelos personagens da trama segue o caminho da violência, seja ela física, por meio de sopapos e trocas de soco, seja verbal com impropérios e xingamentos.

 

Infelizmente, são as personagens femininas as vítimas mais frequentes. Choca mais pelo fato de a novela ser assinada por uma mulher, Maria Adelaide Amaral. E não estamos falando de brigas de inimigas, artifício usado às vezes com viés cômico abusando de unhadas e puxões de cabelo. A questão é mais grave: são homens agredindo amantes, esposas, filhas e garotas de programa.

 

Na maioria dos casos o agressor é Tião Bezerra (José Mayer). Está certo: é um vilão clássico, daqueles que partem para as vias de fato e não medem esforço para ter o que querem, mas bater em mulher nem vilão pode, né? A vítima mais frequente de Tião é a amante (agora esposa) Magnólia (Vera Holtz, dando show em cena) . Ela, que também não é flor que se cheire (longe de mim querer que isso seja justificativa!), já deve ter perdido as contas das vezes que foi agredida pelo empresário. Esperta, ela já deveria ter acionado a Lei Maria da Penha algumas vezes (aliás, seria uma boa lição para o vilão e um bom exemplo para milhares de mulheres que têm medo de denunciar o parceiro), como quando foi empurrada no dia em que foi desmascarada ou quando levou um tapa às vésperas do casamento.

 

 

Não é só para ela que Tião distribui tapas por aí. Pelo menos outras três mulheres foram agredidas por ele: no passado, Cidália (Susana Ribeiro) foi violentada por Tião e engravidou de Flávia (Maria Flor), que acabou adotada por Salete (Cláudia Raia); a ex-garota de programa Jessica (Marcella Rica) não apenas apanha, como é estuprada por ele ao se negar a continuar a atendê-lo; e a garota de programa Aline (Arianne Botelho) apanha em situação semelhante. A moça também leva uma surra de cinto do pai, Misael (Tuca Andrada), quando ele descobre a atividade da filha.

 

Parece que virá de Jessica a redenção feminina contra Tião Bezerra. Apoiada pela mãe, Salete e pela irmã Flávia, ela denunciou o agressor à polícia e ele, em primeira instância, foi condenado a pagar cestas básicas, mas recorreu da decisão. Resta saber se ele será punido ou se ficará por isso mesmo, no melhor estilo Marco Aurélio dando uma banana para o Brasil em Vale tudo.

 

Até tu, brutus?

Mesmo o mocinho Thiago é violento
Mesmo o mocinho Thiago é violento

As agressões não são exclusivas dos vilões em A lei do amor. O mocinho e herói da trama Thiago (Humberto Carrão) descarrega a testosterona brigando na rua. Pelo menos até agora ele não bateu em mulher.

 

Quase sempre a desculpa dele é fugir do sentimento que tem por Marina/Isabela (Alice Wegmann), numa trama que já deu o que tinha que dar, mas não ata nem desata na novela. Na última terça (21/2) ele deu um soco no rapaz que a acompanhava num restaurante. Isso, ao lado da esposa, Letícia (Isabella Santoni).

 

Todas essas agressões e muitas outras, curiosamente, têm a mesma justificativa: são feitas em nome do… amor.